quarta-feira, 26 de julho de 2017

A evolução hoteleira no Peru





·        Entre 2011 e 2015, mais de 4.800 novos estabelecimentos de hospedagem foram integrados à oferta turística do país, representando um incremento de 33%. No período de 2011 a 2016 foram construídos 43 hotéis, entre 5 e 3 estrelas, somando investimento de USD 600 milhões.

·        Para os próximos anos, a previsão é que 62 novos hotéis sejam construídos no Peru, o que vai significar um investimento de USD 1.141 milhões e um aumento de 8.279 quartos.




O crescimento da economia peruana vem trazendo desenvolvimento em todos os setores. Um deles, a infraestrutura de transportes, com a melhoria e/ou abertura de aeroportos, construção de estradas, além do aumento da oferta de empresas ferroviárias e companhias aéreas, tem permitido ao país receber cada vez mais turistas de todas as partes do mundo, atraídos por maravilhas como Machu Picchu, o rio Amazonas, o lago Titicaca, as linhas de Nasca, a gastronomia, entre outros.

Este interesse pelo destino se vê pelo aumento nas chegadas de turistas estrangeiros:

Crescimento do turismo no Peru
Ano 2014
Ano 2015
Ano 2016
3.2 milhões
3.5 milhões
3.7 milhões
Fonte: Mincetur.

Segundo dados do Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR), em 2016 o Peru estava conectado diretamente a 22 países, 42 cidades através de 25 linhas aéreas. O MINCETUR também informou que o tráfego de passageiros no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, subiu 46% entre 2011 e 2015. Nesse período, disse a agência estatal peruana, mais de 4.800 novos estabelecimentos de hospedagem foram integrados à oferta turística.

O quadro a seguir mostra o crescimento da capacidade hoteleira no Peru e o aumento da oferta para turistas que exigem hotéis de 5 e 4 estrelas:

Evolução da capacidade hoteleira

2011
2015
Incremento
Número de estabelecimentos de hospedagem
14.787
19.609
33%
Número de quartos
207.533
245.504
18%
Número de hotéis de 4 e 5 estrelas
115
157
36%
Número de hotéis de 3 estrelas
798
1.023
28%
Fonte: Mincetur.

De acordo com a Hotel & Tourism Advisor e a Sociedade de Hotéis do Peru (SHP), entre 2011 e 2016 foram construídos 43 hotéis, entre 5 e 3 estrelas, o que significou um investimento de USD 600 milhões.
As fontes acima mencionadas especificam que 13 hotéis foram construídos em Lima, com um investimento de USD 335 milhões; 12 hotéis foram construídos em Cusco; em Arequipa, 4; em Piura, 2; em Tumbes, 2; e em Ica, 2.

Na tabela abaixo pode ser verificado o tipo de hotel que o visitante prefere, o tempo de permanência, o motivo da visita e o país de residência:


Cusco
Lima
Ica
4 ou 5 estrelas
23%
27%
17%
3 estrelas
47%
30%
35%
Permanência
6 noites
3 noites
2 noites
Motivo da visita
90% férias
59% férias
85% férias
País de residencia
26% EUA
22% EUA
14% EUA
9% Chile
11% Chile
8% Espanha
Fonte: Perfil do visitante de Cusco, Lima e Ica, elaborado pela PROMPERÚ.

Na cidade de Lima estão dois bairros que concentram a maioria da oferta hoteleira entre 3 e 5 estrelas: Miraflores e San Isidro. Segundo um estudo do MINCETUR, em 2015 funcionavam 112 hotéis nas categorias mencionadas acima, dos quais 62 se localizam no bairro de Miraflores e 30 estão em San Isidro.

Entre 2017 e 2021 se estima a construção de 62 hotéis em Peru, o que vai significar um investimento de USD 1.141 milhões e um aumento de 8.279 quartos, de acordo com a Hotel & Tourism Advisor e a Sociedade de Hotéis do Peru (SHP). As mesmas instituições indicam que 35 hotéis serão inaugurados em Lima, com um investimento de USD 874 milhões, e 27 serão construídos em outras regiões, a partir de investimento de USD 265,9 milhões.

O investimento mais concentrado na cidade de Lima se explica porque a demanda está acima da oferta, uma vez que, de acordo com o MINCETUR, entre 2011 e 2015 a oferta hoteleira cresceu 17% na capital peruana, enquanto a entrada de visitantes em estabelecimentos de hospedagens aumentou 24% no mesmo período.

 

Uruguai: primeiro semestre do ano supera qualquer expectativa





Recorde dos últimos 30 anos no recebimento de visitantes estrangeiros faz que o faturamento no setor de turismo seja o equivalente a quase o dobro do valor da exportação de soja no país

Montevidéu – São Paulo – Julho de 2017 - O Ministério de Turismo do Uruguai divulgou recorde no recebimento de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2017. Mais de 2 milhões de visitantes passaram pelas mais diferentes fronteiras do país vizinho. Trata-se de um aumento anual de aproximadamente 25% e um recorde de recebimento jamais visto em 30 anos, desde que são realizados os controles estatísticos. “É uma cifra realmente extraordinária”, diz a Ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian.

Nos primeiros seis meses de 2017 chegaram ao Uruguai mais turistas que o mesmo período do ano anterior. Esses visitantes passaram mais dias e gastaram mais dinheiro, aproximadamente US$ 1.5 bilhão, 39,1% de aumento em comparação a cifra de US$ 1.035 bilhão durante o mesmo período de 2016. Para dimensionar o tamanho da importância desses recordes no turismo para o país, nos mesmos seis meses o faturamento do setor foi quase o dobro dos rendimentos adquiridos com a exportação da soja, US$ 765 milhões.

A Ministra do Turismo acredita que os motivos para esse crescimento surpreendente foram a inflação mais controlada e a estabilidade da moeda americana. “A isso soma-se os benefícios impositivos que o turista estrangeiro recebe ao ingressar ao país. No meu ponto de vista um fator essencial esse aumento”, completa Liliam Kechichian.

Entre janeiro e junho o gasto por turista foi de US$ 682,4 (aumento de 11,5% referente ao ano passado), alcançando a marca diária de US$ 105,8 (crescimento de 3,4% ano). O setor hoteleiro foi o que mais faturou representando 33,9% ou US$ 448,4 milhões, logo após alimentação com 27% (US$ 388, 8 milhões) e compras com 13,1% e alcance de US$ 189 milhões.

Na hora de escolher onde passar a noite a maioria dos visitantes opta por hotéis. No total 721.133 turistas buscaram por esse tipo de hospedagem (total de 34,1%) durante esse período de 2017. Seguido vem a casa de amigos ou familiares, com 484.615 visitantes (22,9%), e em terceiro lugar os imóveis alugados com 20,5% do total.

O período de permanência no país passou da média de 6 dias nos seis primeiros meses de 2016 para 6,5 no mesmo período em 2017. Em sua maioria, os destinos mais visitados foram Punta Del Este e Montevidéu, 22,7% e 22,8% respectivamente. O litoral termal foi o terceiro destino com maior procura concentrando 14,2% dos visitantes. E a região costeira do departamento de Rocha ficou em quarto lugar com 7,8% da preferência dos turistas.

Nacionalidades

Já é tradição o recorde da nacionalidade que mais visita o Uruguai estar com os argentinos, somente nos primeiros seis meses do ano estiveram no pais aproximadamente 1,5 milhão deles, aumento de 32,6% se comparado ao mesmo período de 2016. Essa alta pode ser explicada pelo fortalecimento do peso argentino frente ao valor da moeda uruguaia. Sete de cada 10 turistas estrangeiros vem de lá. O Brasil segue como segundo no ranking com 240.939 visitantes. E o terceiro lugar é do próprio Uruguai com os cidadãos que moram no exterior, durante o primeiro semestre foram 147.426 visitantes que voltaram ao país (6,9% do total).

Mas quando apontado pelas estatísticas quais as nacionalidades que mais gastaram, o primeiro lugar fica com o Paraguai, onde o gasto médio diário por cidadão foi de US$ 138,6, em segundo estão os chilenos, com US$ 123,7% e em terceiro o Brasil, com a média de US$ 120,7 gastos diariamente por pessoa no Uruguai.

Ainda que não existam dados oficiais referente ao registro e desempenho do turismo durante as férias uruguaias de inverno, a Ministra do Turismo, Kechichiam diz que não tem uma visão negativa, ainda que o recesso das aulas publicas estejam mais curtos. “Os diretores de turismo departamentais nos informaram que Colônia Del Sacramento e Punta Del Este obtiveram taxa de ocupação de 80% ”, reforça a Ministra.

Julho ainda não acabou e as férias de inverno na Argentina começam um pouco mais tarde, a tendência é que milhares de argentinos aproveitem para visitar as lindas paisagens uruguaias. O país tem tudo para partir com alta no setor nesse segundo semestre que apenas se inicia.

lamour e ousadia por trás do imponente Fontainebleau Miami Beach





Icônico hotel em Miami guarda muitas histórias com artistas, cinema e projetos grandiosos que elevam seu nível a um patamar inigualável

No ano de 1954, a bela e cinematográfica cidade de Miami, situada no sul da Flórida, Estados Unidos, ganhou um hotel que, desde aquela época, é destaque absoluto por sua grandiosidade inquestionável.

Além de uma majestosa proposta estética – o edifício em forma de arco de frente para o mar foi adicionado à lista de Melhores Arquiteturas Americanas do Instituto Americano de Arquitetos em 2007 e listado no Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA em 2008 -, a preocupação com o luxo e bem-estar de seus hóspedes e as propostas ousadas para elevar a gastronomia ao patamar cinco estrelas são algumas das principais características do Fontainebleau Miami Beach.

História e Estrelas

Desde sempre, tudo o que cerca o empreendimento envolve grandes números e proporções. No momento da compra da mansão para a instalação de um inovador hotel, em 1952, o investimento inicial girava em torno dos US$ 2 milhões. Quando ficou pronto, dois anos depois, já ganhou o título de maior e mais luxuoso hotel de Miami.

Tamanha imponência chamou a atenção de todos e guardas armados precisaram garantir a contenção de curiosos e a segurança de seus hóspedes, levando em conta que alguns dos artistas mais famosos da época passaram pelo Fontainebleau, como é o caso do “Rei do Rock”, Elvis Presley, da musa Marylin Monroe, do astro Frank Sinatra, da comediante Lucille Ball e de Judy Garland, uma das principais cantoras da “Era de Ouro” dos filmes musicais de Hollywood. Até hoje, o hotel recebe hóspedes de renome mundial, como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, e continua sendo palco – não apenas estada - dos artistas contemporâneos mais famosos, como Justin Bieber, que corou a última festa de Reveillón do Fontainebleau, Katy Perry e Lady Gaga, entre outros.

Além disso, o majestoso hotel foi também escolhido como cenário de alguns filmes que foram sucesso de bilheteria, dentre os quais se destacam Goldfinger (1964), da série 007 sobre James Bond, o agente secreto mais famoso do mundo; Scarface (1983), que traz os talentosíssimos Al Pacino e Michelle Pfeifer no contexto do mundo do tráfico de drogas de Miami; O Guarda-Costas (1992), que mostra o romance de uma cantora famosa – Whitney Houston - com seu segurança particular – Kevin Costner - e O Mensageiro Trapalhão (1960), com Jerry Lewis, que apresenta a rotina de um funcionário do próprio hotel. A tradição como set de filmagem acompanha a história do Fontainebleau até hoje – a comédia Chef (2014), estrelada por grandes nomes do cinema atual, como Sofia Vergara, Robert Downey Jr, Scarlett Johansson e Dustin Hoffman, é um exemplo da nova safra cinematográfica que continua escolhendo o hotel como cenário.  

Após anos de holofotes e sucesso, em 2005 o Fontainebleau fechou as portas para reformas e renovações que custaram nada menos do que US$ 1 bilhão. Sua reabertura, cerca de dois anos depois, também foi majestosa e contou com desfile de angels da marca Victoria’s Secret e shows de Mariah Carrey, Usher e Robin Thicke.


Na gastronomia

As curiosidades que rondam o Fontainebleau Miami Beach também estão ligadas a sua impecável estrutura gastronômica, responsável por atrair foodies que visitam a cidade. Além de contar com uma estrutura completa de restaurantes e bares e oferecer experiências gastronômicas imperdíveis, o hotel ainda tem boas histórias para contar sobre o assunto.

Para garantir a qualidade dos frutos do mar servidos no hotel, por exemplo – um dos grandes carros-chefes dos restaurantes do Fontainebleau -, houve um novo investimento, de cerca de US$ 100 mil, em um projeto ousado de grandes proporções, o Water World. Trata-se de um sistema completo de tanques de água salgada para a conserva dos pescados trazidos diariamente para o hotel por uma equipe especializada que zarpa no BleauFish - um barco comercial de 44 pés – em busca do máximo frescor dos produtos. O Water World é uma operação inédita em hotéis de grande escala e tem como objetivo principal acompanhar de perto e com muita rigidez a conservação dos produtos e, desta forma, manter e garantir sempre o altíssimo padrão de qualidade de todos os pescados servidos no hotel.

Ainda, o Fontainebleau Miami Beach oferece para seus visitantes o mergulho real num mundo que nem o famoso personagem Willy Wonka poderia imaginar. Oculta debaixo do café do lobby, uma fábrica própria de chocolate é responsável por tudo o que leva o produto oferecido dentro do hotel, onde talentosos padeiros, confeiteiros e chocolatiers preparam uma infinidade de doces, sorvetes, chocolates quentes, tortas e chocolates puros de altíssima qualidade. 

Mais informações podem ser obtidas em www.fontainebleau.com ou com os principais operadores e agências de turismo.