quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Abrolhos
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Conhecendo as cidades do Brasil no Natal - Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo
Dia 10/12 – Apresentação circense com perna de pau, malabares, contorcionista e palhaço
Dia 11/12 – Show de Marionetes “Gran Circo Universo dos Bonecos”
Dia 17/12 – Tapetes Contadores de História e Show de Marionetes Cidade Maravilhosa
Dia 18/12 – Show de Marionetes “Stellaluna”
Dia 24/12 – Teatro de Bonecos “Totó salva o Natal”
Dia 25/12 – Teatro de Bonecos “Uma História de Natal” / Teatro Musical “Presépio Encantado”
Data: de 5 a 22 de dezembro
Horário: a partir das 19h15
Chegada prevista: 23h15
Ponto de partida: Praça Charles Miller (próximo à estação de metrô Clínicas – Linha 2 Verde)
Preço: R$ 10,00
Venda: a partir de 30 de novembro, das 9h às 18h, nas Centrais de Informações Turísticas Olido (Avenida São João, 473 - tel. (11) 3331-7786)
NATAL DE CURITIBA ENCANTA MULTIDÕES
Natal de Neve- Foto de Kraw Penas |
Natal do Pal+ício Avenida - foto de Silvio Aurichio |
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Belo Horizonte completa 114 anos. Cidade garante crescimento econômico sem perder tradições
domingo, 10 de julho de 2011
Ministério do Turismo lança nova edição do guia de bolso Viaje Legal
Brasília - Para ajudar o turista a não ter problemas durante a viajem, o Ministério do Turismo (MTur) lança a segunda edição do guia de bolso Viaje Legal. A cartilha, disponível na página da campanha na internet, traz dicas sobre como planejar e organizar a viagem; aproveitar melhor o destino escolhido e o que fazer em caso de imprevistos, como cancelamento de voos, overbooking [superlotação] em hotéis e violações do direito do consumidor.
Os temas abordados pelo guia foram baseados nas reclamações e denúncias que o ministério recebe e em informações de outros órgãos, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Infraero e Ministério da Saúde. Outra proposta do guia é deixar mais fácil de entender informações da legislação atual que possam ajudar o turista.
O guia traz recomendações sobre compra de pacotes de viagem, transporte de animais, quebra de contrato de serviços turísticos, ingresso de produtos de origem orgânica no Brasil e cuidados com a documentação exigida para embarque em ônibus e aeronaves. Também auxilia o viajante sobre como proceder diante de situações como extravio de bagagem, contaminação por alimentos e acidentes com animais peçonhentos.
Pela página da campanha Viaje Legal na internet, o viajante também pode acessar o Cadastur, sistema no qual é possível consultar empresas e profissionais do setor regularizados no Ministério do Turismo.
A primeira versão do guia, lançada em janeiro de 2011. Para o MTur, o ideal seria publicar os guias no período que antecede as férias escolares e fazer a distribuição em aeroportos, rodoviárias e centros de atendimento ao turista, mas não há previsão para isso.
Edição: Vinicius Doria
quinta-feira, 7 de julho de 2011
A atividade turística em comunidades: o desenvolvimento do turismo de base comunitária
Análise dos processos de armazenagem de alimentos no Thermas e Resort Mabu em Foz do Iguaçu-PR
Curitiba
Sou paranaense e orgulhosamente curitibana, nascida em plena primavera da década de 1990, século passado, certamente um dos meus filhos assim o dirá um dia - Mamãe, você nasceu no outro século!
Curitiba, nas palavras de Dalton Trevisan, um dos seus célebres moradores é ódio e paixão, pois bem, fico com a paixão. Minha, ou melhor, nossa querida Curitiba que tem o seu tempo muito democrático, as 4 estações do ano são possíveis por aqui em uma única manhã, se revelando assim uma aconchegante e acolhedora capital que está entre as melhores do Brasil para se viver, visto que é referência nacional de planejamento urbano e qualidade de vida. Possuidora de um exemplar sistema da transporte público Curitiba inclusive já foi inspiradora para outros países.
Convido os leitores a tomar um café na rua XV de novembro em uma belíssima manhã de inverno e desfrutar dos pequenos detalhes que fazem de Curitiba colecionadora de renomados títulos que inflam o ego dos curit ibanos. No cenário da rua XV vários registros históricos de manifestações, protestos, mobilizações, onde a cidade toma corpo, se une e clama em uma única voz.
Outro local muito visitado e apreciado é o famoso parque Barigui, que é um ponto de encontro de diferentes tribos, dos que andam, dos que correm, dos que pedalam ou dos que apenas sentam na grama e contemplam o céu e a natureza.
A beleza das praças, vastos parques, e de uma população preocupada com o meio ambiente, fazem desta metrópole a famosa capital ecológica, a capital dos que separam o lixo que não é lixo.
Deixo aqui o meu sentir que está distante de ser ufanista e cego. Enxergo os problemas da minha cidade, porém tenho a certeza que estamos muito a frente de farta parcela nacional, com avanços que estão visivelmente mais frequentes.
(Thaise Mattar Assad é Acadêmica de Direito)sexta-feira, 17 de junho de 2011
Turismo sustentável para mostrar e vender
Turistas são recebidos com festa junina no Recife
Durante o São João do Recife, os turistas serão recebidos com quadrilha e arrasta-pé para irem entrando no clima junino já no desembarque de passageiros do TIP e do Aeroporto. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, dará as boas-vindas aos visitantes com um trio de sanfoneiros e uma quadrilha junina. Serão, no total, vinte dançarinos para mostrar que o São João do Recife pega fogo desde cedo.
No Terminal Integrado de Passageiros (TIP), o receptivo será nos dias 23 e 24 de junho, das 7h às 14h. Já no Aeroporto Internacional do Recife, o forró será no período de 20 a 24 de junho, das 15h às 22h.
"O São João realizado no Recife é um dos festejos mais autênticos do Brasil. Serão 22 dias de festa para mostrar aos turistas que o recifense valoriza a tradição", afirma André Campos, secretário de Turismo do Recife.
Postos de Informações Turísticas: Todos os boxes da Prefeitura do Recife entraram no clima do São João e estão decorados para as festividades juninas com balões, bandeirolas e estrelas. Os postos vão distribuir a programação do São João com todas as dicas de arraiais da cidade.
Novo box: Durante o São João, o Sítio Trindade vai contar com um Posto de Informações Turísticas provisório, no horário de segunda a sexta, das 18h às 22h e sábado e domingo, das 14h às 22h.
São João do Recife: A programação da festa, que tem o slogan "São João tradicional, a gente faz na Capital", terá, este ano, seis polos de animação. Além do Parque Dona Lindu, a festa contará com os já conhecidos polos do Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos. Seguindo a política de descentralização cultural, a Prefeitura do Recife ainda apoia 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs).
A programação valoriza o autêntico forró e o talento dos músicos regionais, o bailado das quadrilhas juninas, a religiosidade das procissões e o sabor marcante da culinária típica. A festa conta com 355 artistas, concursos de quadrilhas, Caravana do Forró com shows itinerantes na Forrovioca, cidade cenográfica, brincadeiras e adivinhações populares para o público infantil, Mostra de Culinária Afro, Desfile das Bandeiras e Procissão dos Santos Juninos.
Arraial do Turista – Além do polo do Parque Dona Lindu, a Zona Sul também conta com programação especial na Praça de Boa Viagem. No local, turistas e recifenses poderão vivenciar diversos ícones da tradição junina. Apresentações de coco, ciranda, forró pé-de-serra, embolada e banda de pífano irão animar o arraial. O público também poderá se divertir num karaokê com repertório de forró.
Caravana do Forró - A Forrovioca irá percorrer 12 pontos do Recife, animando os bairros com muito arrasta-pé. O forró itinerante levará shows de grandes nomes da música regional para vários polinhos comunitários.
quinta-feira, 17 de março de 2011
MSC Cruzeiros realiza 2ª edição do temático Humor no próximo final de semana
A bordo do MSC Opera, evento promete repetir diversão da última temporada
A MSC Cruzeiros, líder do segmento no Brasil e na América do Sul, apresenta um dos temáticos mais esperados da temporada 2010/2011: o Cruzeiro do Humor, que após o sucesso da primeira edição, volta para mostrar aos hóspedes que sorrir é o melhor remédio para os problemas do dia-a-dia!
A bordo do MSC Opera, os passageiros poderão curtir shows de stand up na piscina, com apresentações de mágicas, truques, presença de caricaturista e muitas piadas. A viagem será animada e divertida, com uma programação que agradará a todos os gostos, fazendo até o hóspede mais sério sorrir.
Pedro Manso (Fala Silva) e Márcio Fagundes (Manguaça), comediantes do Show do Tom (Rede Record), farão apresentações dos shows “No ar e fora do ar” e “Fala Silva e seus personagens” no teatro do navio, com quadros de imitações de personagens hilários e famosos. O humorista e palestrante motivacional Rossini Macedo, o Tonho dos Couros, fará o show “Só rindo” no mesmo local.
O Cruzeiro do Humor terá também a participação de Matheus Ceará, que foi o grande vencedor do quadro Quem Chega Lá, do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. O humorista fará duas apresentações: “Proibido não rir” e o “Aprovado pelo Risômetro”, também no teatro. Além dessas atrações, o temático contará com a presença de Paolo Demitri, o segundo melhor mágico brasileiro que também faz apresentações de ilusionismo. Com o show “Amazing!” os hóspedes terão garantido o suspense e o humor, além de muitas gargalhadas.
Segundo o coordenador do temático, Cassio Spina, a proposta deste cruzeiro é proporcionar momentos de descanso com muito bom humor aos hóspedes. “Esta é uma boa receita para garantir disposição e qualidade de vida”, afirma.
Paralelamente à programação do temático, o MSC Opera oferece sua própria equipe de animação, com diversas atividades, jogos e interatividade, tudo para garantir a satisfação e o encantamento dos hóspedes que preferem outro tipo de entretenimento, lazer e relaxamento. A embarcação disponibiliza também espaços como bares, restaurantes, SPA, teatro com espetáculos internacionais, vários lounges com música ao vivo, discoteca e muitos outros ambientes voltados ao descanso.
Confira a programação:
2º Cruzeiro temático do Humor
MSC Opera - 9 noites
Saída: 20/03/2011
Roteiro: Santos, Rio de Janeiro, Buenos Aires (Argentino), Punta Del Este (Uruguai), Ilhabela, e Santos.
Expedição fotográfica pelo Estreito de Magalhães e Terra do Fogo
Dia 20 (quarta-feira) - Punta Arenas
Dia 21 (quinta-feira) - Enseada Otway – Ilha Carlos III
Dia 22 (sexta) - Ilha Carlos III – Enseada Ballena
Dia 23 (sábado) - Enseada De Agostini
Dia 24 (domingo) - Ilha Carlos III
Dia 25 (segunda-feira) - Ilha Carlos III – Enseada Otway
Campanha oferece diária gratuita em hotéis de Foz do Iguaçu
A campanha deve bater o recorde na participação dos meios de hospedagem. Ela já conta a adesão de 43 estabelecimentos – mesmo número do ano passado. A marca deve ser batida esta semana porque hotéis da cidade garantiram que abraçarão a idéia nos próximos dias. Em 2008, a ação envolveu 16 hotéis; em 2009, foram 34.
A iniciativa é uma parceria do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Regional Oeste do Paraná, ICVB (Iguassu Convention & Visitors Bureau), Secretaria Municipal de Turismo e Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Itaipu Binacional.
O foco é levar a oferta “Fique 4 – Pague 3” ao consumidor final brasileiro e estrangeiro. Para isso, o marketing da edição deste ano está focado na internet, em especial nas redes sociais. As ações virais estão presentes em sites e mídias como Facebook, Twitter, Orkut e Flickr. Confira os endereços no fim deste texto.
União - O evento de lançamento da Temporada Boa em Foz mobilizou o trade turístico do Destino Iguaçu num café da manhã realizado no Hotel Golden Tulip Internacional Foz.
Além de dirigentes das entidades, hoteleiros, operadores e agentes de turismo revalidaram o apoio à proposta que busca aquecer o setor nos próximos três meses.
Segundo o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, a estratégia reforça a imagem positiva do destino. “A campanha, além de fomentar o turismo na baixa temporada, diminuindo a sazonalidade, contribui para projetar uma imagem positiva do Destino Iguaçu”.
Para o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, a rede hoteleira está fortalecendo a promoção a cada ano. “Já temos 43 hotéis envolvidos. O período para novas inscrições continua em aberto. É importante ressaltar que aumentando o número de diárias na cidade, aumenta os gastos dos turistas em outros setores da economia”, destacou.
O vice-presidente do ICVB, Ênio Eidt, lembrou a importância das empresas divulgarem a ação em seus próprios canais de comunicação, como sites, listas de e-mails, atendimentos online via chat e redes sociais. “Queremos que a média de ocupação ao longo do ano seja de 80%. O objetivo só será alcançado com o engajamento de todos”, resumiu.
Por fim, o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, disse que o sucesso da campanha é decorrente da gestão integrada entre o poder público e a iniciativa privada. “O destino precisa tornar o turismo o seu negócio mais importante, reconhecendo o segmento como sua vocação natural”, analisou.
“Temporada Boa em Foz” tem a adesão de hotéis de grande, médio e pequeno porte. Para conhecer os inscritos e o regulamento, acesse www.temporadaboaemfoz.com.br. A promoção é válida até 30 de junho, exceto em feriados prolongados, como Tiradentes e Corpus Christi, e está sujeita à oferta de vagas e às condições comerciais dos estabelecimentos.
Serviço:
Temporada Boa em Foz
Fique 4 e pague 3
www.temporadaboaemfoz.com.br
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Programa vai qualificar 1,3 mil hotéis e pousadas para 2014
|
| ||
| De olho nas oportunidades, Sebrae e entidade representativa dos meios de hospedagem lançam ações para capacitar pequenas empresas Regina Xeyla Brasília - O Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) lançam no dia 21 de fevereiro, em Brasília, o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem. O lançamento ocorre inicialmente nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Com aporte na ordem de R$ 3,3 milhões, o programa beneficiará 1,3 mil donos de pequenas pousadas e hotéis, com o objetivo de prepará-los para atender com excelência os turistas que visitarão o país. “Queremos que a qualificação seja um legado do Sebrae para os micro e pequenos empresários, para que sejam beneficiados antes, durante e depois da realização da Copa do Mundo de 2014. A qualificação pode gerar ainda mais negócios, pois o turista que vier ao Brasil e for bem atendido vai levar uma imagem positiva do nosso país para casa e voltar outras vezes”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. O programa já foi lançado em Cuiabá, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. Os próximos destinos confirmados são Curitiba (25/2), Manaus (3/3), Salvador (15/3) e Porto Alegre (24/3). O presidente da instituição alerta que as empresas precisam estar de olho na qualificação do atendimento e aos serviços prestados. Dados do Ministério do Turismo indicam que o número de visitantes estrangeiros no Brasil deve crescer progressivamente até 2014. Só no ano da Copa, o país espera receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do mundial. O número de brasileiros que devem viajar pelo país durante o evento esportivo deve chegar a três milhões. Diagnóstico - O Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem é resultado de convênio firmado entre Sebrae e ABIH em 2010. A parceria prevê diversas ações com a finalidade de preparar os pequenos meios de hospedagem para o evento esportivo de 2014. Estão previstas capacitações em 32 destinos, elaboração de material voltado à gestão básica e realização de um diagnóstico para identificar o nível de competitividade de 1,5 mil empresas. Nas capacitações, destinadas a gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras, serão abordados temas ligados à inovação da gestão, sustentabilidade, competitividade e marketing. Para incentivar aumento da competitividade também haverá novas estratégias de comercialização como uma central de negócios e incentivos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tendo como viés as vantagens da formalização. “Nosso objetivo é fornecer aos pequenos meios de hospedagem mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável. Queremos promover a utilização de ferramentas de gestão a partir de 32 oficinas que serão realizadas”, destaca o presidente ABIH, Enrico Fermi Torquato. Serviço: Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529 Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
|
|
|
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu
“Queremos convencer o agente de viagem para que ele ofereça aos turistas as opções de turismo sustentável. Porque se o agente não vende, o turismo [de base comunitária] não evolui; mas, se vende, pode gerar renda e beneficiar cada vez mais pessoas”, defendeu a diretora-executiva do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo. O Polo Iguassu é o responsável pela organização da mostra, que tem apoio da Itaipu.
Segundo Fernanda, um convênio com o Ministério do Turismo, assinado no final do ano passado, vai viabilizar a apresentação, dentro da mostra, de dez exemplos de turismo comunitário na região, além de outros dez casos selecionados pelo governo em todo o Brasil. Também está previsto o lançamento de um concurso nacional, que irá premiar oito iniciativas de turismo comunitário.
Para abrigar todas as novidades, o espaço da mostra dentro do festival
triplicou: dos 200 metros quadrados em 2010, passará para 700 metros quadrados neste ano. “A gente plantou uma sementinha no ano passado e ela já cresceu”, destacou Fernanda, ressaltando o papel dos parceiros no projeto, entre eles, a própria Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – onde está instalada a sede da entidade.
Mais qualidade
Por enquanto, o Polo Iguassu está selecionando os exemplos regionais que serão apresentados na mostra. Fernanda comentou que a orientação do Ministério do Turismo é levar produtos já razoavelmente estruturados, que possam ser oferecidos de imediato para o mercado. Por isso, é possível que o número seja inferior aos dez previstos.
“Não tem problema se não conseguirmos os dez. Procuramos mais a qualidade que a quantidade. Se a gente tiver três ou quatro funcionando, ótimo. Será positivo até para fazer uma ‘inveja boa’ para o vizinho”, brincou. Fernanda salientou que a parceria com o Ministério do Turismo vai possibilitar que o projeto tenha sequência mesmo após o Festival de Turismo, inclusive com a apresentação de exemplos locais em outras feiras do País e até do exterior. “O principal é preparar as iniciativas locais para inseri-las no mercado. Esse é o nosso desafio”.
Serviço:
O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu e a 2ª Mostra de Turismo Sustentável ocorrem de 16 a 18 de junho, no Rafain Palace Hotel. Mais informações no site do Polo Iguassu (www.poloiguassu.org).
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Paraíso desconhecido
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Beach Park recebe prêmio Adrian Awards
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Conheça Las Lajas, igreja colombiana sobre um abismo
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
O verde e as águas do Espírito Santo
Brasília (07/01/11) – Já tem destino para a próxima viagem? A Rota do Verde e das Águas, no Espírito Santo, permite ao turista desfrutar a história da região, a gastronomia de fechar os olhos, o ambiente paradisíaco das praias e a badalação ao ritmo do forró. O roteiro compreende os municípios de Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.
Em Aracruz, distante 50 km da capital, Vitória, o turista pode vivenciar o dia a dia e o artesanato das tribos Tupiniquim e Guarani.
Já Linhares – Paraíso das Águas – encanta por abrigar 25 % das reservas de Mata Atlântica do estado e 64 lagoas, entre as quais se destaca a Lagoa Juparanã. Ela é conhecida por suas praias de águas transparentes e calmas, boa pedida para a prática de esportes náuticos e um entardecer de cartão-postal.
Próximo a Linhares, em Regência, o turista pode aprender mais sobre o Projeto Tamar, voltado para preservação de tartarugas-marinhas.
E que tal embarcar no passado da região pelo seu patrimônio histórico-cultural? Em São Mateus, ao norte do estado, o porto e os casarões dos séculos XVIII e XIX são as atrações. Se o objetivo é badalação, a ilha Guriri, ligada ao continente por ponte sobre o Rio Mariricu, é o destino ideal.
Já no extremo norte, em Conceição da Barra – capital capixaba do forró e ponto final do roteiro –, o cenário que impressiona são as dunas e praias do Parque Nacional de Itaúnas, reconhecido como Patrimônio da Humanidade.
94 motivos para viajar pelo Brasil
As atrações fazem parte do roteiro Rota do Verde e das Águas, estruturado pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional.
Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na revista Roteiros do Brasil 2010.
Para acessá-la, clique em:
www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/05revista_roteiros.html