segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Brasil tem primeira praia com certificação sócio-ambiental
Turismo 100% promove curso de auditor em Ouro Preto (MG)
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Quem disse que destino não se escolhe?
Quem disse que destino não se escolhe?
Portal do Turismo oferece mais interatividade e informação ao internauta
As belezas dos 65 destinos indutores e dos 87 roteiros do Programa de Regionalização do Turismo ganharam nova roupagem este mês. Já está na página principal do Portal do Turismo a aba de destinos brasileiros. A ferramenta foi remodelada e disponibiliza novos recursos para os internautas, como vídeos, fotos e mapas.
Com o canal Destinos, é possível viajar em um mapa interativo do Brasil, em que o usuário tem acesso aos destinos e roteiros apoiados pelo Ministério do Turismo (MTur) em cada estado do País. Se o visitante escolher, por exemplo, a Bahia e clicar no destino Maraú terá acesso às fotos da região incluídas no banco de imagens do MTur, os segmentos turísticos desenvolvidos no município e atrações turísticas imperdíveis.
Além disso, há informações importantes para qualquer viagem, como clima, mapas, acessos rodoviários, distâncias e telefones úteis. Ainda tomando Maraú como exemplo, o turista que visitar - ou que já conheça o município - pode inserir comentários, fotos e até um vídeo que mostre sua passagem no local.
De acordo com a coordenadora geral de Portais e Marketing Online do MTur, Francesca Tomaselli, a página está alinhada às campanhas de promoção do ministério. "Os textos são bastante leves. Queremos que as pessoas se encantem com os destinos brasileiros", afirma.
Segundo ela, a base de conteúdo da página foram os 65 destinos indutores e os 87 roteiros do Programa de Regionalização do Turismo, previstos no Plano Nacional do Turismo 2007-2010. Mas a intenção é que os internautas ajudem a construir o conteúdo do portal. "O objetivo é fazer a promoção do Brasil como destino turístico, mostrando a diversidade do País, sem excluir nenhuma região", explica.
O internauta Rodrigo Soares Rodrigues já visitou a página de Ilha Grande (RJ) e deixou seu comentário: "Não deixe de visitar a ilha grande e fazer um passeio em volta da ilha. Nunca imaginei visualizar imagens tão bonitas ao vivo e a cores. Praias lindas e perfeitas para um passeio com a namorada ou com a família. Dica: não deixe de fazer o passeio de lancha em volta de toda a ilha. Em um dia de sol é mais que perfeito!". Rodrigues também aproveitou a oportunidade e inseriu três fotos.
Nos próximos dias, a aba 'Destinos' também vai exibir informações sobre pacotes do Vai Brasil, informações sobre os hotéis e pousadas cadastrados no Portal de Hospedagem, além da previsão do tempo para os destinos do portal.
OS 65 DESTINOS
O Plano Nacional de Turismo 2007/2010 – uma Viagem de Inclusão, lançado pelo Ministério do Turismo tem como objetivos gerais desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando diversidades regionais, culturais e naturais; promover o turismo como um fator de inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda e pela inclusão da atividade na pauta de consumo de todos os brasileiros; e fomentar a competitividade do produto turístico brasileiro nos mercados nacional e internacional e atrair divisas para o País.
Este documento estipula como uma de suas metas a estruturação de 65 destinos turísticos e 87 roteiros com padrão de qualidade internacional para servirem de modelos indutores para o desenvolvimento turístico-regional.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Turismo forte no sul de Minas
A região das Águas, no sul de Minas Gerais, deve aproveitar as principais riquezas naturais, como as águas minerais com propriedades terapêuticas, as montanhas, que chegam a 3 mil metros de altitude, e a produção de café de alta qualidade para atrair mais turistas.
A proposta de criar e divulgar um novo posicionamento de mercado para o turismo na região das Águas faz parte do projeto criado pelo Sebrae-MG para reforçar a competitividade do setor. A intenção é transformar a região, conhecida pelo turismo termal, em destinos que oferecem atrativos relacionadas à natureza e bem-estar.
Para isso, desde o início do ano, analistas do Sebrae-MG e da consultoria espanhola Competitiveness realizaram estudos nas empresas da cadeia produtiva e em destinos turísticos de outras regiões que possuem semelhança com a região das Águas.
Os estudos apontaram que a região das Águas deve criar estratégias para se aproximar do mercado, desenvolver produtos e serviços inovadores, comunicar de forma conjunta, construir e modernizar hospedagens, melhorar a infraestrutura urbana e interurbana, capacitar e formar profissionais.
A secretária de Turismo, Érica Drumond, afirmou que não deve existir concorrência entre as cidades. "O mercado é imenso. Temos que trabalhar em rede. O turista vai optar pela região, por suas belezas e atividades, não pela cidade", afirma.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, "o turismo movimenta toda a economia, gerando desenvolvimento, emprego e renda para toda a região".
Para cada área de melhoria apontada no projeto (veja quadro) foi desenvolvido um cronograma de ações que serão executadas pelos empresários e acompanhadas por técnicos do Sebrae-MG e Secretaria de Estado de Turismo. A participação dos empresários nas ações é espontânea. Informações no site: www.competitividadedasaguas.com.br
Estratégias | Atividades |
Criação da identidade da região | Definição dos elementos que serão divulgados como diferencial da região |
Aproximação com o mercado | Oferecer produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes |
Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores | Criar atividades turísticas relacionadas à natureza. Dar mais opções de lazer ao cliente |
Criação e modernização de hospedagens | Apoiar a adequação das hospedagens (design, arquitetura e serviços a serem oferecidos) |
Comunicação | Construção do plano de comunicação conjunta |
Infraestrutura | Melhorar a infraestrutura da região em parceria com instituições públicas |
Capacitação | Capacitação em gestão para empresários e formação de mão de obra. |
Assessoria de Imprensa Sebrae-MG: (31) 3379-9278/9276
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
rio 2016
TURISMO SERÁ UM DOS GRANDES BENEFICIADOS COM OLIMPÍADAS NO RIO DE JANEIRO
Pela primeira vez o COI elege uma cidade da América do Sul para sediar os Jogos Olímpicos. Com cenário exuberante, a Cidade Maravilhosa fará da edição 2016 um evento sensacional e significará um salto para a imagem do país como destino turístico
A cidade do Rio de Janeiro foi eleita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), nessa sexta-feira (02), para sediar os 31º Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016. A previsão é que o aumento no número de turistas estrangeiros no Brasil em 2016 seja de 10% a 15% superior ao que será registrado no ano anterior (2015).
Para se ter uma ideia do montante que isso pode representar em divisas no futuro, basta lembrar que dados atuais do Banco Central revelaram um ingresso recorde de dólares no Brasil no ano de 2008. Os turistas estrangeiros gastaram no país US$ 5,785 bilhões, 133% a mais do que 2003. Mesmo nos anos anteriores, os investimentos e obras gerados com as Olimpíadas devem impulsionar o setor, especialmente com turistas de negócios.
Concorrendo com Madrid, Chicago e Tóquio, o Rio de Janeiro já sinalizava que poderia ganhar o pleito quando, no último relatório de avaliação das quatro cidades concorrentes divulgado pelo COI, seu dossiê foi qualificado como "de muito alta qualidade".
O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, que integrou a delegação brasileira em Copenhague, avaliou os ganhos do país com o evento em 2016. "Parabenizo a todas as pessoas e entidades envolvidas nesse projeto vitorioso. É um dia de muita comemoração para todos nós, brasileiros, que pela primeira vez organizaremos um dos mais importantes eventos de todo o planeta. As Olimpíadas vão proporcionar uma exposição e promoção não só da cidade, mas de todo o Brasil no exterior. Será um ganho incalculável para nosso turismo e a nossa economia no longo prazo", disse Barretto.
Primeira cidade a sediar uma Olimpíada na América do Sul e famosa por possuir algumas das paisagens naturais mais belas do mundo, a Cidade Maravilhosa, como é chamada pelos brasileiros, fará dessa edição dos jogos um evento sensacional. Não apenas por possuir todos os requisitos para sediar um evento de grande porte e importância como uma Olimpíada, mas por oferecer aos atletas a oportunidade de realizar suas provas olímpicas em um cenário exuberante, e atrair turistas que, igualmente, poderão desfrutar da beleza e dos segmentos turísticos do Rio de Janeiro e também de outras cidades do Brasil.
"A realização dos Jogos Olímpicos, antecedidos por uma Copa do Mundo de Futebol, além de um enorme legado de infraestrutura que tem impacto direto no turismo, significará pelo menos quatro anos de uma mega campanha publicitária, que transformará a imagem do país. É uma grande oportunidade de promoção e vamos mostrar o mundo que, além de belas praias, diversidade cultural e natural, temos também infraestrutura para nos consolidarmos como um dos grandes destinos de eventos internacionais do mundo", avalia Jeanine Pires, presidente da Embratur.
A decisão do COI levou em consideração parâmetros como desenvolvimento econômico, infraestrutura, segurança e alojamento, além da beleza do local e a alegria do povo carioca, que apoiou a candidatura do Rio em 85%. Além de vitória para o esporte e para a economia do Rio de Janeiro e do Brasil, sediar uma Olimpíada será, para o turismo brasileiro, uma grande oportunidade para mostrar o forte potencial turístico que possui. Recente pesquisa da empresa ORC Worldwide constatou que a combinação entre custo, efetividade, paixão, hospitalidade, paisagens e clima torna o Rio de Janeiro o local ideal para os turistas que acompanharem os Jogos Olímpicos.
Outros estudos revelam que o Rio de Janeiro é uma cidade que merece sediar eventos como esse e, porque não, ser conhecida por todos. Eleita cidade mais feliz do mundo, segundo pesquisa feita com 10 mil pessoas em 20 países pela revista econômica Forbes, o Rio de Janeiro também recebeu o título de cidade mais cordial do mundo, proferido pelas universidades de Michigan e da Califórnia. Além disso, teve um dos seus principais monumentos, o Cristo Redentor, eleito como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, o destino turístico brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros a lazer é o Rio de Janeiro (30,2%). No segmento de negócios, eventos e convenções, o Rio aparece como segundo destino mais visitado, com 24,7%.
Dados do turismo brasileiro
· O Brasil ocupa o 7º lugar como destino de eventos internacionais no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), a maior entidade internacional do segmento de meetings do mundo.
· O Fórum Econômico Mundial, na terceira edição do Relatório de Competitividade em Viagens & Turismo, divulgada este ano, classifica o Brasil em 45º lugar, dos 133 países analisados. É o primeiro da América do Sul. No item recursos naturais, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking.
· Estudo divulgado também em 2009 pelo World Travel and Tourism Council (WTTC) afirma que o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking da economia do turismo, entre os 181 países pesquisados, e em primeiro lugar entre os países latino-americanos.
Perfil do turista estrangeiro que vai ao Rio de Janeiro
· Dos turistas estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro, 22,5% são dos Estados Unidos; 8,1% são da França; 6,9% da Argentina; 5,8% são da Inglaterra e 4,9% são do Chile.
· A principal motivação do turista estrangeiro que elege a Cidade Maravilhosa para viajar é o lazer (53,1%). A segunda fica por conta de negócios, eventos e convenções (28,5%).
· O segmento de lazer mais procurado pelo turista estrangeiro que escolhe o Rio de Janeiro é Sol & Praia (44,6%), seguido de Cultura (22,1%), Ecoturismo (20,6%) e Esportes (6,0%). A permanência média do turista estrangeiro no Rio de Janeiro é de 15,5 dias e o gasto médio é de US$ 90,1 por dia.
Assessoria de Comunicação
Rio 2016
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Turismo para todos
Brasília (22/09) – Tirolesa, mergulho e surfe são atividades que podem ser praticadas por qualquer pessoa, desde que sejam observados os devidos cuidados e procedimentos de segurança. É o que mostra Edison Passafaro, cadeirante desde 1980 e coordenador do Comitê de Acessibilidade da Brazilian Adventure Society. Mergulhador há vinte anos, ele pratica vários esportes.
"Minha primeira grande aventura aconteceu em 1991, quando participei de uma expedição de mergulho com o oceanógrafo Jacques Cousteau. Também já voei de balão, fiz rafting no Nepal, saltei de pára-quedas e passei por várias outras aventuras. No Brasil, já estive em Bonito, onde fiz rapel e mergulho".
Na semana do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o coordenador lembra aos empresários do turismo que acessibilidade hoje é garantida por lei Federal. "Não é apenas uma questão de boa vontade. Pela legislação atual, para ter alvará de funcionamento um estabelecimento precisa ser um ambiente acessível". Passafaro se refere à Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Edson diz, ainda, que os empresários brasileiros podem transformar a obrigação jurídica num grande nicho de mercado. Segundo o Censo 2000, do IBGE, existem no Brasil 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, o que representa 14,5% da população brasileira.
Para o coordenador, "o empresário inteligente é aquele que entende que não terá custos para adaptar o local, mas, na verdade, irá investir para absorver um mercado com milhares de pessoas que podem consumir e praticar atividades de turismo de aventura, de lazer ou de ecoturismo.
A Estância Hidromineral de Socorro,
De
Para a Coordenadora Geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, a cidade paulista deve servir de exemplo para o País. "Socorro não é apenas um destino preparado para receber pessoas com deficiência. As adaptações realizadas no município, por seus gestores públicos e empresários, torna a cidade um destino acessível para pessoas de todas as idades e necessidades, quer sejam idosos ou crianças", afirma.
O Ministério do Turismo, por meio da Coordenação Geral de Segmentação, desenvolveu em 2006 um Manual de Orientações sobre turismo e acessibilidade. Esse documento reúne as principais leis, decretos, portarias e normas técnicas relacionados ao tema. Acesse aqui as publicações do MTur.