sexta-feira, 17 de junho de 2011

Turistas são recebidos com festa junina no Recife

Secretaria de Turismo do Recife promove receptivo junino

Durante o São João do Recife, os turistas serão recebidos com quadrilha e arrasta-pé para irem entrando no clima junino já no desembarque de passageiros do TIP e do Aeroporto. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, dará as boas-vindas aos visitantes com um trio de sanfoneiros e uma quadrilha junina. Serão, no total, vinte dançarinos para mostrar que o São João do Recife pega fogo desde cedo.

No Terminal Integrado de Passageiros (TIP), o receptivo será nos dias 23 e 24 de junho, das 7h às 14h. Já no Aeroporto Internacional do Recife, o forró será no período de 20 a 24 de junho, das 15h às 22h.

"O São João realizado no Recife é um dos festejos mais autênticos do Brasil. Serão 22 dias de festa para mostrar aos turistas que o recifense valoriza a tradição", afirma André Campos, secretário de Turismo do Recife.

Postos de Informações Turísticas: Todos os boxes da Prefeitura do Recife entraram no clima do São João e estão decorados para as festividades juninas com balões, bandeirolas e estrelas. Os postos vão distribuir a programação do São João com todas as dicas de arraiais da cidade.

Novo box: Durante o São João, o Sítio Trindade vai contar com um Posto de Informações Turísticas provisório, no horário de segunda a sexta, das 18h às 22h e sábado e domingo, das 14h às 22h.

São João do Recife: A programação da festa, que tem o slogan "São João tradicional, a gente faz na Capital", terá, este ano, seis polos de animação. Além do Parque Dona Lindu, a festa contará com os já conhecidos polos do Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos. Seguindo a política de descentralização cultural, a Prefeitura do Recife ainda apoia 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs). 

A programação valoriza o autêntico forró e o talento dos músicos regionais, o bailado das quadrilhas juninas, a religiosidade das procissões e o sabor marcante da culinária típica. A festa conta com 355 artistas, concursos de quadrilhas, Caravana do Forró com shows itinerantes na Forrovioca, cidade cenográfica, brincadeiras e adivinhações populares para o público infantil, Mostra de Culinária Afro, Desfile das Bandeiras e Procissão dos Santos Juninos.

Arraial do Turista – Além do polo do Parque Dona Lindu, a Zona Sul também conta com programação especial na Praça de Boa Viagem. No local, turistas e recifenses poderão vivenciar diversos ícones da tradição junina. Apresentações de coco, ciranda, forró pé-de-serra, embolada e banda de pífano irão animar o arraial. O público também poderá se divertir num karaokê com repertório de forró.

 
Caravana do Forró - A Forrovioca irá percorrer 12 pontos do Recife, animando os bairros com muito arrasta-pé. O forró itinerante levará shows de grandes nomes da música regional para vários polinhos comunitários. 


quinta-feira, 17 de março de 2011

MSC Cruzeiros realiza 2ª edição do temático Humor no próximo final de semana

 

A bordo do MSC Opera, evento promete repetir diversão da última temporada

 

A MSC Cruzeiros, líder do segmento no Brasil e na América do Sul, apresenta um dos temáticos mais esperados da temporada 2010/2011: o Cruzeiro do Humor, que após o sucesso da primeira edição, volta para mostrar aos hóspedes que sorrir é o melhor remédio para os problemas do dia-a-dia!

 

A bordo do MSC Opera, os passageiros poderão curtir shows de stand up na piscina, com apresentações de mágicas, truques, presença de caricaturista e muitas piadas. A viagem será animada e divertida, com uma programação que agradará a todos os gostos, fazendo até o hóspede mais sério sorrir.

 

Pedro Manso (Fala Silva) e Márcio Fagundes (Manguaça), comediantes do Show do Tom (Rede Record), farão apresentações dos shows “No ar e fora do ar” e “Fala Silva e seus personagens” no teatro do navio, com quadros de imitações de personagens hilários e famosos. O humorista e palestrante motivacional Rossini Macedo, o Tonho dos Couros, fará o show “Só rindo” no mesmo local.

 

O Cruzeiro do Humor terá também a participação de Matheus Ceará, que foi o grande vencedor do quadro Quem Chega Lá, do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. O humorista fará duas apresentações: “Proibido não rir” e o “Aprovado pelo Risômetro”, também no teatro. Além dessas atrações, o temático contará com a presença de Paolo Demitri, o segundo melhor mágico brasileiro que também faz apresentações de ilusionismo. Com o show “Amazing!” os hóspedes terão garantido o suspense e o humor, além de muitas gargalhadas.  

 

Segundo o coordenador do temático, Cassio Spina, a proposta deste cruzeiro é proporcionar momentos de descanso com muito bom humor aos hóspedes. “Esta é uma boa receita para garantir disposição e qualidade de vida”, afirma.

 

Paralelamente à programação do temático, o MSC Opera oferece sua própria equipe de animação, com diversas atividades, jogos e interatividade, tudo para garantir a satisfação e o encantamento dos hóspedes que preferem outro tipo de entretenimento, lazer e relaxamento. A embarcação disponibiliza também espaços como bares, restaurantes, SPA, teatro com espetáculos internacionais, vários lounges com música ao vivo, discoteca e muitos outros ambientes voltados ao descanso.

 

Confira a programação:

 

2º Cruzeiro temático do Humor

MSC Opera - 9 noites

Saída: 20/03/2011

Roteiro: Santos, Rio de Janeiro, Buenos Aires (Argentino), Punta Del Este (Uruguai), Ilhabela, e Santos.

 

Expedição fotográfica pelo Estreito de Magalhães e Terra do Fogo



Quem gosta de fotografia, aprecia dar ótimos cliques tendo a natureza como motivo e adoraria explorar uma das regiões mais primitivas e inóspitas do planeta está convidado a embarcar na M/N Forrest no próximo feriadão de páscoa. Participar de uma viagem inesquecível pelo Estreito de Magalhães e pelos fiordos e canais da Terra do Fogo, no Extremo Sul das Américas, é a proposta que Expedición Fitz Roy e Patagônia Photosafaris fazem aos fotógrafos, amadores ou profissionais, com câmeras digitais ou analógicas, mas com espírito explorador.

Com saída nos dias 21 de abril de Punta Arenas, no Chile, a viagem vai levar o fotógrafo-desbravador por locais como o Parque Marinho Francisco Coloane, Ilha Carlos III, glaciais Santa Inês, De Agostini e Áquila, entre outras impressionantes paisagens do Sul do Mundo. Pelo caminho, baleias, lobos, leões marinhos, pinguins, gansos e outros animais da fauna chilena em flagrantes ideais para aquela fotografia que vai impressionar os amigos. O pacote, com cinco dias e com todas as alimentações e bebidas incluídas custa US$ 1.770. Apenas 18 passageiros garantem lugar nessa aventura.

A Lan (www.lan.cl) tem voos para Punta Arenas partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com escala em Santiago, a capital chilena. Para mais informações sobre a expedição, acesse o site www. expedicionfitzroy.com ou www.patagoniaphotosafaris.com.


Dia a dia

Dia 20 (quarta-feira) - Punta Arenas

Chegada a Punta Arenas. À noite, reunião no hotel e jantar de boas-vindas.

Dia 21 (quinta-feira) - Enseada Otway – Ilha Carlos III

Traslado por via terrestre do hotel em Punta Arenas a Ilha Riesco. O ponto de embarque é o ancoradouro Hately. Navegação para o Parque Marinho Francisco Coloane (672 km²), perto da Ilha Carlos III.

 

Dia 22 (sexta) - Ilha Carlos III – Enseada Ballena

Logo cedo, navegação pela Enseada Ballena, rumo à Geleira Santa Inês. À tarde, busca de baleias nos arredores da Ilhota Rupert, onde podem ser observados lobos-marinhos, pinguins, e albatrozes, entre outros animais.

 

Dia 23 (sábado) - Enseada De Agostini

Depois de navegar durante a noite pelo Estreito de Magalhães, o Forerst entra no Canal Magdalena e no fiorde Kyats, rumo à Enseada De Agostini. Visita às geleiras Águila e De Agostini.

Dia 24 (domingo) - Ilha Carlos III

Retorno em direção à Ilha Carlos III para tentar novos avistamentos de baleias.

Dia 25 (segunda-feira) - Ilha Carlos III – Enseada Otway

O navio segue para o Estuário Condor, fiorde secundário do Canal Gerônimo, rodeado pelas montanhas da Ilha Riesco. Esse setor da ilha pertence à Reserva Nacional Alacalufes (23,140 km²). Nesse fiorde, visita à Lagoa Botella e outras áreas. Navegação pela Enseada Otway rumo aodestino final. Desembarque e translado para Punta Arenas.


Sobre Expediçíon Fitz Roy
Expedición Fitz Roy procura posicionar seu navio Forrest como plataforma para viagens de Interesses Especiais, como é o turismo de Natureza. A empresa tem como missão conseguir que cada um de seus passageiros viva uma experiência única e inesquecível, desfrutando da excelência dos serviços de bordo, navegando no meio de uma paisagem espetacular e envolvente, como é a vegetação exuberante da selva sempre verde da Patagônia Chilena.

Para mais informações, acesse:

Campanha oferece diária gratuita em hotéis de Foz do Iguaçu

O Destino Iguaçu lançou a quarta edição da Temporada Boa em Foz” nesta quinta-feira, 17, com o objetivo de aumentar a ocupação hoteleira na baixa temporada e movimentar a economia de Foz do Iguaçu. A promoção oferece aos turistas a quarta diária gratuita na compra de três dias de hospedagem. Sua validade é até o dia 30 de junho.
A campanha deve bater o recorde na participação dos meios de hospedagem. Ela já conta a adesão de 43 estabelecimentos – mesmo número do ano passado. A marca deve ser batida esta semana porque hotéis da cidade garantiram que abraçarão a idéia nos próximos dias. Em 2008, a ação envolveu 16 hotéis; em 2009, foram 34.
A iniciativa é uma parceria do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Regional Oeste do Paraná, ICVB (Iguassu Convention & Visitors Bureau), Secretaria Municipal de Turismo e Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Itaipu Binacional.
O foco é levar a oferta “Fique 4 – Pague 3” ao consumidor final brasileiro e estrangeiro. Para isso, o marketing da edição deste ano está focado na internet, em especial nas redes sociais. As ações virais estão presentes em sites e mídias como Facebook, Twitter, Orkut e Flickr. Confira os endereços no fim deste texto.
União - O evento de lançamento da Temporada Boa em Foz mobilizou o trade turístico do Destino Iguaçu num café da manhã realizado no Hotel Golden Tulip Internacional Foz.
Além de dirigentes das entidades, hoteleiros, operadores e agentes de turismo revalidaram o apoio à proposta que busca aquecer o setor nos próximos três meses.
Segundo o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, a estratégia reforça a imagem positiva do destino. “A campanha, além de fomentar o turismo na baixa temporada, diminuindo a sazonalidade, contribui para projetar uma imagem positiva do Destino Iguaçu”.
Para o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, a rede hoteleira está fortalecendo a promoção a cada ano. “Já temos 43 hotéis envolvidos. O período para novas inscrições continua em aberto. É importante ressaltar que aumentando o número de diárias na cidade, aumenta os gastos dos turistas em outros setores da economia”, destacou.
O vice-presidente do ICVB, Ênio Eidt, lembrou a importância das empresas divulgarem a ação em seus próprios canais de comunicação, como sites, listas de e-mails, atendimentos online via chat e redes sociais. “Queremos que a média de ocupação ao longo do ano seja de 80%. O objetivo só será alcançado com o engajamento de todos”, resumiu.
Por fim, o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, disse que o sucesso da campanha é decorrente da gestão integrada entre o poder público e a iniciativa privada. “O destino precisa tornar o turismo o seu negócio mais importante, reconhecendo o segmento como sua vocação natural”, analisou.
“Temporada Boa em Foz” tem a adesão de hotéis de grande, médio e pequeno porte. Para conhecer os inscritos e o regulamento, acesse www.temporadaboaemfoz.com.br. A promoção é válida até 30 de junho, exceto em feriados prolongados, como Tiradentes e Corpus Christi, e está sujeita à oferta de vagas e às condições comerciais dos estabelecimentos.
Serviço:
Temporada Boa em Foz
Fique 4 e pague 3
www.temporadaboaemfoz.com.br

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Programa vai qualificar 1,3 mil hotéis e pousadas para 2014

 

 

De olho nas oportunidades, Sebrae e entidade representativa dos meios de hospedagem lançam ações para capacitar pequenas empresas

Regina Xeyla

Brasília - O Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) lançam no dia 21 de fevereiro, em Brasília, o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem. O lançamento ocorre inicialmente nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Com aporte na ordem de R$ 3,3 milhões, o programa beneficiará 1,3 mil donos de pequenas pousadas e hotéis, com o objetivo de prepará-los para atender com excelência os turistas que visitarão o país.

“Queremos que a qualificação seja um legado do Sebrae para os micro e pequenos empresários, para que sejam beneficiados antes, durante e depois da realização da Copa do Mundo de 2014. A qualificação pode gerar ainda mais negócios, pois o turista que vier ao Brasil e for bem atendido vai levar uma imagem positiva do nosso país para casa e voltar outras vezes”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

O programa já foi lançado em Cuiabá, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. Os próximos destinos confirmados são Curitiba (25/2), Manaus (3/3), Salvador (15/3) e Porto Alegre (24/3).

O presidente da instituição alerta que as empresas precisam estar de olho na qualificação do atendimento e aos serviços prestados. Dados do Ministério do Turismo indicam que o número de visitantes estrangeiros no Brasil deve crescer progressivamente até 2014. Só no ano da Copa, o país espera receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do mundial. O número de brasileiros que devem viajar pelo país durante o evento esportivo deve chegar a três milhões.

Diagnóstico - O Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem é resultado de convênio firmado entre Sebrae e ABIH em 2010. A parceria prevê diversas ações com a finalidade de preparar os pequenos meios de hospedagem para o evento esportivo de 2014. Estão previstas capacitações em 32 destinos, elaboração de material voltado à gestão básica e realização de um diagnóstico para identificar o nível de competitividade de 1,5 mil empresas.

Nas capacitações, destinadas a gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras, serão abordados temas ligados à inovação da gestão, sustentabilidade, competitividade e marketing. Para incentivar aumento da competitividade também haverá novas estratégias de comercialização como uma central de negócios e incentivos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tendo como viés as vantagens da formalização.

“Nosso objetivo é fornecer aos pequenos meios de hospedagem mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável. Queremos promover a utilização de ferramentas de gestão a partir de 32 oficinas que serão realizadas”, destaca o presidente ABIH, Enrico Fermi Torquato.

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.agenciasebrae.com.br

 

 

 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

A 2ª Mostra de Turismo Sustentável, que ocorre de 16 a 18 de junho, dentro da programação do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, pretende ampliar na região a participação do turismo de base comunitária como atividade econômica. É o caso, por exemplo, dos roteiros rurais, do ecoturismo e da produção artesanal. Apesar do forte potencial, raramente essas atividades são oferecidas como atrativo turístico pelos agentes de viagem.

“Queremos convencer o agente de viagem para que ele ofereça aos turistas as opções de turismo sustentável. Porque se o agente não vende, o turismo [de base comunitária] não evolui; mas, se vende, pode gerar renda e beneficiar cada vez mais pessoas”, defendeu a diretora-executiva do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo. O Polo Iguassu é o responsável pela organização da mostra, que tem apoio da Itaipu.

Segundo Fernanda, um convênio com o Ministério do Turismo, assinado no final do ano passado, vai viabilizar a apresentação, dentro da mostra, de dez exemplos de turismo comunitário na região, além de outros dez casos selecionados pelo governo em todo o Brasil. Também está previsto o lançamento de um concurso nacional, que irá premiar oito iniciativas de turismo comunitário.

Para abrigar todas as novidades, o espaço da mostra dentro do festival
triplicou: dos 200 metros quadrados em 2010, passará para 700 metros quadrados neste ano. “A gente plantou uma sementinha no ano passado e ela já cresceu”, destacou Fernanda, ressaltando o papel dos parceiros no projeto, entre eles, a própria Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – onde está instalada a sede da entidade.

Mais qualidade

Por enquanto, o Polo Iguassu está selecionando os exemplos regionais que serão apresentados na mostra. Fernanda comentou que a orientação do Ministério do Turismo é levar produtos já razoavelmente estruturados, que possam ser oferecidos de imediato para o mercado. Por isso, é possível que o número seja inferior aos dez previstos.

“Não tem problema se não conseguirmos os dez. Procuramos mais a qualidade que a quantidade. Se a gente tiver três ou quatro funcionando, ótimo. Será positivo até para fazer uma ‘inveja boa’ para o vizinho”, brincou. Fernanda salientou que a parceria com o Ministério do Turismo vai possibilitar que o projeto tenha sequência mesmo após o Festival de Turismo, inclusive com a apresentação de exemplos locais em outras feiras do País e até do exterior. “O principal é preparar as iniciativas locais para inseri-las no mercado. Esse é o nosso desafio”.


Serviço:
O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu e a 2ª Mostra de Turismo Sustentável ocorrem de 16 a 18 de junho, no Rafain Palace Hotel. Mais informações no site do Polo Iguassu (www.poloiguassu.org).

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Paraíso desconhecido


Com apoio do Ministério do Turismo (MTur), Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e
Região divulga Bonito (MS) para operadores e agentes de viagem das regiões Sul e Sudeste


Brasília, DF (04/02/2011) – Um aquário natural, em meio a grutas e cachoeiras, ambiente ideal para aventureiros e amantes da natureza. O destino sul-matogrossense, como o próprio nome já diz, faz bonito. Para promover o município no mercado nacional, a Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (Atratur), com apoio do Ministério do Turismo (MTur), realizou visitas a operadores e agentes de viagem de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Durante as visitas, foram distribuídos kits, produzidos com apoio do MTur, com folders promocionais, em inglês e espanhol, e DVDs, com informações sobre o destino e 24 sugestões de passeios pela região.

“A ação foi bem positiva, nós não tínhamos material promocional de qualidade. Durante as vistas às empresas, os agentes relataram que queriam vender o destino, mas não tinham informações suficientes”, destaca a secretária da Atratur, Nádila Pereira. Por meio da ação, foram produzidos, 15 mil folders e mil DVDs.

Segundo Pereira, o material foi bem recebido pelos empresários e a associação já espera incremento do fluxo turístico no médio prazo. “Em uma das visitas, um turista estava na agência para comprar um pacote e mudou o destino para Bonito, ao ver o vídeo promocional que estava sendo apresentado aos agentes”, conta Pereira.

Em levantamento realizado pela Atratur, os empresários apontaram a falta de informação como a maior dificuldade para vender o destino Bonito (MS), seguida pelo preço e acesso. Para solucionar os gargalos enfrentados pelo destino e buscar alternativas, a Atratur promoveu encontro com o Conselho Municipal de Turismo de Bonito.

A ação está entre os dez projetos selecionados pelo MTur, por meio do Processo de Seleção de Projetos de Apoio à Comercialização, realizado no final de 2009. Na ocasião, foram recebidas 181 propostas, entre as quais foram selecionadas dez distribuídas pelas cinco regiões brasileiras.

Segundo o coordenador-geral de Apoio à Comercialização, Bruno Reis, a ideia do processo de seleção foi agregar valor e apoiar a comercialização dos destinos brasileiros, por meio de ações de consolidação e divulgação da imagem dos destinos pelo país.

Para mais informações, acesse http://www.atrativosbonito.com.br/