sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Turismo apresenta cartilha para melhorar serviços para viajantes LGBT
Este é o terceiro guia lançado pela Pasta em 2016 com o intuito de aprimorar serviços específicos para segmentos importantes para o setor
Por Lívia Nascimento
Os turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor. Os dados são da Organização Mundial no Turismo (OMT) e mostram a importância desse segmento para o mercado turístico mundial. Com o intuito de melhorar o atendimento a estes viajantes, o Ministério do Turismo lança nesta sexta-feira (4) a publicação Dicas para atender bem turistas LGBT durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado, Festuris, que segue até o sábado (05) na cidade gaúcha.
Na publicação, que estará disponível nos formatos impresso e online, é possível encontrar informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas de como atender bem. Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual. Foram produzidos 19 mil exemplares que serão distribuídos entre as secretarias estaduais e municipais de turismo.
“O Ministério do Turismo está atento aos públicos identificados como prioritários pelo Plano Nacional de Turismo. Precisamos entender as necessidades de cada perfil de viajante para oferecer o melhor atendimento possível para transformar a experiência do turista no país ainda mais positiva”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
No capítulo Dicas para atender bem, os estabelecimentos são orientados a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual. A publicação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.
MERCADO - O turismo LGBT é um dos segmentos de mercado que mais crescem no mundo e um nicho atrativo para destinos turísticos. Estudos do World Travel EC1 Tourism Council revelam que o turista LGBT gasta, em média, 30% a mais e viaja 4 vezes mais do que outros segmentos. De acordo com a IGLTA (The International Gay & Lesbian Travel Association), o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$54 bilhões anuais. Além disso, 67% afirmam dar preferência aos meios de hospedagem que se posicionam como “gay-friendly”. Em agosto, o Rio de Janeiro ganhou o título de melhor cidade praia gay da América Latina.
No final de setembro, a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, mais importante feira do setor no Brasil, também colocou o turismo LGBT em sua pauta de discussões. Franco Reinaudo, ex-agente de viagem especializado na clientela gay e atualmente diretor do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, apresentou estratégias para atrair e fidelizar a clientela gay: respeitar a diversidade sexual é uma forma de cativar os clientes do negócio. “Quando se conhece e se entende a diversidade sexual, o preconceito acaba”, avaliou.
GUIAS SEGMENTADOS – O Ministério do Turismo lançou este ano guias para atender bem turistas de dois outros segmentos – pessoas com deficiência e idosos. “Estamos confiantes de que estamos no caminho certo para oferecer uma experiência turística de qualidade e atenta as demandas de cada um dos seguimentos definidos como prioritários no país”Isabel Barnasque, diretora substituta do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo.
Ecoturismo sustentável ainda é uma prática nascente no Brasil
Evento sediado na UFSCar nos dias 25, 26 e 27 de novembro reúne especialistas para debater este e outros temas associados
Mesmo sendo um segmento pequeno se comparado ao turismo tradicional – visitação a praias, resorts, turismo de eventos e negócios –, a prática do ecoturismo sustentável tem criado vários conflitos entre comunidades, empresários, poder público e os próprios turistas. As normas para o exercício do ecoturismo sustentável estão na teoria, mas nem sempre são colocadas em prática. "Apesar de existirem políticas públicas e uma legislação sobre como fazer, falta recursos humanos para a implementação", afirma Victor Lopez Richard, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (CUME).
Para Jean Razel, promover o turismo sem impactar o meio ambiente é impossível, mas deve-se buscar o mínimo impacto, e esse cuidado não deve ser exclusividade dos profissionais do setor, mas de qualquer atividade econômica. "Muitas ações custam dinheiro, então os empresários se questionam se vale a pena gastar sem ter o retorno. O desafio é criar ações que encontrem o público, que por sua vez também deve valorizar as empresas que pratiquem ações sustentáveis", ressalta Jean.
O foco da sustentabilidade, segundo Victor Lopez, não deve ser apenas o bioma, a fauna ou a flora, mas também o entorno das regiões e suas comunidades. "Quem ganha e quem perde? Como tornar o uso do espaço de maneira pública e sustentável? É muito importante que a comunidade ofereça suporte para preservar as áreas protegidas", aconselha o professor.
Estes e outros assuntos relacionados à prática de atividades ao ar livre serão discutidos no "IV Encontro de Montanhismo e Excursionismo de São Carlos" (IV EMESC), que acontece na UFSCar entre os dias 25 e 27 de novembro. "Não há uma convergência unânime de como encontrar uma solução para todas estas questões. Por isso, é muito bom trazer essa discussão para dentro da Universidade, que é um ambiente enriquecedor para o debate", afirma Victor Lopez.
No IV EMESC, Jean Razel abordará a sustentabilidade no âmbito empresarial e como harmonizar exigências econômicas, sociais e ambientais do mundo moderno. O biólogo Humberto Medaglia, assim como o ambientalista André Ilha, um dos escaladores que mais contribuíram para o desenvolvimento da escalada e montanhismo no Brasil, abordarão o tema mínimo impacto.
Além das palestras e debates, a programação do IV EMESC ainda conta com apresentação de trabalhos científicos, oficinas práticas de aberturas de vias de escalada esportiva, técnicas verticais de acesso a árvores e introdução à fotografia outdoor. Nesta edição do evento também haverá um concurso fotográfico. O regulamento, os procedimentos de inscrição e a programação completa podem ser conferidos no endereço https://emesc.faiufscar.com. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail emesc@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9335.
Oito casas para curtir o roteiro do vinho pelo mundo
Colheita de uvas do Castello del Nero Hotel & Spa resgata autêntica tradição italiana
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Cultura, religião e enogastronomia são destaques do Centro de Portugal
O Brasil é o terceiro maior mercado estrangeiro em número de pernoites do Centro de Portugal, permanecendo em média 1,6 noite. Os números são encorajadores: esse mercado teve um crescimento de 20% de 2013 para 2014, e de 11% no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado.
As aldeias históricas, que parecem saídas de contos de fadas, e a Rota do Patrimônio da UNESCO encantam com toda sua cultura e beleza indiscutível. Coimbra, Viseu e Aveiro, a “Veneza Portuguesa”, são cidades que conseguem ser contemporâneas mantendo uma linda tradição. Os surfistas se aventuram nas ondas gigantes de Nazaré, nas perfeitas tubulares de Peniche e também em Figueira da Foz. Além disso, a Rota dos Glaciares percorre paisagens primorosas na Serra da Estrela, cadeia montanhosa com as maiores altitudes de Portugal.
Mas essas não são as únicas atrações da região. O turismo religioso ganha espaço em Fátima, um verdadeiro oásis de tranquilidade que reúne pessoas de diversas crenças para recolhimento e momentos de paz interior. A enogastronomia não fica atrás: sabores do mar, doces de ovos espetaculares e vinhos aveludados estão entre as opções imperdíveis dos restaurantes locais.
Esses e outros motivos atraem os turistas brasileiros, que, segundo a Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) do Centro de Portugal, são formados e informados, muitas vezes à procura de suas raízes. Além disso, eles costumam viajar em pequenos grupos ou sozinhos.
“Com uma oferta turística extremamente rica e diversificada, o Centro de Portugal mostra perfeitamente o passado de mãos dadas com o futuro”, comenta o Vice-Presidente da ARPT Centro de Portugal, Jorge Almeida. “Queremos ganhar notoriedade junto ao público brasileiro e também entre as operadoras e agentes de viagem, a fim de aumentar a visibilidade de uma terra única”, finaliza.
Brasileiros descobrem o verdadeiro espírito parisiense no bairro Saint Germain des Prés
Um dos bairros mais indicados para aqueles que querem fugir da multidão é o coração do Saint Germain Des Prés, conhecido por ainda manter o estilo e essência da antiga Paris.
Localizado do lado esquerdo do Rio Sena, o bairro está estrategicamente posicionado ao lado de diversas linhas de metrô, possibilitando fácil acesso aos principais pontos turísticos e a poucos minutos caminhando até a Torre Eiffel, Arco do Triunfo e do Museu do Louvre, entre outras atrações.
Vantagens de se hospedar em Saint Germain Des Prés
O coração do bairro mantém o espírito parisiense do século 20 com seu estilo de vida glamouroso e sofisticado facilmente visto em suas praças e ruas, extremamente charmosas e repletas de lazer como, por exemplo, o imponente Jardim de Luxembourg com seus 22 hectares de canteiros floridos, árvores, fontes, lagos, alamedas majestosas e perfeita em toda a sua estrutura para crianças, jovens, adultos e anciões.
Classificado na categoria 4 estrelas, o Le Six conta com uma infraestrutura completa. Além do espaço fitness e de informática, acesso gratuito à internet wireless em todo o hotel, serviço de lavanderia, reserva de carros e baby-sitter, o hotel possui o esplendido Le Six & Bar e o Le Six & SPA by Payot com tratamentos corporais e faciais, perfeitos para serem aproveitados depois de um longo dia de passeio pela cidade luz.
Roteiro Saint Germain: Sinta o verdadeiro clima de Paris!
No bairro é possível vivenciar uma Paris muito mais romântica e exclusiva, parecida com aquela dos roteiros de filmes e livros famosos.
Conheça sugestões de lugares para conhecer em Saint Germain:
Para passear: Praça de Fürstenberg, construída em 1699, e seu Musée Delacroix, atelier e casa do pintor até sua morte em 1863. E depois seguir pela Rue Jacob, com suas galerias de arte e antiquários, e pela Rue du Bac, que se destaca por suas vitrines das lojas de decoração.
Para compras: Carré Rive Gauche e no mercado gastronômico La Grande Épicerie de Paris.
Para comer: Zé Kitchen Gallery e L'Avant-Comptoir.
Para deleitar: As patisseries (confeitarias), como a Maison du Chou, La Patisserie dês Rêves, Jacques Genin e Des Gâteaux et du Pain,
Parada obrigatória: Café de Flore e Café Les Deux Magots, tradicionais e famosos cafés que eram frequentados por Picasso, Giacometti, Zelda, Fitzgerald, Sartre e Simone de Beauvoir, entre outros diversos poetas, escritores e intelectuais do século passado
terça-feira, 30 de agosto de 2016
Motivos para visitar Caldas Novas
| ||||
Motivos para visitar Caldas Novas | ||
Foto 1 por Julio Gonçalves / Fotos 2, 3, 4 e 5 por Adilson Zavarize | ||
A maior mina de água hidrotérmica do mundo, Caldas Novas recebe turistas o ano inteiro em busca de suas famosas fontes de águas quentes espalhadas por toda a cidade, com grandes piscinas naturais e muito conforto. Independente de quanto tempo você vai ficar em Caldas Novas, em Goiás, não deixe de visitar os seguintes lugares: Para quem prefere as águas quentinhas, a Lagoa Quente de Pirapitinga é o local de maior temperatura da região, com aproximadamente 50ºC. No diRoma Acqua Park você vivencia todo o tipo de diversão e lazer com opções para todos os gostos em um ambiente cercado por muito verde. Já no Rio Quente, á diversas opções para adrenalina, descanso e parque aquático. Com tanta água quente, nada melhor do que uma cachoeira com águas geladinhas. O Parque Estadual da Serra oferece as trilhas para um bom banho de água gelada. Já o Lago Corumbá, é com os passeios de lancha, barco e jet-ski que te levam até as cachoeiras. Além de praticar esportes no Lago, um dos hobbies mais praticados é a pesca. Quer fugir da bagunça dos parques? Então aproveite a paz e o equilíbrio que o Monumento das Águas e o Jardim Japonês podem oferecer. Ouvindo o barulho das águas lembrando as cachoeiras é tão tranquilizador como o lugar. Assim como, no Jardim, que cada lugar possui significado. Ou então aproveite para fazer um passeio no Casarão dos Gonzaga, um ponto turístico tradicional que abriga um acervo de peças antigas e centro de apoio ao artesanato goiano. Quer conhecer a cidade de uma forma mais tranquila? Fique à vontade para pegar o trenzinho e conhecer pontos turísticos como o Parque Primavera, onde fica o Parque de Diversões e a Feira do Luar. Se o passeio for de noite, o trem fica cheio e todo iluminado. O passeio custa R$10,00 por pessoa. Outro lugar famoso em Caldas Novas é o centro de produção, degustação e armazenamento de cachaças e licores artesanais. A Cachaçaria Vale das Águas Quentes mostra o envelhecimento da cachaça em barris, como era feito antigamente. O local fica na Av. Coronel Bento Godoy, 2000, Estância Itanhangá, abre de segunda e sábado e feriados, das 9h às 18h30. Convention & Visitors Bureau de Caldas Novas Praça Mestre Orlando, Shopping Fonte dos Thermas Caldas Novas/GO Telefone: (64) 3453-7938 E-mail: contato@visitecaldasnovas.tur.br Mais informações em: visitecaldasnovas.tur.br
Texto por: Caroline de Oliveira
| ||
| ||