quarta-feira, 26 de julho de 2017

Uruguai: primeiro semestre do ano supera qualquer expectativa





Recorde dos últimos 30 anos no recebimento de visitantes estrangeiros faz que o faturamento no setor de turismo seja o equivalente a quase o dobro do valor da exportação de soja no país

Montevidéu – São Paulo – Julho de 2017 - O Ministério de Turismo do Uruguai divulgou recorde no recebimento de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2017. Mais de 2 milhões de visitantes passaram pelas mais diferentes fronteiras do país vizinho. Trata-se de um aumento anual de aproximadamente 25% e um recorde de recebimento jamais visto em 30 anos, desde que são realizados os controles estatísticos. “É uma cifra realmente extraordinária”, diz a Ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian.

Nos primeiros seis meses de 2017 chegaram ao Uruguai mais turistas que o mesmo período do ano anterior. Esses visitantes passaram mais dias e gastaram mais dinheiro, aproximadamente US$ 1.5 bilhão, 39,1% de aumento em comparação a cifra de US$ 1.035 bilhão durante o mesmo período de 2016. Para dimensionar o tamanho da importância desses recordes no turismo para o país, nos mesmos seis meses o faturamento do setor foi quase o dobro dos rendimentos adquiridos com a exportação da soja, US$ 765 milhões.

A Ministra do Turismo acredita que os motivos para esse crescimento surpreendente foram a inflação mais controlada e a estabilidade da moeda americana. “A isso soma-se os benefícios impositivos que o turista estrangeiro recebe ao ingressar ao país. No meu ponto de vista um fator essencial esse aumento”, completa Liliam Kechichian.

Entre janeiro e junho o gasto por turista foi de US$ 682,4 (aumento de 11,5% referente ao ano passado), alcançando a marca diária de US$ 105,8 (crescimento de 3,4% ano). O setor hoteleiro foi o que mais faturou representando 33,9% ou US$ 448,4 milhões, logo após alimentação com 27% (US$ 388, 8 milhões) e compras com 13,1% e alcance de US$ 189 milhões.

Na hora de escolher onde passar a noite a maioria dos visitantes opta por hotéis. No total 721.133 turistas buscaram por esse tipo de hospedagem (total de 34,1%) durante esse período de 2017. Seguido vem a casa de amigos ou familiares, com 484.615 visitantes (22,9%), e em terceiro lugar os imóveis alugados com 20,5% do total.

O período de permanência no país passou da média de 6 dias nos seis primeiros meses de 2016 para 6,5 no mesmo período em 2017. Em sua maioria, os destinos mais visitados foram Punta Del Este e Montevidéu, 22,7% e 22,8% respectivamente. O litoral termal foi o terceiro destino com maior procura concentrando 14,2% dos visitantes. E a região costeira do departamento de Rocha ficou em quarto lugar com 7,8% da preferência dos turistas.

Nacionalidades

Já é tradição o recorde da nacionalidade que mais visita o Uruguai estar com os argentinos, somente nos primeiros seis meses do ano estiveram no pais aproximadamente 1,5 milhão deles, aumento de 32,6% se comparado ao mesmo período de 2016. Essa alta pode ser explicada pelo fortalecimento do peso argentino frente ao valor da moeda uruguaia. Sete de cada 10 turistas estrangeiros vem de lá. O Brasil segue como segundo no ranking com 240.939 visitantes. E o terceiro lugar é do próprio Uruguai com os cidadãos que moram no exterior, durante o primeiro semestre foram 147.426 visitantes que voltaram ao país (6,9% do total).

Mas quando apontado pelas estatísticas quais as nacionalidades que mais gastaram, o primeiro lugar fica com o Paraguai, onde o gasto médio diário por cidadão foi de US$ 138,6, em segundo estão os chilenos, com US$ 123,7% e em terceiro o Brasil, com a média de US$ 120,7 gastos diariamente por pessoa no Uruguai.

Ainda que não existam dados oficiais referente ao registro e desempenho do turismo durante as férias uruguaias de inverno, a Ministra do Turismo, Kechichiam diz que não tem uma visão negativa, ainda que o recesso das aulas publicas estejam mais curtos. “Os diretores de turismo departamentais nos informaram que Colônia Del Sacramento e Punta Del Este obtiveram taxa de ocupação de 80% ”, reforça a Ministra.

Julho ainda não acabou e as férias de inverno na Argentina começam um pouco mais tarde, a tendência é que milhares de argentinos aproveitem para visitar as lindas paisagens uruguaias. O país tem tudo para partir com alta no setor nesse segundo semestre que apenas se inicia.

lamour e ousadia por trás do imponente Fontainebleau Miami Beach





Icônico hotel em Miami guarda muitas histórias com artistas, cinema e projetos grandiosos que elevam seu nível a um patamar inigualável

No ano de 1954, a bela e cinematográfica cidade de Miami, situada no sul da Flórida, Estados Unidos, ganhou um hotel que, desde aquela época, é destaque absoluto por sua grandiosidade inquestionável.

Além de uma majestosa proposta estética – o edifício em forma de arco de frente para o mar foi adicionado à lista de Melhores Arquiteturas Americanas do Instituto Americano de Arquitetos em 2007 e listado no Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA em 2008 -, a preocupação com o luxo e bem-estar de seus hóspedes e as propostas ousadas para elevar a gastronomia ao patamar cinco estrelas são algumas das principais características do Fontainebleau Miami Beach.

História e Estrelas

Desde sempre, tudo o que cerca o empreendimento envolve grandes números e proporções. No momento da compra da mansão para a instalação de um inovador hotel, em 1952, o investimento inicial girava em torno dos US$ 2 milhões. Quando ficou pronto, dois anos depois, já ganhou o título de maior e mais luxuoso hotel de Miami.

Tamanha imponência chamou a atenção de todos e guardas armados precisaram garantir a contenção de curiosos e a segurança de seus hóspedes, levando em conta que alguns dos artistas mais famosos da época passaram pelo Fontainebleau, como é o caso do “Rei do Rock”, Elvis Presley, da musa Marylin Monroe, do astro Frank Sinatra, da comediante Lucille Ball e de Judy Garland, uma das principais cantoras da “Era de Ouro” dos filmes musicais de Hollywood. Até hoje, o hotel recebe hóspedes de renome mundial, como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, e continua sendo palco – não apenas estada - dos artistas contemporâneos mais famosos, como Justin Bieber, que corou a última festa de Reveillón do Fontainebleau, Katy Perry e Lady Gaga, entre outros.

Além disso, o majestoso hotel foi também escolhido como cenário de alguns filmes que foram sucesso de bilheteria, dentre os quais se destacam Goldfinger (1964), da série 007 sobre James Bond, o agente secreto mais famoso do mundo; Scarface (1983), que traz os talentosíssimos Al Pacino e Michelle Pfeifer no contexto do mundo do tráfico de drogas de Miami; O Guarda-Costas (1992), que mostra o romance de uma cantora famosa – Whitney Houston - com seu segurança particular – Kevin Costner - e O Mensageiro Trapalhão (1960), com Jerry Lewis, que apresenta a rotina de um funcionário do próprio hotel. A tradição como set de filmagem acompanha a história do Fontainebleau até hoje – a comédia Chef (2014), estrelada por grandes nomes do cinema atual, como Sofia Vergara, Robert Downey Jr, Scarlett Johansson e Dustin Hoffman, é um exemplo da nova safra cinematográfica que continua escolhendo o hotel como cenário.  

Após anos de holofotes e sucesso, em 2005 o Fontainebleau fechou as portas para reformas e renovações que custaram nada menos do que US$ 1 bilhão. Sua reabertura, cerca de dois anos depois, também foi majestosa e contou com desfile de angels da marca Victoria’s Secret e shows de Mariah Carrey, Usher e Robin Thicke.


Na gastronomia

As curiosidades que rondam o Fontainebleau Miami Beach também estão ligadas a sua impecável estrutura gastronômica, responsável por atrair foodies que visitam a cidade. Além de contar com uma estrutura completa de restaurantes e bares e oferecer experiências gastronômicas imperdíveis, o hotel ainda tem boas histórias para contar sobre o assunto.

Para garantir a qualidade dos frutos do mar servidos no hotel, por exemplo – um dos grandes carros-chefes dos restaurantes do Fontainebleau -, houve um novo investimento, de cerca de US$ 100 mil, em um projeto ousado de grandes proporções, o Water World. Trata-se de um sistema completo de tanques de água salgada para a conserva dos pescados trazidos diariamente para o hotel por uma equipe especializada que zarpa no BleauFish - um barco comercial de 44 pés – em busca do máximo frescor dos produtos. O Water World é uma operação inédita em hotéis de grande escala e tem como objetivo principal acompanhar de perto e com muita rigidez a conservação dos produtos e, desta forma, manter e garantir sempre o altíssimo padrão de qualidade de todos os pescados servidos no hotel.

Ainda, o Fontainebleau Miami Beach oferece para seus visitantes o mergulho real num mundo que nem o famoso personagem Willy Wonka poderia imaginar. Oculta debaixo do café do lobby, uma fábrica própria de chocolate é responsável por tudo o que leva o produto oferecido dentro do hotel, onde talentosos padeiros, confeiteiros e chocolatiers preparam uma infinidade de doces, sorvetes, chocolates quentes, tortas e chocolates puros de altíssima qualidade. 

Mais informações podem ser obtidas em www.fontainebleau.com ou com os principais operadores e agências de turismo.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Turismo religioso agita Arraial D'Ajuda em agosto

 

Cidade baiana que abriga o primeiro Santuário do Brasil se prepara para receber centenas de romeiros no próximo mês

 

No mês de agosto, a charmosa cidade de Arraial D'Ajuda, no litoral sul da Bahia, recebe milhares de pessoas vindas de todo o Brasil para um momento de tradição secular e fé: a festa em homenagem à Nossa Senhora d'Ajuda, padroeira de Arraial, celebrada no dia 15. Para quem busca conforto e privacidade depois dos dias voltados às atividades religiosas da cidade, o Maitei Hotel se coloca como um opção de hospedagem sofisticada, com atendimento personalizado e experiências exclusivas. Localizado a apenas cem metros da bela praia de Mucugê e próximo ao agradável centrinho da cidade, o hotel tem sua excelência atestada pelos selos de luxo Condé Nast Johansens, Circuito Elegante, Exclusive Collection Hotels e Sul Hotels.

 

Por abrigar o primeiro – e, portanto, mais antigo – santuário católico do Brasil, o turismo religioso tem bastante importância em Arraial D'Ajuda e é fortemente fomentado neste período. Erguido no ano de 1772, o Santuário de Arraial é o ponto de parada de romeiros durante todo o ano, mas é nesta época que cerca de 15 mil pessoas chegam à Arraial para homenagear a Santa padroeira da cidade. Pessoas de todas as idades entre turistas e peregrinos visitam a igreja e sua fonte de água pura – considerada milagrosa – para participar das atividades religiosas como a reza do terço, missas e cantorias. 

 

Variedade é a marca da vida noturna de Park City

 

 

Variedade é a marca da vida noturna de Park City 

A cidade da América do Norte garante diversão em qualquer época do ano

 

Após uma tarde se aventurando em trilhas, praticando rafting ou fazendo um passeio de balão em Park City, cidade localizada nos Estados Unidos, os visitantes podem aproveitar o melhor da vida noturna do local com as diferentes opções de programas para curtir com a família ou com os amigos.

 

Os restaurantes localizados na famosa Main Street, rua mais movimentada da região, são uma ótima opção para quem não abre mão da boa gastronomia, e oferecem uma variedade de receitas para agradar a todos os tipos de paladares. A proximidade entre os locais é um grande diferencial, permitindo que os visitantes caminhem de um restaurante ao outro e escolham o cardápio que mais os agradam. 

 

Dentre as muitas opções estão o Adolph, para quem quer saborear uma deliciosa fondue, o Alberto's Mexican Restaurant, para amantes da culinária mexicana, e o APEX, que possui um terraço com vista para as montanhas e música ao vivo.

 

Após o jantar, os visitantes que buscam festejar durante a madrugada podem visitar um dos muitos bares ou clubes noturnos de Park City. Para apreciar sofisticados drinques o Butcher's Chop House & Bar e o Boneyard Saloon & Wine Dive são duas das muitas opções.

 

Destaque para o icônico pub No Name Saloon, localizado em um prédio histórico, erguido em 1905, na Main Street. Se por fora ele impressiona, na parte interna possui uma decoração moderna e eclética, com uma coleção de antiguidades do mundo todo. Outra opção etílica é o bar da destilaria High West, que serve pratos e uma vasta carta de drinques preparados com o whisky da marca. 

 

Quem busca um programa mais tranquilo, é possível terminar a noite assistindo a espetáculos de jazz contemporâneo. Durante o verão, a cidade conta com concertos gratuitos semanais com a Sinfonia de Utah ou performances no Eccles Center ou no Egyptian Theatre, além de festivais como o The Beethoven Festival, com shows ao longo do ano, e o Big Stars, Bright Nights Concert Series, com a presença e artistas ganhadores do Grammy.

 

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Maitei Hotel, em Arraial D'Ajuda, na Bahia, oferece passeio para avistamento de baleias Jubarte

 

De julho a outubro, é possível observar os mamíferos em migração na costa baiana

Já começou a temporada de observação de baleias na Bahia. Os mamíferos gigantes, da espécie Jubarte, saem da Antártica e percorrem a costa baiana entre os meses de julho e outubro em busca de águas quentes e tranquilas para a reprodução. Neste período, o sofisticado Maitei Hotel, localizado em Arraial D'Ajuda, no sul da Bahia, oferece aos hóspedes o passeio para avistamento das baleias, em parceria com os melhores operadores de turismo locais. As saídas ocorrem às terças, quintas e sábados, com a condição de que haja pelo menos 15 participantes confirmados e que não vente muito forte – embora a chuva não atrapalhe o passeio.

A atividade começa às 8h45, quando o grupo se reúne no píer da Balsa de Arraial D'Ajuda. Às 9h, os participantes recebem uma palestra a bordo da embarcação Caramuru, que possui dois motores, banheiro e parte coberta. Das 9h30 às 14h é o momento de avistar e observar os mamíferos. A embarcação é rápida e própria para esta atividade e conta com uma equipe de marinheiros habilitada e treinada para encontrar baleias na imensidão do mar, com a ajuda de um equipamento chamado hidrofone, além de uma bióloga marinha, que ministra a palestra, guia o passeio e coleta dados sobre as baleias avistadas.

Os pacotes custam R$ 150 por pessoa sem traslados ou R$ 200 com, para, no máximo, cinco pessoas. Crianças de 6 a 12 anos pagam R$ 75 e menores de cinco anos não pagam. Os valores incluem água, água de coco, refrigerante, biscoitos doces e salgados e frutas.

Vale notar que, caso não se consiga avistar as baleias, o cliente pode fazer o passeio outro dia ou receber reembolso de 50% do valor pago. Mais informações em http://www.maitei.com.br/experi-a-ncias/observa-ab-o-de-baleias.htm