sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves chega à 9ª edição celebrando os saberes, fazeres e sabores da Serra da Mantiqueira

 

Uma verdadeira imersão nos saberes, fazeres e sabores tradicionais da região da Serra da Mantiqueira. Esta é a proposta do 9° Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, que acontece de 14 e 24 de novembro e chega ao maior número de empreendimentos participantes, desde sua primeira edição em 2011. Com diversas atrações gratuitas, integram o evento 22 restaurantes, 3 cervejarias artesanais, 8 cafés e empórios, 10 lojas, 10 pousadas parceiras, além de 7 produtores de azeites, cogumelos, charcutaria, queijos e vinhos. 


No clima das montanhas de Gonçalves (MG), um dos destinos turísticos mais requisitados de Minas Gerais, a pouco mais de 200 km de São Paulo, o evento propõe uma programação extensa que busca fortalecer e divulgar a identidade local e regional. Restaurantes da cidade e região oferecem pratos criados especialmente para o evento, no Clube Recreativo, no centro da cidade, ou em seus próprios estabelecimentos, diversificando a experiência do público.


“O 9º FGCR tem como objetivo a valorização da cultura local e dos hábitos tradicionais rurais, que hoje se integram às novas técnicas culinárias e compõem a gastronomia das montanhas do município e entorno, permeada pela produção cultural e artística da cidade. É uma oportunidade única para a degustação de pratos ou produtos que de alguma forma representam a especialidade dos empreendimentos participantes”, Júlio Sartori, presidente da Gonçalvestur, organizadora do Festival. 


Uma característica do festival é evidenciar as tradições da gastronomia e da cultura locais, sem esquecer sua renovação e novas técnicas que surgiram. “Valorizamos quem já deixou suas marcas, seu modo de fazer na região”, diz Vera Pena, da comissão organizadora do evento. A programação contempla o rural e também o contemporâneo.


O Festival conta ainda com oficinas para adultos e crianças, shows, espetáculos de teatro, entre outras atividades gratuitas na Praça da Prefeitura e no Clube Recreativo. E a beleza natural de Gonçalves não fica de fora. Para quem deseja embarcar em aventuras eco turísticas e experiências gastronômicas encantadoras, o Festival oferece, por meio das agências parceiras, passeios por cachoeiras, mirantes e trilhas, além de visitas guiadas por sítios e casas produtoras de alimentos e bebidas. “O visitante poderá conhecer o cultivo de cogumelos ou visitar um olival”, conta Vera.


Entre os diversos pratos confirmados no circuito do Festival estão: Truta Salmonada com Mousseline de Ervilha; Galinha d'angola cozida no Sous Vide; Tempurá de Quiabo e Maionese de Pequi; Arroz de Pato; Joelho de Porco Defumado com Angu e Molho Rústico; Costela de Lata à Mineira; Moqueca com Mix De Cogumelos; Brisket Mineiro; Poke Mineiro; Baião de Dois Mineiro; Panceta Pururuca ao Melado de Cachaça; Lasanha Bianca Massa All’uovo com Ragu de Carne de Porco, Molho Bechamel, Queijos da Mantiqueira e Gorgonzola Dolce; Parrillada do Chef; Baby Beef Black Angus com Crosta de Gorgonzola; Truta Do Bosque e Carne de Lata no Tacho, além de opções vegetarianas e veganas.


As sobremesas também são destaque: tem Curau Brulée, com frutas colhidas na fazenda e sablé de azeitonas; Suspiro da Horta, com compota de morango, framboesa negra, manjericão, chantilly fresco, flor de sal e gel de azedinha; Mousse Vegano de cacau e abacate com bananas caramelizadas com laranja e especiarias, amêndoas laminadas e hortelã, e SoulFree Vegana, uma bola de sorvete de frutas vermelhas acompanhada por sagu de geleia de café zero açúcar.


Registre-se o envolvimento maciço dos empreendimentos da cidade, o apoio da Prefeitura Municipal, da Diretoria de Turismo e Cultura e dos patrocinadores de segmentos diversos, que são: Cervejaria 3 Orelhas, Oliq, Gonçalvestur, Santa Amália, Casa Mantiva, Clube da Casa Campeão, Rede Construir Gonçalves, Sicredi, Sítio Miralua, Wisetek Redes, CooperRita, Maranata Service, AceGon, Aptiv, Brasil Tesão, Lassaleti Destilaria, Lu Pedras Garden, São Mateus Supermercados, Vinícola Artesã, e Rubelsperger.


Comissão organizadora do 9º Festival: Harry Grandberg, Ricardo Bonjardim, Solange Rocco, Vera Pena e Vitor Pompeu.


SERVIÇO

9° Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves

De 14 a 24 de novembro 

Gonçalves (MG)


PROGRAMAÇÃO

*A programação pode sofrer alterações.

Visite o site e o Instagram para obter informações atualizadas:

https://www.gastronomiagoncalves.com.br/ 

https://www.instagram.com/festival.gastronomia.goncalves/ 


Clube Recreativo - Centro de Gonçalves


14/11 quinta-feira

19h Abertura

Local: Clube Recreativo

20h DJ Breno WK

Local: Clube Recreativo


15/11 sexta-feira

17h Cia Muriqui – teatro

21h Show de Mr Preller


16/11 sábado

14h Expedição Regue as Plantas e Capitão J. Spyro Giro em: A Caça ao Baú do Tesouro Ecológico

17h Carolina e Rafael, da Comer Histórias, Oficina de Sequilhos: a criançada vai por a mão na massa pra fazer essa quitanda que é sucesso em todas as idades e ainda contar pra todo mundo a história desse preparo mineiro

21h Show de Samba na Serra


17/11 domingo

13h Iara Pompeu com Oficina de cupcake (para crianças)

15h Duo Joy (acrobatas) e o Palhaço Dr. Foka

17h Violas ao Entardecer: Dona Rosa e Shirley, Tião e Paulinho, Seu Ladir, Cowboy e Canarinho


20/11 quarta-feira

17h Cia Muriqui - teatro

18h DJ Breno WK black music 

21h Show de Sarita Rock


22/11 sexta-feira

14h Dr Friky palhaçaria

21h Show de Forró a Mineira

23/11 sábado

13h      Oficina da Estranha Rosa – Estamparia artesanal 

16h      Encontro das Rosas com Maria do Carmo

 21h     Festival  Amantikir – lançamento da parceria 


24/11 domingo

14h Tarde de Viola: Marcelo Viola e Paraná, Beto Cotinha, India Rubla e André Silva


Praça - Centro de Gonçalves


15/11 sexta-feira

13h Janaína Ferreira com Oficina Mão na Massa - Nem todos os pães são filhos do trigo

15h Elvis Campello com Mantiqueira em Harmonia - Harmonização entre alimentos e bebidas provenientes da Serra da Mantiqueira 

17h Oficina de Ana Carolina

19h Show de Adolar Marin


16/11 sábado

13h Carol Café Bella Vista com a Roda de Conversa: Cafequizando

14h Carolina e Rafael, da Comer Histórias: Broa com Histórias - vão fazer essa receita que está presente nas mesas de Gonçalves, a partir de indicações, causos e casos do passado

16h Luís Toledo e Vitor Pompeu com Degustação de Vinhos e Queijos da Mantiqueira

19h Show de Elder Costa


17/11 domingo

13h Desfile de Carros de Boi

Local de saída: Praça da Prefeitura

15h Felício Costa e o Mundo dos Cogumelos

19h Show de Ana Julia


18/11 segunda-feira

14h Janaína Ferreira com Oficina Mão na Massa - Nem todos os pães são filhos do trigo (para crianças)


19/11 terça-feira

15h Felício Costa e o Mundo dos Cogumelos (para crianças)


20/11 quarta-feira

12h Feijoada com Samba

15h Fernanda Kurebayashi Oficina Drinks de Verão

17h Sérgio W Bruxo – Oficina Brasil, país dos azeites extra virgens

19h Cortejo da Congada São Benedito

19h30 Show de Joca Freire


22/11 sexta-feira

14h Anouk Migotto com a oficina de bolos confeitados (para crianças)

17h Danilo Costa e Lucas Canalis: Galinhada

19h Show Bento Sarto


23/11 - sábado

13h      Henrique Rancho Maranata e os Irmãos Faria: queijos da Mantiqueira e queijos  da Canastra

15h      Daniela Salim  – Workshop Bioma na Panela

16h      Encontro das Rosas com Maria do Carmo

17h      Vitor Rabelo: Truta Defumada

19h      Edu Bacon: Carbonara da Roça


24/11 domingo

13h Lis Cereja – Vinho Natural  

15h Gabriel Ribeiro: Coquetelaria Rural com ingredientes da MantiqueIra


Atividades nos próprios estabelecimentos 


Bendita Torra Cafés

Tour da Torra

Duração: 1h30

Informações e reservas: 35 99914-6064

Valor por pessoa: $99,00 (ganha um pacote de café)

Mais detalhes: https://www.benditatorra.com/o-tour-da-torra 


Casa dos Cogumelos

Visita guiada: Experiência no Universo dos Fungos

9h e 14h

Informações e Agendamento:  35 99819 9136

Valor por pessoa: $200,00 (desconto de 15% ao mencionar o Festival no ato do agendamento) 


segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Kia Brasil patrocina Natal Luz de Gramado 2024



A Kia Brasil está patrocinando o Natal Luz de Gramado, um dos maiores e mais tradicionais eventos de Natal do Brasil. A 39ª edição do Natal Luz ocorre de 24 de outubro de 2024 a 19 de janeiro de 2025, em Gramado (RS), e deve receber neste ano mais de dois milhões de visitantes, com boas perspectivas após retomada das operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Durante a programação do evento, os modelos Sportage e o novo EV5, primeiro veículo 100% elétrico da marca no país, participarão, intercaladamente, do Grande Desfile de Natal, que este ano retorna para o centro da cidade, na Avenida das Hortênsias, todas as quartas, sextas e domingos às 20h, quando também acontece o acendimento das luzes diariamente às 20h.
Em sua segunda ativação, a Kia marcará presença com o modelo Sportage em estande ao lado da Avenida das Hortênsias, onde estarão concentradas atrações musicais de quarta a domingo às 18h.

“Patrocinamos o Natal Luz de Gramado como incentivo a um evento inspirador que traz toda magia e encanto desta época do ano e reflete o compromisso da Kia de proporcionar momentos de inspiração sempre que o consumidor estiver em contato com nossa marca”, afirma Gustavo Gandini, diretor de Operações da Kia Brasil. 

domingo, 10 de novembro de 2024

Maria Fumaça terá 14 viagens durante o feriado prolongado da Proclamação da República

 


 

Ao longo do trajeto, às margens do Complexo da Serra de São José, passageiros viajam pela história e cultura ferroviária de Minas Gerais

 

Para proporcionar aos turistas mais passeios entre as cidades históricas cidades de São João del-Rei e Tiradentes e vice-versa, no Campo das Vertentes (Minas Gerais), a tradicional Maria Fumaça, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, funcionará com um quadro de horários especial. Entre os próximos dias 15 e 17, serão oferecidas 14 viagens. As partidas de São João del-Rei para Tiradentes, tanto na sexta-feira, quanto no sábado, serão em três horários (10h, 13h30 e 15h45). Já de Tiradentes para São João del-Rei, nos dias 15 e 16, as saídas serão às 11h, 14h30 e 16h45. No domingo (17), os embarques podem ser feitos às 10h em São João del-Rei e em Tiradentes às 11h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui.

 

Durante as viagens às margens da Serra de São José, que têm um percurso de 12 km de extensão, passageiros brasileiros e de outras partes do mundo contemplam uma rica diversidade ecológica e belíssimas paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX. A Maria Fumaça de São João del-Rei é a mais antiga em operação no Brasil.

 

Passagens

 

A tarifa inteira é de R$ 86 e a meia-entrada é de R$ 43, em cada trajeto. A venda de passagens é feita por meio de totens de autoatendimento, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, basta clicar no link da Buson, responsável pela venda de passagens do trem turístico. Mais informações podem ser obtidas através do site, Alô VLI pelo telefone 0800-0221211 ou WhatsApp (31) 98308-5538. 

 

A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes a partir de 13 anos com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, portando carteirinha ou laudo médico, e seu acompanhante, quando houver; pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto; professores acompanhados a cada grupo de 10 alunos; doadores de sangue ou medula óssea apresentando documento de identificação pelo Conecte SUS Cidadão ou pelo Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

 

Estação de Memórias

 

Os turistas também poderão apreciar as exposições do Programa Estação de Memórias da VLI, inauguradas em São João del-Rei e Tiradentes, em 13 de junho deste ano, para preservar a memória ferroviária, que faz parte do patrimônio material e imaterial de diversos municípios, e criar espaços para que as novas gerações conheçam a história da ferrovia. Elas estão instaladas na Estação de São João del-Rei – localizada na rua Hermílio Alves, 366, centro da cidade – e na Estação Tiradentes – situada na rua Capitão Chaves Miranda, 2.

 

Em São João del-Rei as visitas poderão ser feitas de quarta a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. Por sua vez, em Tiradentes, o funcionamento do Estação de Memórias é de quinta a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos também das 8h às 12h.

 

O Programa Estação de Memórias reconta o passado, a partir de um processo de cocriação com as comunidades. Encontros e entrevistas identificam casos, lembranças e histórias de quem vivenciou o vai e vem dos trens. Esse conteúdo é transformado em espaços expositivos, montados na estação.

Outras atrações

Também será possível visitar o Museu Ferroviário e a Rotunda, localizados na Estação de São João del-Rei. O museu, que é o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil, foi inaugurado em 28 de agosto de 1981, devido ao centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Ele reúne peças que foram utilizadas na EFOM e em outras da mesma época. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta a sábado, das 8h às 17h, exceto aos domingos, dia em que as visitas ocorrerão das 8h às 12h.

Já a Rotunda tem uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior convergindo para o girador manual localizado no centro do prédio. Nos dias de circulação do trem, há visita guiada às 9h e às 16h, exceto aos domingos, quando a visita guiada será às 9h. O valor do ingresso é de R$ 20 por visitante e a meia-entrada custa R$ 10, mediante apresentação de documento de identidade com foto ou certidão de nascimento para as crianças. Ele pode ser adquirido nas bilheterias de São João del-Rei e Tiradentes.

 

 

Para mais informações, acesse: https://www.vli-logistica.com.br/

 

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Dia do Hoteleiro: setor em expansão impulsiona economia e turismo no Brasil

 


Em 9 de novembro, o Brasil celebra o Dia do Hoteleiro, data que homenageia os profissionais do setor, desde recepcionistas e camareiras aos gerentes e concierges. Estes trabalhadores se dedicam a oferecer um atendimento de qualidade, garantindo conforto e hospitalidade aos viajantes. A escolha desta data remonta ao ano de 1936, quando foi realizado o primeiro congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no Rio de Janeiro. Desde então, a hotelaria consolidou-se como um setor estratégico, gerando mais de um milhão de empregos diretos e contribuindo com a economia nacional.

Em 2024, a hotelaria brasileira tem motivos de sobra para celebrar a data. Segundo o último relatório do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), de janeiro a agosto deste ano, o setor registrou alta nos seus principais indicadores. A taxa de ocupação geral, por exemplo, aumentou 1,2% em comparação com o mesmo período de 2023, com destaque para o Nordeste, que apresentou um crescimento de 8,1%, seguido pelo Norte, com 3,3%.


Expansão e diversificação da hotelaria impulsionam economia


Além do aumento na ocupação, a diária média subiu 10,6%, sendo a maior alta registrada na Região Norte (16,5%). A RevPar (Receita por Quarto Disponível) também teve crescimento expressivo de 11,9%, refletindo o avanço na receita e a recuperação econômica do setor após os desafios recentes. Hotéis de todas as categorias — Econômico, Midscale e Upscale — mostraram melhora em ocupação e receitas, evidenciando o retorno das viagens de lazer e negócios.

Esse cenário promissor é acompanhado por perspectivas de investimentos. O estudo "Panorama da Hotelaria Brasileira 2024" projeta que o setor hoteleiro investirá R$8,4 bilhões até 2028, um crescimento de 26,9% em comparação a 2023. Esses recursos devem viabilizar a construção de 137 novos hotéis, com aproximadamente 21,8 mil novos quartos, abrangendo diferentes categorias de hospedagem.


Transformações pelo turismo


Um exemplo de transformação é Olímpia, no noroeste de São Paulo, que passou de uma cidade agrícola a um dos principais destinos turísticos do país. A popularização do turismo na cidade foi acelerada por estratégias eficazes do Hurb, uma das maiores agências de viagens online do Brasil, que desempenhou um papel central na criação de demanda e visibilidade para Olímpia a partir de 2011.

A atuação do Hurb também trouxe um impacto econômico significativo para a região. Com o aumento do turismo, a cidade viu crescer a arrecadação de impostos, o número de empregos gerados e o desenvolvimento de serviços de hospitalidade, refletindo uma maior capacidade de atender à crescente demanda. O aumento da oferta de leitos em hotéis e a melhoria na infraestrutura local acompanham o crescimento contínuo do turismo, que se mantém como um dos setores mais dinâmicos da economia nacional.

Geração de empregos e impacto no turismo nacional


O setor hoteleiro também se destaca pela geração de empregos. Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) indicam que, mesmo em períodos desafiadores, a hotelaria manteve-se como um dos maiores empregadores do país. Em 2020, foram geradas cerca de 21,5 mil vagas no setor, mostrando a resiliência e a relevância desse mercado. Em julho de 2024, o turismo registrou um faturamento de R$20,4 bilhões, impulsionado pelo crescimento do setor hoteleiro e pela retomada do fluxo de turistas.

Com uma participação importante na economia nacional, a hotelaria brasileira reafirma seu papel como um dos principais setores na geração de empregos e na movimentação econômica, contribuindo diretamente para o PIB e estimulando o turismo em diversas regiões do país.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

O que você precisa saber para aproveitar o melhor do Litoral Norte de SP na temporada de primavera/verão


 O verão está chegando e o Litoral Norte de São Paulo, com suas paisagens exuberantes e diversas opções de lazer, se prepara para receber turistas de todo o Brasil - e até de outros lugares do mundo. 

Para garantir uma viagem tranquila e aproveitar ao máximo tudo o que a região oferece nessa primavera e na alta temporada, o Circuito Litoral Norte de São Paulo, consórcio turístico que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, preparou um guia completo com dicas essenciais para os viajantes.   

Planejamento prévio

A chave para uma viagem tranquila começa com um bom planejamento. Para quem pretende visitar Ilhabela, por exemplo, o agendamento prévio da balsa é fundamental, especialmente em feriados e finais de semana prolongados. Acesse o site oficial do sistema de travessias e garanta sua vaga com antecedência.  

Fique atento também às novas estradas e obras de infraestrutura que podem facilitar o acesso à região, como o Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, que tem previsão de inauguração para o próximo mês de novembro. Consulte os sites das prefeituras e órgãos responsáveis para obter informações atualizadas sobre as condições das vias. 

Na hora de escolher sua hospedagem, leve em consideração a proximidade dos pontos turísticos que deseja visitar, otimizando seu tempo e evitando longos deslocamentos.

Dicas para curtir o melhor de cada cidade

Em Bertioga, veículos classificados como ônibus ou micro-ônibus necessitam de autorização prévia da Secretaria de Turismo e Cultura para circular no município.  Para evitar o trânsito intenso, utilize aplicativos e câmeras online que monitoram as condições das rodovias Rio-Santos e Mogi-Bertioga. Se busca tranquilidade, as praias próximas aos Parques Estaduais, como Itaguaré e Guaratuba, são ideais.

Caraguatatuba oferece diversas opções de lazer além das praias. Explore as cachoeiras do Rio Claro, Sertão dos Tourinhos e Massaguaçu e desfrute de um contato relaxante com a natureza. Aproveite também os passeios de barco para a Ilha do Tamanduá e os Ilhotes da Cocanha, explorando a beleza do litoral.

Para quem visita Ilhabela, chegar cedo às praias garante um bom lugar nas areias e evita filas. Aproveite o fim de tarde para contemplar o magnífico pôr do sol e evite o fluxo de saída concentrado no final do dia. As praias acessíveis por barco, como Bonete e Castelhanos, são perfeitas para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Em São Sebastião, a Praça Pôr do Sol, na praia de Boiçucanga, é parada obrigatória para apreciar um fim de tarde inesquecível. Aventure-se pela Cachoeira Ribeirão de Itú e desfrute de suas quedas d'água e piscinas naturais. À noite,  experimente a culinária local e os deliciosos frutos do mar nos restaurantes do Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico.

Ubatuba oferece diversas opções para quem busca contato com a natureza e a cultura local. Desfrute da tranquilidade da Praia da Fazenda e da Ilha Anchieta, áreas de preservação ambiental com paisagens exuberantes. Conheça também as comunidades tradicionais, como o Quilombo da Caçandoca e as Aldeias Indígenas Boa Vista e Renascer, que oferecem imersão na cultura local, trilhas e cachoeiras.

Dicas essenciais para uma viagem tranquila

Para finalizar, lembre-se de evitar os horários de pico nas estradas, leve sempre protetor solar, repelente - lembre-se que as águas límpidas e vegetação abundante da região acabam atraindo os famosos borrachudos - e roupas leves para garantir conforto e proteção durante seus passeios. Preserve a beleza do Litoral Norte de São Paulo, descartando o lixo corretamente e respeitando a fauna e flora local.

Como chegar ao Litoral Norte de SP

O acesso às cidades do Litoral Norte a partir de São Paulo é feito principalmente por rodovias estaduais. A Rodovia dos Tamoios (SP-099) é a principal via de acesso para Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Já a Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) também é uma opção para chegar a Ubatuba, oferecendo belas paisagens da Serra do Mar. Para Bertioga, utilize a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098). Para chegar a São Sebastião é possível ir também pela Rio-Santos, seguindo a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098). E, para Ilhabela, o acesso se dá por balsa a partir de São Sebastião.

Para mais informações, acesse o site oficial do Circuito Litoral Norte de São Paulo e as páginas das prefeituras das cidades.

Para conhecer todas as experiências do Litoral Norte, visite: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Procure sempre os fornecedores cadastrados e com Cadastur para uma experiência mais segura e garantida por meio do guia geral acessando:

https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Consulte nosso mapa de rodovias regionais para facilitar seu planejamento de viagem: https://circuitolitoralnorte.tur.br/pagina/2/mapa-de-acesso

Fique atento à previsão do tempo; muitas atrações, compras, restaurantes, lojas, práticas esportivas, atrações indoor, podem ser desfrutadas mesmo com variação de tempo: https://circuitolitoralnorte.tur.br/previsaodotempo



sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Viagens na melhor idade ganham força e exigem adaptações do setor

 


Engana-se quem pensa que a idade é um empecilho para desbravar novos lugares. Com o tempo livre da aposentadoria e recursos financeiros acumulados ao longo de uma vida, muitos idosos têm aproveitado para viajar, seja de forma independente ou em excursões organizadas. Hoje, eles representam cerca de 18% dos viajantes, de acordo com pesquisa feita pelo Hurb, empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos. Compostas em sua maioria por mulheres, as excursões voltadas para os mais velhos promovem a criação de novas conexões, proporcionando experiências que vão além da viagem em si.


Censo 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontou um crescimento de 57,4% no número de idosos no país em relação ao mesmo período de 2010. A expectativa é que a população idosa atinja a marca de 90 milhões de pessoas até 2050. Esse crescimento reflete o envelhecimento da população brasileira, e as projeções demográficas indicam que, até 2060, um quarto da população terá mais de 65 anos. Esse cenário é tão desafiador quanto promissor para o setor de turismo. Afinal, o público da terceira idade busca explorar o mundo e fazer novas amizades, mas é mais exigente. A geração prateada já viveu muitas coisas ao longo de sua vida, e hoje entende-se que esse público busca algo que vá além de um bom atendimento. Eles querem conforto, mobilidade e lazer em um só lugar, e por isso, preferem acomodações all inclusive e serviços de qualidade. Muitos resorts investem em infraestrutura adequada, com apartamentos adaptados, rampas, elevadores de acesso e atividades exclusivas para o grupo, como aulas de hidroginástica, ioga, funcional, além de tratamentos e massagens no SPA, para poderem aproveitar ao máximo a estadia.


Visando tornar as viagens mais acessíveis a esse público, o governo federal lançou, em 24 de julho, o programa Voa Brasil. Destinado a públicos específicos, como aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses, o programa disponibilizou três milhões de passagens por um valor fixo de R$200 cada. Desde o lançamento, já foram vendidos 10 mil bilhetes para idosos, promovendo a inclusão deste público no turismo aéreo, embora este número corresponda a menos de 1% das passagens disponibilizadas.

O projeto não é a única iniciativa pública voltada para o tema. O Ministério do Turismo lançou ainda a cartilha “Dicas para atender bem turistas idosos”, para garantir um acolhimento adequado a esse público no Brasil. O guia oferece orientações a prestadores de serviços do ramo turístico sobre como identificar necessidades específicas e tratar o público da terceira idade com dignidade e respeito, para terem uma experiência prazerosa, especialmente durante a baixa temporada, quando os destinos são mais tranquilos.


Conforme o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para que os viajantes idosos se sintam confortáveis. Além disso, os profissionais devem estar atentos às necessidades especiais de cada viajante, oferecendo o auxílio adequado durante as atividades turísticas.


Contrariamente à imagem que persiste na sociedade brasileira, a população prateada está cada vez mais ativa. Segundo projeções da Divisão de População da ONU, em 2022 os idosos (60+) representavam 13,9% do total da população mundial, com tendência de crescimento contínuo. Realizado no Brasil, o estudo Tsunami60+, que se debruçou sobre o mesmo público, mostrou que 62% dos entrevistados relataram estar bem, física e mentalmente; além disso, 59% dos entrevistados entre 55 e 64 anos afirmam ser ativos. Eles estão usando tecnologia, passeando, viajando, namorando, casando e recasando, trabalhando, empreendendo, estudando, praticando esportes, aventurando-se… um verdadeiro envelhecimento ativo.


Além disso, o mesmo estudo indica que a economia prateada movimenta cerca de R$1,6 trilhões por ano, representando 20% do consumo total do país. No entanto, apesar do grande poder de consumo, a geração prateada ainda enfrenta invisibilidade. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados com mais de 55 anos afirmam não se sentir representados pela mídia nem pelas campanhas de marketing de marcas e empresas, incluindo os destinos turísticos.


Por isso, é fundamental adaptar atrações, hospedagens e comunicação, garantindo acessibilidade e segurança para atender às necessidades desse público. A promoção de produtos e serviços voltados para esse público deve incluir imagens de idosos reais, criando identificação e representatividade. Além disso, é importante criar equipes intergeracionais e capacitar profissionais para lidar com as especificidades desse público.


Ademais, o público sênior é muito diverso, compreendendo pessoas com excelente estado de saúde, incluindo mobilidade reduzida, deficiências ou limitações. Há diferentes possibilidades financeiras, níveis culturais e sociais, além de variados arranjos de relacionamento. Assim, conhecer e segmentar adequadamente é essencial para entender suas demandas e anseios no turismo, garantindo que todos se sintam incluídos e acolhidos.

Outro ponto importante para esse público é a alimentação. Com a chegada da idade, muitos idosos precisam de uma alimentação específica para repor vitaminas, mas 40% dos entrevistados na pesquisa relataram encontrar dificuldades em acessar esses tipos de alimentos. Além disso, 28% dos entrevistados alertaram sobre a dificuldade em encontrar adaptações para suas casas, como barras de segurança ou locais sem degraus. O mesmo padrão pode ser observado em hospedagens. Esses desafios revelam oportunidades para investimentos e melhorias, tanto no setor de turismo quanto em outros setores voltados para o bem-estar da população idosa.


O turismo na melhor idade está em plena ascensão, movimentando o setor e provando que a idade não é barreira para quem deseja explorar o mundo, criar memórias e viver novas aventuras. Todos os setores da sociedade precisam se preparar para se relacionar e atender às demandas deste público, que requer serviços, produtos e condições adequadas para um envelhecimento saudável, ativo e feliz. É importante ainda reconhecer que a geração prateada não é homogênea e compreender essa diversidade é a chave para oferecer experiências turísticas significativas e satisfatórias para todos.