terça-feira, 29 de abril de 2025

Medellín conquista corações no Brasil: cultura, sabor e transformação na vitrine internacional da WTM Latam

  

Cidade de Medellín / Créditos Secretaría de Turismo y Entretenimiento de Medellín


Para fotos clique aqui
Por Secretaría de Turismo & Entretenimiento del Distrito de Medellín

Tem lugares que, mesmo sem falar o mesmo idioma, se entendem com o coração. Medellín e o Brasil compartilham essa magia. A simpatia do seu povo, o amor pela música, o sabor de sua gastronomia e a energia contagiante de sua cultura fazem com que brasileiros e paisas (como são conhecidos os habitantes desta região) se conectem instantaneamente. Medellín é uma cidade que canta, que dança, que recebe de braços abertos e que celebra a vida em cada esquina. É um destino ideal para os brasileiros que buscam experiências autênticas, hospitalidade genuína e uma mistura irresistível de modernidade e tradição. Seja caminhando pelas ruas cheias de arte urbana, saboreando uma bandeja paisa (prato típico) ao ritmo de salsa ou dançando reggaeton em uma varanda com vista para as montanhas, em Medellín os brasileiros se sentem em casa.
 

E por isso, do dia 14 ao 16 de abril, Medellín brilhou na feira WTM Latam, uma das feiras de turismo de férias mais importantes do mundo, que aconteceu no Expo Center Norte de São Paulo, Brasil. No estande da Colômbia, organizado pela organização ProColombia, a cidade se apresentou ao mercado brasileiro como um destino diverso e cheio de experiências autênticas que encantam a todos os estilos de viajantes.
 

Medellín teve destaque na feira mostrando a ampla oferta turística da cidade e fazendo conexões estratégicas para seguir se posicionando como um dos destinos urbanos mais atrativos do continente. Além disso, a presença do florista Juan Camilo Atehortúa, que preparou um arranjo representando a identidade da cidade e um do país, foi um verdadeiro embaixador cultural que se conectou com a emoção e o colorido que caracterizam Medellín.
 

Conexão aérea: cada vez mais perto do Brasil

Medellín está cada vez mais conectada com o mundo, e especialmente com o Brasil. Graças às rotas aéreas diretas que conectam o Aeroporto Internacional José María Córdova com cidades como São Paulo, os viajantes brasileiros podem chegar na capital antioquena de maneira rápida e confortável. Além disso, a partir de Medellín é muito fácil se conectar com outros destinos colombianos como Bogotá, Cartagena, Cali e Barranquilla, todos com voos diretos ao Brasil.
 

Essa conexão faz de Medellín uma porta de entrada estratégica no país e um ponto ideal para combinar experiências urbanas, culturais e de natureza em uma mesma viagem. São cada vez mais companhias aéreas que apostam em Medellín como destino chave na América Latina, o que facilita aos viajantes brasileiros se animarem a descobrir esta cidade onde tudo floresce.
 

Uma cidade que floresce a partir da cultura e da transformação

Medellín é hoje uma referência internacional de transformação social e urbana. Áreas como a Comuna 13, que antes eram conhecidas por sua história de violência, hoje são exemplos de resiliência, expressão artística e empoderamento comunitário. Passeios guiados pela região permitem aos visitantes brasileiros viverem uma experiência emocionante através de murais, dança urbana, música e gastronomia local.
 

Manrique Constelaciones/ Créditos Secretaría de Turismo y Entretenimiento de Medellín


Da mesma forma, o mural de Constelaciones, na Comuna 3 (Manrique), mostra outra face da arte urbana com sentido social, onde o talento local interveio nas ruas para contar histórias locais, de cultura e esperança. Essas rotas não apenas atraem os viajantes interessados na cultura urbana, mas também aqueles que buscam experiências genuínas, sustentáveis e transformadoras.
 
 

Grafitour Comuna 13/ Créditos Secretaría de Turismo y Entretenimiento de Medellín



Em Medellín, cada canto tem algo para contar. As escadas rolantes ao ar livre na Comuna 13, por exemplo, são um símbolo de acessibilidade e inclusão, que hoje permite a milhares de visitantes explorarem a região com praticidade. A arte urbana se mistura com histórias de vida contadas por seus próprios habitantes, o que torna cada passeio uma experiência que transforma tanto o visitante como a comunidade.
 

Transformação: uma história de resiliência

O renascimento de Medellín não apenas se vê em seus murais ou em sua infraestrutura moderna, mas também na forma como redefiniu sua identidade. Depois de ter sido reconhecida internacionalmente por um passado marcado pelo conflito, a cidade evoluiu para se tornar um exemplo de inovação social. Programas de inclusão, desenvolvimento comunitário, transporte sustentável e espaços públicos que convidam à convivência, fizeram de Medellín uma cidade emocionante, humana e acolhedora. Esta transformação foi reconhecida mundialmente por órgãos como o BID, a ONU e o World Economic Forum.
 

Cidade de Medellín/ Créditos Secretaría de Turismo y Entretenimiento de Medellín


Este processo também teve reflexos no crescimento turístico: Medellín passou de cidade pouco visitada para uma joia do turismo latinoamericano, se posicionando em rankings internacionais e sendo reconhecida como uma das cidades mais inovadoras do mundo. A transformação é real, se sente em cada rua, em seus cidadãos e nas experiências que vivem aqueles que a visitam.
 

Moda e compras: design com identidade

Medellín também é moda. Com uma poderosa indústria têxtil e um talento criativo emergente, a cidade se consolidou como capital do design na América Latina. Eventos como “Colombiamoda” e “Colombia Tex” não apenas posicionam a cidade no cenário internacional, como também impulsionam centenas de marcas locais que hoje oferecem produtos de alta qualidade, sustentáveis e com forte identidade cultural.
 

Os centros comerciais oferecem experiências modernas, enquanto bairros como Laureles, Manila e Provença surpreendem com lojas independentes de moda, design, acessórios, arte e decoração. Medellín é o destino ideal para quem busca itens autênticos, feitos com paixão e marca local.
 

Além disso, a cidade promoveu uma nova visão da moda consciente: o slow fashion, o design sustentável e a produção artesanal, têm cada vez mais protagonismo nas feiras, lojas de bairro e plataformas digitais. Muitos designers emergentes foram reconhecidos internacionalmente por sua criatividade e compromisso social.
 

Diversidade que se sente e vive

A diversidade em Medellín não é apenas um discurso, é uma realidade palpável. Em suas ruas convivem comunidades LGBTIQ+, afrodescendentes, indígenas, estudantes internacionais, artistas e empreendedores. Esta pluralidade fez de Medellín uma cidade aberta, respeitosa e rica em expressões culturais.
 

Plaza Botero / Créditos Secretaría de Turismo y Entretenimiento de Medellín


A oferta de eventos inclusivos, as rotas culturais, as atividades comunitárias e os programas de participação cidadã reafirmam o espírito integrador da cidade. Medellín é um destino onde todos são bem-vindos e onde cada visitante pode encontrar um espaço que conecte seus interesses, sua identidade e seus sonhos.
 

Esta diversidade também se expressa na gastronomia, na música e na arte, criando uma mistura de culturas que dá a Medellín uma personalidade única. Bairros como El Poblado, Laureles e Belén são espaços onde se pode sentir essa mistura multicultural em sua máxima expressão.
 

Um cenário mundial para grandes eventos 

A capacidade de Medellín de organizar eventos de porte mundial é um de seus grandes pontos fortes. Graças à sua infraestrutura moderna, à localização estratégica e à simpatia de seu povo, a cidade se estabeleceu como um dos principais destinos para reuniões, congressos, convenções e eventos culturais.
 

Eventos como o “Colombia Moda” e o “Colombia Tex”, que destacam o melhor da moda latinoamericana, o “Festival Gabo”, dedicado ao jornalismo de qualidade, e o “Foro Mundial de Datos” são provas do posicionamento de Medellín como uma cidade de projeção global. Além disso, eventos musicais como “Ritvales”, “Altavoz” e shows de artistas internacionais fortalecem o perfil de Medellín como um destino de entretenimento.
 

Medellín ainda tem um sólido ecossistema empresarial e institucional que permite que o setor privado, o governo e a academia trabalhem juntos, garantindo qualidade, segurança e logística para eventos de grande escala.
 

Vida noturna: ritmo e alegria até o amanhecer
 

Festival Altavoz 2024/ Créditos Secretaría de Turismo y Entretenimiento de Medellín


Se há uma coisa que Medellín tem, é vida. À noite, a cidade se transforma em um epicentro de alegria, música e sabor. Bairros como Provenza, Manila e El Poblado são conhecidos por sua animada vida noturna, com bares, discotecas e rooftops onde se ouve o melhor do reggaeton, salsa, música eletrônica e pop latino. Esses locais reúnem moradores locais e turistas em um ambiente moderno, seguro e cheio de energia.
 

Mas também há lugares para quem quer uma diversão mais calma: bares com música ao vivo, cafés culturais, salas de tango em Manrique ou áreas boêmias como a 70 e a avenida Jardín em Laureles. Medellín tem uma vida noturna para todos os gostos, onde o mais importante é a conexão com a alegria e a hospitalidade de seu povo.
 

Além disso, a cidade tem uma infraestrutura segura de transporte noturno, serviços de transporte coletivo e uma agenda ativa de eventos culturais que continuam até tarde da noite. Medellín não dorme, ela vibra com cada nota, com cada passo de dança, com cada história compartilhada em uma mesa de bar.
 

Sabores que contam histórias: a diversidade gastronômica de Medellín

Medellín não é apreciada apenas com os olhos, mas também com o paladar. Sua gastronomia é uma verdadeira festa de sabores, onde a tradição e a inovação andam juntas. Desde clássicos como a bandeja paisa e a arepa, até propostas que misturam a culinária internacional com ingredientes locais, a cidade conquistou os paladares mais exigentes.
 

Gastronomia de Medellín / Créditos Secretaría de Turismo y Entretenimiento de Medellín


Áreas como Provenza, Manila e Laureles são autênticos corredores gastronômicos. Nelas se encontram restaurantes autorais, bares de coquetelaria criativa, cafés especializados e experiências culinárias envolventes. A cidade também adotou a culinária sustentável, promovendo o uso de ingredientes ancestrais e trabalhando diretamente com produtores locais.
 

Empanada de Medellín / Créditos Secretaría de Turismo y Entretenimiento de Medellín


Mercados como o “Mercado del Río” e o “Mercado de la Playa” oferecem uma variedade de opções em ambientes descontraídos e modernos. Graças a essa oferta, Medellín foi recentemente incluída entre as top 3 no “Best Cities for Food” da revista Time Out, um reconhecimento que destaca sua diversidade, acessibilidade e qualidade.
 

A cidade também celebra sua gastronomia com eventos como festivais, onde os sabores tradicionais e as tendências culinárias mundiais se encontram. Comer em Medellín é uma experiência sensorial e cultural que se conecta com sua identidade.
 

Medellín: um museu a céu aberto

Se há algo que distingue Medellín, é sua arte urbana. A cidade é um museu a céu aberto, onde cada mural, cada grafite e cada intervenção artística conta uma história de transformação, resistência e orgulho local.
 

Grafitour Comuna 13/ Créditos Secretaría de Turismo y Entretenimiento de Medellín



A Comuna 13 se tornou um ícone global da arte urbana. Mas ela não é o único lugar em Medellín onde a arte urbana floresce em outros setores, como Ayacucho, Prado Centro, El Poblado e Castilla, onde jovens talentos deixam sua marca em cada parede. Além disso, eventos como o “Street Art Festival” de Medellín reúnem artistas de todo o mundo, tornando a cidade um epicentro global da arte de rua.

A ascensão do hip hop, das batalhas de freestyle, do breakdance e de outros gêneros urbanos também fez de Medellín um palco para os jovens expressarem sua identidade e seus sonhos por meio da arte.
 

Um destino para viver com todos os cinco sentidos

Medellín não é apenas um destino turístico, é uma experiência de vida. Uma cidade que floresce a cada visita, que se conecta com a emoção, que mistura modernidade e tradição, arte e sabor, e que surpreende aqueles que a descobrem pela primeira vez e aqueles que retornam repetidas vezes.
 

Com sua participação no WTM Latam, Medellín reafirma seu compromisso com o mercado brasileiro e latinoamericano. Sua oferta de valor, conectividade, riqueza cultural e transformação urbana a tornam um dos destinos mais interessantes do continente.


Malta cresce

 


Malta estabelece novos recordes de turismo receptivo nos primeiros dois meses de 2025. Turistas brasileiros ganham destaque em noites nas ilhas e gastos per capita.

A Autoridade de Turismo de Malta acaba de anunciar desempenho excepcional no turismo receptivo nos primeiros dois meses do ano tendo recebido, somente em fevereiro 210.305 turistas internacionais o que significa um novo recorde mensal e marcando um aumento de 24,2% (aproximadamente 41.000 turistas a mais) em relação ao mesmo período do ano passado. Estatísticas oficiais destacam o crescente apelo de Malta como um destino turístico de primeira linha que combina diferentes fatores como clima, localização, atrações históricas, natureza e segurança.


A presença do Brasil representa cerca de 0,4% da totalidade de visitantes com 15.535 turistas registrados com passaporte nacional em 2024, tendo recuperado, no último ano, números como os anteriores à pandemia. A importância do turista brasileiro, no entanto, merece destaque pela média médio de noites nas ilhas, que alcançou 14,6 – um número alto em função dos visitantes que fazem cursos no país – e, principalmente, pelo volume de Euros gastos na estadia. Brasileiros representam entrada de 2.135 Euros per capita e 147 Euros por noite em Malta.


A faixa etária dos visitantes internacionais em Malta foi liderada por indivíduos de 25 a 44 anos (38,0%), seguidos por aqueles de 45 a 64 anos (34,2%). Turistas britânicos, poloneses e italianos representaram 46,8% do total de turistas que chegaram ao país.

O desempenho para o período combinado de janeiro e fevereiro de 2025 também demonstrou resultados impressionantes totalizando 404.463 turistas, um aumento de 18,3% em relação ao ano anterior e os desenvolvimentos estratégicos em conectividade aérea contribuíram significativamente para esses resultados excepcionais.


Refletindo sobre esse excelente desempenho turístico, o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores e Turismo, Hon. Ian Borg, comentou: "Esses resultados excepcionais são uma prova do apelo duradouro de Malta e da eficácia de nossa estratégia nacional de turismo. Nosso crescimento recorde no início de 2025 reflete o investimento direcionado em conectividade, marketing diversificado e um compromisso com a qualidade. Não estamos apenas buscando mais turistas – estamos construindo uma economia turística sustentável durante todo o ano que beneficia nossas comunidades e mostra o melhor que Malta tem a oferecer."


O Dr. Charles Mangion, Presidente da Autoridade de Turismo de Malta, comentou: “Estes resultados são um reflexo claro dos investimentos estratégicos da Autoridade de Turismo de Malta em conectividade aérea, diversificação de mercado e promoção do destino durante todo o ano. Nossa colaboração contínua com companhias aéreas parceiras, operadores turísticos e partes interessadas garante que Malta permaneça na mente dos viajantes. O desempenho recorde nos primeiros dois meses do ano e o crescimento sustentado no início de 2025 reafirmam a resiliência e a atratividade do nosso produto turístico.”

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Viagem de Carnaval: especialista alerta sobre golpes e fraudes em pacotes e viagens no feriado



Jurista do CEUB dá dicas para evitar transtornos e sanar problemas com compras de viagens, hospedagem e ingressos no feriado carnavalesco

Com a alta demanda de viagens e compras para o Carnaval, todo cuidado é pouco quando o assunto é pacote de viagem, aluguel de imóveis, compra de ingressos e abadás. Diante das ofertas tentadoras, o consumidor deve ficar atento para as regras preNauêas em cada serviço ou produto. O professor de Direito do Consumidor do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Nauê Bernardo dá dicas para evitar transtornos nas compras e serviços para os dias de folia. 
 
Confira a entrevista, na íntegra:
 
Quais cuidados devem ser tomados ao comprar um pacote de viagem? Se a pessoa fecha um pacote e não consegue viajar, o que fazer?
NB: A empresa que vende um pacote de turismo é obrigada a arcar com o compromisso firmado com o cliente no ato da compra, porém o consumidor precisa estar atento à hipótese desta empresa vir a ser um golpe. Haverá, de fato, uma dificuldade de buscar reparação se o pacote de viagens não existir.
 
Como o consumidor deve agir em casos de fraudes ou furtos de cartão de crédito? A quem a vítima  pode recorrer?
NB: Caso haja o extravio do cartão de crédito ou de débito, é essencial registrar boletim de ocorrência com velocidade e informar a instituição financeira para que seja aberto o expediente antifraude e reduzir perdas que possam vir acontecer. Como medida de segurança, vale desligar a função de aproximação do cartão e manter o máximo de barreiras no celular para ativação e acesso ao aplicativo do banco. 
 
Na hipótese de roubo ou furto, não há que se transferir a culpa desse evento para o consumidor. Neste caso, é necessário acionar o quanto antes o mecanismo de fraudes para que se possa tomar as medidas corretas e aptas a reduzir o eventual prejuízo. É essencial buscar uma empresa que tenha procedência no mercado comprovada por outras pessoas que já tenham se utilizado o serviço.
 
O consumidor que comprou um voo antecipadamente e perto da viagem não consegue viajar deve pagar multa?
NB: Quando há a compra de pacote antecipado e a pessoa não consegue viajar, primeiro deve-se recorrer aos instrumentos contratuais para entender qual é o limite da multa que o contrato prevê. Atenção para eventuais valores exorbitantes de multa, que, por vezes, ultrapassam até mesmo valor daquele pacote. Esse tipo de multa tem boa chance de ser ilegal.
 
De qualquer forma, é necessário negociar com a empresa, pois muitas vezes existem políticas de cancelamento que permitem a conversão em crédito, por exemplo, para uma nova viagem. Lembrando que existem limites e que, na maior parte deles, o consumidor precisará arcar com a diferença dos valores entre o pacote cancelado e o que possa vir a ser adquirido com os créditos.
 
E quando a empresa vende mais assentos do que o avião suporta, o que o consumidor pode fazer neste momento?
NB: Quando há o overbooking ou preterição de embarque, que é quando a venda de poltronas é superior ao que a aeronave suporta, a empresa é obrigada a oferecer alternativas de reacomodação de voo, reembolso dos valores pagos, a integralidade e execução do serviço por outra modalidade de transporte, que deve ficar a critério do passageiro. 
 
Além disso, a empresa deve efetuar imediatamente o pagamento de uma compensação financeira ao passageiro, que pode ser por transferência bancária, voucher ou em espécie. Isso não afasta a possibilidade de eventual discussão no poder judiciário a respeito de perdas e danos ou prejuízos que tenham sido provocados por essa situação.
 
A pessoa alugou uma casa, mas chegando lá não correspondia ao anúncio. Ela pode requerer que o contratante resolva ou deve ser descontado do valor pago?
NB: Caso o consumidor alugue uma casa com problemas, pode exigir a resolução do problema por parte do proprietário ou exigir algum tipo de compensação, pois o produto que foi ofertado não corresponde à realidade. Nada impede também eventual discussão por perdas e danos ou um reembolso daquilo que foi pago, caso haja a possibilidade de buscar e arcar com outra hospedagem.
 
Fiscalização no turismo brasileiro
- O Ministério do Turismo oferece o Cadastur, o cadastro que oficializa empresas e prestadores de serviços turísticos. A recomendação é que todo turista, antes de contratar serviços ou produtos, verifique se a empresa está regular, por meio do portal https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar
 
- MTUR, Anac e a ANTT criaram guias com informações sobre deveres e direitos do consumidor ao viajar de avião, carro e visitar ambientes naturais. Assuntos de cancelamento de viagem, atrasos e contratação de serviços podem ser consultados em https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/consumidor-turista

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes fará 12 viagens entre a sexta-feira (28) e o domingo (2) de Carnaval

 


Os passageiros também poderão apreciar o Museu Ferroviário, a Rotunda e as Estações de Memórias da VLI nas duas cidades

 

A Maria Fumaça, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, ofertará 12 passeios entre a sexta-feira (28) de Carnaval e o domingo (2) da folia. As tradicionais viagens são realizadas entre as cidades de São João del-Rei a Tiradentes e vice-versa, no Campo das Vertentes (Minas Gerais). Apenas entre a segunda (3) e a quarta-feira (5) não haverá circulação do trem turístico, que é o mais antigo em operação no Brasil.

 

Durante o trajeto às margens da Serra de São José, que têm um percurso de 12 km de extensão, os passageiros contemplam uma rica diversidade ecológica e belíssimas paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, que foi inaugurado por Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881, basta clicar aqui.

 

Passagens

 

A tarifa inteira é de R$ 86 e a meia-entrada é de R$ 43, em cada trajeto. A venda de passagens é feita por meio de totens de autoatendimento, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, basta clicar no link da Buson, responsável pela venda de passagens do trem turístico. Mais informações podem ser obtidas através do site, Alô VLI pelo telefone 0800-0221211 ou WhatsApp (31) 98308-5538. 

 

A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes a partir de 13 anos com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, portando carteirinha ou laudo médico, e seu acompanhante, quando houver; pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto; professores acompanhados a cada grupo de 10 alunos; doadores de sangue ou medula óssea apresentando documento de identificação pelo Conecte SUS Cidadão ou pelo Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome); moradores da cidade de São João del-Rei e entorno, em até 50 quilômetros, mediante a apresentação de um comprovante de residência (luz, água, telefone, internet) em seu nome, além do documento de identidade, carteira de habilitação ou certidão de nascimento.

 

Os cônjuges que não têm comprovantes de residência em seu nome podem apresentar certidão de casamento. Aqueles que não têm comprovante de residência em seu nome e não são casados, podem levar a carteira de trabalho, comprovando o vínculo de trabalho na região, ou um contrato de aluguel. As crianças podem mostrar a carteirinha da escola ou declaração escolar com papel timbrado da instituição das cidades.

Estação de Memórias

 

Os turistas também poderão apreciar as exposições do Programa Estação de Memórias da VLI, inauguradas em São João del-Rei e Tiradentes para preservar a memória ferroviária, que faz parte do patrimônio material e imaterial de diversos municípios, e criar espaços para que as novas gerações conheçam a história da ferrovia. Elas estão instaladas na Estação de São João del-Rei – localizada na Rua Hermílio Alves, 366, Centro da cidade – e na Estação Tiradentes – situada na Rua Capitão Chaves Miranda, 2.

 

Em São João del-Rei as visitas poderão ser feitas de quarta a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. Por sua vez, em Tiradentes, o funcionamento do Estação de Memórias é de quinta a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos também das 8h às 12h.

 

O Programa Estação de Memórias reconta o passado, a partir de um processo de cocriação com as comunidades. Encontros e entrevistas identificam casos, lembranças e histórias de quem vivenciou o vai e vem dos trens. Esse conteúdo é transformado em espaços expositivos, montados na estação.

Outras atrações

Também será possível visitar o Museu Ferroviário e a Rotunda, localizados na Estação de São João del-Rei. O museu, que é o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil, foi inaugurado em 28 de agosto de 1981, devido ao centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Ele reúne peças que foram utilizadas na EFOM e em outras da mesma época. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta a sábado, das 8h às 17h, exceto aos domingos, dia em que as visitas ocorrerão das 8h às 12h.

Já a Rotunda tem uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior convergindo para o girador manual localizado no centro do prédio. Nos dias de circulação do trem, há visita guiada às 8h30 e às 16h, exceto aos domingos, quando a visita guiada será às 9h. O valor do ingresso é de R$ 20 por visitante e a meia-entrada custa R$ 10, mediante apresentação de documento de identidade com foto ou certidão de nascimento para as crianças. Ele pode ser adquirido nas bilheterias de São João del-Rei e Tiradentes.

 

Para mais informações, acesse: https://www.vli-logistica.com.br/

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Hotel em Manaus propõe Carnaval cultural na Amazônia



Com acomodações espaçosas e elegantes, Juma Ópera oferece fácil acesso às principais atrações da capital

 

Famosa pelas belezas naturais e pela atmosfera acolhedora, Manaus (AM) desponta como excelente destino para fugir do agito no próximo Carnaval. O hotel-boutique Juma Ópera propõe que os viajantes aproveitem o período para mergulhar na riquíssima cultura da Amazônia. Além de oferecer fácil acesso às principais atrações da cidade, o empreendimento conta com restaurante, spa e acomodações espaçosas ideais para recarregar as energias após os passeios.

 

Uma das grandes vantagens é que quem se hospeda no Juma Ópera precisa apenas atravessar a rua para ver de perto um dos pontos turísticos mais badalados da região: o Teatro Amazonas, tombado como Patrimônio Histórico Nacional. Inaugurada no final do século 19, a casa de shows chama atenção não só pela arquitetura de sua fachada pintada em rosa, mas também por uma enorme cúpula esmaltada nas cores da bandeira do Brasil. Para uma experiência completa, o viajante pode conferir a programação e assistir a um espetáculo. 

 

Outra atração imperdível de Manaus é o Museu da Amazônia (MUSA), casa de cultura e ciência situada em uma reserva florestal de 100 hectares. Dentro do complexo, que vem sendo estudado cuidadosamente há mais de 60 anos, é possível conferir exposições a respeito da diversidade amazônica, fazer trilhas e até ver viveiros de animais como serpentes, borboletas, peixes e aracnídeos.

 

Para os fãs de gastronomia, a recomendação é visitar o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Praticamente às margens do rio Negro, o complexo é o lugar perfeito para explorar os sabores e aromas da Amazônia. É possível comprar temperos típicos, ervas medicinais, farinhas e ingredientes pouco encontrados em outras partes do Brasil, como o tucupi. Além disso, há espaços que oferecem trabalhos artesanais e objetos de decoração.

 

Também vale a pena incluir navegações no roteiro, que são divertidas e permitem aprender mais sobre a cultura, os costumes e a biodiversidade local. O passeio mais famoso leva ao Encontro das Águas (onde as águas escuras do rio Negro correm lado a lado com as águas barrentas do rio Solimões), mas também é possível embarcar em um tour fluvial que inclui visita a tribo indígena, encontro com botos e parada em uma barraca flutuante para pesca de pirarucu.

 

Caso deseje, o viajante ainda pode reservar um dia para ir a Presidente Figueiredo, a aproximadamente duas horas de carro de Manaus. O município é famoso por abrigar cachoeiras – são mais de 100 quedas d’água catalogadas –, grutas, cavernas e lagoas com visuais inesquecíveis.

 

Tarifas especiais e valores para os tours opcionais para o período de 28 de fevereiro a 4 de março de 2025 estão disponíveis sob consulta.



 

Sobre o Juma Ópera

 

Inaugurado em 2 de fevereiro de 2020, o hotel-boutique Juma Ópera está localizado bem em frente ao Teatro Amazonas e próximo às principais atrações turísticas de Manaus. Sua infraestrutura contempla 41 acomodações – boa parte com vista ao Teatro –, restaurante, bar, academia, espaço para eventos, rooftop com piscina e spa.

 

Ao longo do ano, o Juma Ópera também recebe diversos eventos em seus espaços corporativos. Pequenos congressos, reuniões, coquetéis e festas são realizados no salão e no pátio que, juntos, somam 320 metros quadrados e conseguem acomodar até 200 pessoas.

 

Mais informações em www.jumaopera.com.br.



segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Temporada dos estrangeiros: número de hóspedes cresce 44% nos hotéis de Jurerê in_

 


Câmbio favorável e oferta de voos diretos impulsionam a vinda de turistas de outros países para Florianópolis

           

Quem circula pelas praias de Florianópolis já percebeu uma mudança no perfil dos turistas este ano: boa parte deles não fala português. No norte da Ilha, especialmente, não é preciso andar muito para encontrar os “hermanos” circulando por todos os lados, nesta região que é a preferida pelos visitantes dos países vizinhos.

Nos dois hotéis de Jurerê in_, um dos destinos turísticos mais procurados por eles, esta realidade pode ser vista nos números positivos em comparação com temporada passada (período de dezembro e janeiro). A quantidade de estrangeiros hospedados no IL Campanario e no Jurerê Beach Village cresceu 44%, chegando a quase 9.000 pessoas.

Já a quantidade de pernoites subiu 40%, passando de 25.000. Além de virem em maior número, eles também chegaram com melhores condições financeiras e dispostos a gastar. O valor despendido nas diárias de hospedagem teve um acréscimo de 50%, ultrapassando R$ 5,5 milhões.

O gerente comercial dos hotéis, Marcel Bicca, aponta que os países com maior representatividade que registraram crescimento de hóspedes foram Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Espanha. “O mercado argentino teve um bom incremento principalmente pelo câmbio favorável. Já os demais países, além da questão cambial, houve a criação de voos diretos para Florianópolis”, afirma.

Ele explica que outro mercado potencial é o americano, devido ao voo da Copa Airlines do Panamá, se conectando com 52 cidades nos Estados Unidos; e o Iberico, com o voo da TAP direto para Lisboa. Bicca conta que a vinda em peso de estrangeiros era esperada, mas o grande volume de argentinos surpreendeu. O resultado é a melhor temporada dos últimos anos, acima até da anterior, que já havia sido excelente.

Para atender a grande demanda, foi preciso reforçar as equipes principalmente nos restaurantes e recepção, e priorizar a contratação de funcionários que dominam o espanhol. “Nossos colaboradores, principalmente os que têm contato com hóspedes, já têm o domínio de mais de um idioma. E temos contratado também funcionários de países como Venezuela, Uruguai e Argentina”, destaca.

O diretor explica que os hotéis estão aproveitando a presença massiva dos estrangeiros para fidelizá-los.  “Estamos focados em oferecer alta qualidade em todos os quesitos, para conquistar estes clientes e fazer com que voltem em breve. Nossa ideia é estender a temporada até abril, quando temos temperaturas ainda agradáveis e o bairro mais tranquilo”, conta.

No Jurerê OPEN – espaço a céu aberto com comércio, serviços e gastronomia – localizado em Jurerê in_, o aumento no fluxo de turistas estrangeiros também foi percebido. Destaque para os argentinos, que estão gastando bem nas operações. “Notamos a presença deles nas lojas de vestuário, nos serviços, na gastronomia, enfim, estão consumindo de tudo”, afirma a gerente Patrícia Pires. Para melhorar a comunicação com esses turistas, foram instalados totens de autoatendimento na praça gastronômica e algumas lojas, onde é possível optar por línguas estrangeiras.



 

ESTRANGEIROS NOS HOTÉIS DE JURERÊ IN_

(Período: dezembro/24 e janeiro/2025)

 

Quantidade de hóspedes

Argentina – 4.524

Chile – 1.717

Uruguai – 754

EUA – 485

Paraguai – 271

Espanha – 179

Portugal – 98

Inglaterra – 55

França – 47

Itália – 31

 

Crescimento número de hóspedes em relação à temporada passada

Portugal – 880%

Uruguai – 556%

EUA – 194%

França – 194%

Espanha – 142%

Chile – 66%

Argentina – 27%

Inglaterra – 4%

 

Crescimento no número de pernoites em relação à temporada passada

Portugal – 2.038%

França – 456%

Uruguai – 325%

EUA – 301%

Inglaterra – 105%

Alemanha – 86%

Chile – 68%

Espanha – 45%

Argentina – 38%

Itália – 2%

 

Crescimento do gasto (R$) em diárias

Portugal – 901%

Uruguai – 394%

Espanha – 376%

EUA – 224

Inglaterra – 85%

Chile – 77%

Itália – 74%

França – 41%

Argentina – 22%

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Comunicado Oficial Vinícola Miolo

 A Miolo Wine Group informa que o complexo enoturístico da Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, passará por mudanças a partir da segunda-feira, 03 de fevereiro. As obras de ampliação e revitalização da loja devem seguir até o mês de agosto. Até lá, as operações da loja e do enoturismo serão realizadas na cave da vinícola. A nova estrutura do complexo será apresentada ao público até setembro de 2025, ampliando e qualificando o atendimento enoturístico da vinícola.