terça-feira, 13 de abril de 2021

Uruguai convida Mato Grosso do Sul para uma viagem por sua gastronomia



 

O Chivito é tão famoso no Uruguai, que o sanduiche ganhou sua própria semana anualmente, a data pode variar. Quase todos os restaurantes do país adotam em seus cardápios uma receita própria. Histórias contam que o delicioso sanduiche uruguaio nasceu em Punta Del Leste, num antigo restaurante chamado “El Mejillón”, foi Antonio Carbonaro, proprietário do famoso local, quem inventou o primeiro chivito, em 31 de dezembro de 1944.

 

Um turista argentino adentrou ao restaurante numa noite pedindo carne de cabra ou bode (chivo). Apesar de não servirem esse tipo de carne, Carbonaro para não perder o cliente, preparou um sanduíche de pão torrado com manteiga, presunto e um bife fino, meio raro. Apelidou o prato de chivito (ou “cabrito”). Hoje em dia, é um dos pratos favoritos do Uruguai, e milhares de chivitos são vendidos todos os dias, com as mais variadas formas de preparo.

 



 

Socorro uma cidade a ser visitada

 


 

Visitar plantações de café e conhecer o processo de produção da cachaça artesanal estão entre os passeios possíveis 

 

Mesmo sendo conhecida como a “cidade da aventura”, uma das raízes da estância turística de Socorro, localizada na Serra da Mantiqueira, são as muitas atividades rurais oferecidas pelos seus estabelecimentos locais. O turista tem a oportunidade de viajar pela história da produção do café brasileiro ao visitar fazendas e plantações, acompanhar a fabricação de produtos campesinos e realizar típicas tarefas rurais, como ordenha de animais e colheita de frutas. 

 

O Empório do Cristo, localizado no Mirante do Cristo Redentor, é um dos locais onde é possível encontrar produtos fabricados nas propriedades rurais de Socorro, como geleias, compotas, cachaça, bolos, pães, licores e café. Essas deliciosas iguarias interioranas também estão à venda no Horto Municipal, onde são expostas todos os finais de semana pelo núcleo de turismo rural. Nele, os visitantes também têm a oportunidade de participar de atividades educativas relacionadas ao plantio de espécies nativas da região. 

 

Os restaurantes da cidade também são pontos de parada obrigatórios para quem deseja provar uma refeição com pratos típicos da culinária caipira. O Rancho Pompeia e o Sabores do Curupira, por exemplo, proporcionam uma imersão completa no mundo rural com os seus almoços agendados. O primeiro oferece também o tradicional café caipira, com pães caseiros, queijos frescos, bolos, frutas, geleias, além de passeios a cavalo para toda a família. Já o segundo oferece cafés da tarde e uma degustação de seus deliciosos e variados produtos.

 

Socorro ainda conta com marcas próprias de bebidas, como o Café 7 Senhoras, as cachaças do Alambique Pioneira e as cervejas artesanais da Quinta do Malte, sem contar a grande variedade de marcas de cerveja encontradas na cervejaria Ecobier. Os turistas mais curiosos podem conhecer os locais onde estes produtos são fabricados através dos roteiros do Roda Socorro, que garante o transporte pelos mais diversos atrativos turísticos da cidade. O roteiro “Santo Mé”, além do visual espetacular em meio às montanhas no Caminho Turístico do Rio do Peixe, permite uma visita a uma cachaçaria local, com degustação de até cinco sabores de cachaças e compotas. Já o “Pioneira” inclui uma visita ao local onde é realizado o processo de produção da cachaça artesanal, seguida de uma degustação de todos os produtos gratuitamente, e ao Empório Nova Vida, onde é possível adquirir os produtos orgânicos da cidade.

 

Para mais informações sobre o turismo rural na cidade de Socorro, acesse www.socorro.tur.br.