segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Belo Horizonte completa 114 anos. Cidade garante crescimento econômico sem perder tradições

Brasília, DF (12/12/2011) - ‘Belô’, ‘beagá’, ‘cidade-jardim’. O carinho dos brasileiros por Belo Horizonte se manifesta nas formas simpáticas de se referir à cidade. Ao completar 114 anos de fundação, a capital de Minas Gerais alcança o posto de quarta cidade mais rica do Brasil, segundo dados o IBGE. Com este misto de contemporaneidade e tradição, segue se desenvolvendo, numa paisagem que se estende até onde os olhos conseguem enxergar.
 
Belo Horizonte já foi indicada pela ONU como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo. Pela revista América Economia, a capital mineira aparece no ranking de 2009 como uma das 10 melhores cidades para fazer negócios da América Latina e segunda no Brasil.
 
Este misto de sossego e metrópole atrai cada vez mais turistas à capital mundial do pão-de-queijo. Na região metropolitana de BH, o número de desembarques nacionais cresceu quase 30% em um ano, de 2,9 milhões em 2009 para 3,7 milhões de desembarques em 2010, nos aeroportos da Pampulha e Confins.
 
Entre os pontos turísticos imperdíveis a serem visitados em Belo Horizonte está o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, onde fica o Museu de Arte da Pampulha, primeiro projeto de Oscar Niemeyer, construído para ser um cassino. Também é recomendável visitar o Parque das Mangabeiras, maior área verde da cidade, com 2,3 milhões de metros quadrados, nas encostas da Serra do Curral, região onde nasceu Belo Horizonte.
 
A culinária é um atrativo a parte. É possível encontrar pratos típicos como leitão à pururuca, tutu de feijão, canjiquinha com costelinha de porco, vaca atolada, feijão tropeiro e galinha ao molho pardo. Entre as sobremesas tradicionais estão os doces de leite e de goiaba, acompanhados de queijo branco. A cidade é reconhecida também pela quantidade e qualidade de seus bares, com destaque para a região da Savassi, agitado ponto de encontro da noite belo-horizontina.
 
Para os turistas ligados em artesanato, a dica é buscar lojas e centros de compra especializados em artigos manufaturados em palha, cerâmica de Saramenha e Pedra Sabão.
 
ASCOM
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

domingo, 10 de julho de 2011

Ministério do Turismo lança nova edição do guia de bolso Viaje Legal

Da Agência Brasil


Brasília - Para ajudar o turista a não ter problemas durante a viajem, o Ministério do Turismo (MTur) lança a segunda edição do guia de bolso Viaje Legal. A cartilha, disponível na página da campanha na internet, traz dicas sobre como planejar e organizar a viagem; aproveitar melhor o destino escolhido e o que fazer em caso de imprevistos, como cancelamento de voos, overbooking [superlotação] em hotéis e violações do direito do consumidor.


Os temas abordados pelo guia foram baseados nas reclamações e denúncias que o ministério recebe e em informações de outros órgãos, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Infraero e Ministério da Saúde. Outra proposta do guia é deixar mais fácil de entender informações da legislação atual que possam ajudar o turista.



O guia traz recomendações sobre compra de pacotes de viagem, transporte de animais, quebra de contrato de serviços turísticos, ingresso de produtos de origem orgânica no Brasil e cuidados com a documentação exigida para embarque em ônibus e aeronaves. Também auxilia o viajante sobre como proceder diante de situações como extravio de bagagem, contaminação por alimentos e acidentes com animais peçonhentos.



Pela página da campanha Viaje Legal na internet, o viajante também pode acessar o Cadastur, sistema no qual é possível consultar empresas e profissionais do setor regularizados no Ministério do Turismo.



A primeira versão do guia, lançada em janeiro de 2011. Para o MTur, o ideal seria publicar os guias no período que antecede as férias escolares e fazer a distribuição em aeroportos, rodoviárias e centros de atendimento ao turista, mas não há previsão para isso.



Edição: Vinicius Doria

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A atividade turística em comunidades: o desenvolvimento do turismo de base comunitária

A atividade turística em comunidades: o desenvolvimento do turismo de base comunitária
O turismo de base comunitária é um modelo novo de turismo, que vem propondo diferentes ideias sobre o modo de viajar, voltado a troca de informação entre o visitante, o visitado e o local. Contrapõem-se ao turismo de massa, que a cada dia vem gerando mais problemas nos destinos e consequentemente aos moradores.

Análise dos processos de armazenagem de alimentos no Thermas e Resort Mabu em Foz do Iguaçu-PR

Análise dos processos de armazenagem de alimentos no Thermas e Resort Mabu em Foz do Iguaçu-PR
Os objetivos do presente estudo são: analisar a estrutura do Departamento de Alimentos e Bebidas (A&B) do Thermas e Resort Mabu de Foz do Iguaçu-Pr e descrever os seus processos de armazenagem de alimentos. Tal pesquisa é de cunho qualitativo e as técnicas abrangeram pesquisas de campo no referido hotel. Como resultados foi perceptível visualizar que o meio de hospedagem possui um planejamento coerente e adequado quanto aos seus procedimentos de manuseio e armazenagem dos alimentos.

Metodologia Aplicada ao Turismo no Meio Natural: estudos do livro de Roberto C. Boullón

Metodologia Aplicada ao Turismo no Meio Natural: estudos do livro de Roberto C. Boullón

Curitiba

Sou paranaense e orgulhosamente curitibana, nascida em plena primavera da década de 1990, século passado, certamente um dos meus filhos assim o dirá um dia - Mamãe, você nasceu no outro século!


Curitiba, nas palavras de Dalton Trevisan, um dos seus célebres moradores é ódio e paixão, pois bem, fico com a paixão. Minha, ou melhor, nossa querida Curitiba que tem o seu tempo muito democrático, as 4 estações do ano são possíveis por aqui em uma única manhã, se revelando assim uma aconchegante e acolhedora capital que está entre as melhores do Brasil para se viver, visto que é referência nacional de planejamento urbano e qualidade de vida. Possuidora de um exemplar sistema da transporte público Curitiba inclusive já foi inspiradora para outros países.


Convido os leitores a tomar um café na rua XV de novembro em uma belíssima manhã de inverno e desfrutar dos pequenos detalhes que fazem de Curitiba colecionadora de renomados títulos que inflam o ego dos curit ibanos. No cenário da rua XV vários registros históricos de manifestações, protestos, mobilizações, onde a cidade toma corpo, se une e clama em uma única voz.


Outro local muito visitado e apreciado é o famoso parque Barigui, que é um ponto de encontro de diferentes tribos, dos que andam, dos que correm, dos que pedalam ou dos que apenas sentam na grama e contemplam o céu e a natureza.


A beleza das praças, vastos parques, e de uma população preocupada com o meio ambiente, fazem desta metrópole a famosa capital ecológica, a capital dos que separam o lixo que não é lixo.


Deixo aqui o meu sentir que está distante de ser ufanista e cego. Enxergo os problemas da minha cidade, porém tenho a certeza que estamos muito a frente de farta parcela nacional, com avanços que estão visivelmente mais frequentes.



(Thaise Mattar Assad é Acadêmica de Direito)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Turismo sustentável para mostrar e vender

Flores, vinhos, licores, patchwork e pimentas artesanais estão entre os produtos da II Mostra
de Turismo Sustentável, realizada pelo MTur, em Foz do Iguaçu
 
Foz do Iguaçu, PR (17/06/2011) – O ministro do Turismo, Pedro Novais, acompanhou, na manhã desta sexta-feira (17), a preparação final dos estandes da II Mostra de Turismo Sustentável, em Foz do Iguaçu (PR). A exposição, financiada pelo Ministério do Turismo e realizada pelo Instituto Polo Internacional Iguassu, apresenta 18 iniciativas brasileiras de turismo sustentável e de base comunitária.
Acompanhado por Fernanda Fedrigo, presidente executiva do Instituto, o ministro conversou com expositores e conheceu produtos da culinária brasileira, como pimentas e doces em conserva, artesanatos e pinturas em cerâmica, produtos esculpidos em madeira e flores de cultivo orgânico. Segundo Novais, a mostra “visa fomentar negócios e ser uma vitrine para a inserção e manutenção desses produtos e serviços num mercado tão competitivo”. Os projetos em exposição mostram o melhor da cultura e do turismo de dez estados do Brasil.