quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Iguape pode comemorar aniversário com tombamento federal do centro histórico

O dia 3 de dezembro de 2009 promete ser de muita festa na cidade de Iguape, no Vale do Ribeira, litoral de São Paulo. Além de comemorar os 471 anos de fundação, a comunidade aguarda pelo anúncio do tombamento do centro histórico que poderá ser decidido neste mesmo dia pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. A proposta é uma das quatro a serem avaliadas durante o encontro dos conselheiros que acontecerá na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais.

A expectativa da população é receber o reconhecimento pela vinculação do núcleo urbano de Iguape, não só com o processo histórico da formação e ocupação do território brasileiro, mas também com o desenvolvimento do país, desde o início da colonização, passando pelo Ciclo do Ouro, no século XVI, a cultura do arroz, no século XIX, e a do chá, no século XX, diretamente vinculada com a imigração japonesa para a região.

Dentro da política do Iphan de ampliação dos bens protegidos, a proposta de tombamento de Iguape enquadra-se num projeto maior, que busca um plano de valorização e desenvolvimento estratégico do Vale do Ribeira. Desde 2008, Iphan e prefeitura de Iguape trabalham juntos na preservação patrimonial. Vale citar os estudos que vêm sendo feitos desde 2008 para que o município receba a chancela de paisagem cultural, além dos processos de tombamento de 14 bens localizados em áreas rurais de Registro e Iguape, relacionados com a imigração japonesa, em avaliação pela área jurídica do Iphan. Coroando a parceria, a Casa do Patrimônio de Iguape, a primeira do país, foi inaugurada em 2009, viabilizando a gestão do sítio histórico e o desenvolvimento de ações conjuntas. O imóvel cedido pela prefeitura é a base para a instalação de um escritório técnico do Iphan na cidade.

 

Iguape e a busca pela proteção federal

O núcleo urbano de Iguape está entre os mais bem preservados centros históricos de São Paulo, com arquitetura e urbanismo capazes de contar sua trajetória. Ao longo da história da Superintendência do Iphan em São Paulo, o município de Iguape foi objeto de interesse. Na década de 1940, Hermann Kruse foi encarregado pelo escritório regional de ir a Iguape para fazer o levantamento de plantas e documentação fotográfica de edifícios antigos (igrejas, residências, fortes antigos etc.), pesquisas em sambaquis ou outro monumento com interesse artístico ou histórico. Em seu relatório ele destacou: "Iguape é um colosso. Tem uma infinidade de construções, cujas idades ninguém pode saber. Todas elas construções de pedra e cal".

Em 1968 o tema foi retomado pelo senador Lino de Mattos que solicitou ao Iphan tombamento do núcleo urbano de Iguape. O pedido gerou resposta de Lucio Costa, que, consultando a documentação existente nos arquivos da instituição, se mostrou interessado na proteção do núcleo urbano. Em 1975 diversos bens imóveis do centro histórico de Iguape foram tombados pelo estado de São Paulo.

Para a proposta de tombamento, a arquiteta do Iphan, Flávia Brito do Nascimento, defende que a arquitetura ainda existente no Vale do Ribeira e seus bens naturais permitem compreender os processos sociais e culturais que são de interesse para o campo da memória e do patrimônio. Segundo ela, a complexidade e a singularidade do patrimônio material da região resultam da sua história, de seu povoamento, das estratégias e contingências econômicas, do território e das sociabilidades, que são sua paisagem cultural. Agora, em 2009, a área proposta para tombamento de Iguape compreende o centro histórico, o antigo sistema portuário fluvial e marítimo, incluindo o Canal do Valo Grande e o Morro da Espia.

A formação de Iguape


O litoral do Vale do Ribeira foi local chave para a projeção de expedições ao sertão, desde os primeiros tempos da conquista ibérica. Deste período são os municípios de Cananéia e Iguape, construídos em pedra e cal, erguidos por ordem da Coroa Portuguesa para abrigar a administração pública, ocupar e proteger o território. Voltadas para as funções portuárias, as primeiras comunidades foram também o contato com o interior, pelo rio Ribeira de Iguape, que transportava os produtos ao mesmo tempo em que se definiam os modos de ser e de construir.

Fundada em 1538, Iguape está localizada entre marcos importantes da região, como o Morro da Espia, o Canal do Valo Grande e o braço de mar chamado Mar Pequeno, que foram fundamentais na formação do núcleo urbano e fazem parte dele. O centro histórico mantém ainda hoje diversas características do urbanismo português, como a implantação, o traçado urbano, estruturas de quarteirão e loteamento, além das praças que têm papel importante na vida social, política e cultural da comunidade.

A arquitetura da cidade também acompanha a história e os ciclos econômicos. São casas e sobrados erguidos no século XVI durante a exploração do ouro; imóveis ligados à construção naval a partir de meados do século XVIII; e os que representam da cultura de arroz no século XIX. Como destaques estão o Sobrado do Toledo, exemplar neoclássico, e as casas da Rua das Neves, ou do chamado Funil, o mais antigo conjunto arquitetônico da cidade. O cenário religioso também é muito forte na formação cultural e arquitetônica, tendo a Igreja do Bom Jesus de Iguape, que atrai milhares de romeiros de todo Brasil para a festa do padroeiro, inaugurada em 1858, como centro da malha urbana.

 

Assessoria de Comunicação Iphan/Monumenta

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brasil tem primeira praia com certificação sócio-ambiental



Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), recebeu o selo Bandeira Azul depois de cumprir critérios nas áreas de educação ambiental, segurança e qualidade da água e meio ambiente costeiro

Brasília (30/11/09) O Brasil entrou neste domingo (29) para o seleto grupo de países com praias certificadas, quando uma bandeira azul foi fincada em Jurerê Internacional, na ilha de Florianópolis (SC). A praia catarinense é a primeira da América do Sul a ostentar o selo Bandeira Azul, uma certificação sócio-ambiental para o litoral concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE).

Em todo o mundo são 3,2 mil marinas e praias certificadas por essa organização não governamental, atualmente com sede na Dinamarca. A FEE é composta por uma rede de 59 países de todos os continentes. “Points” internacionais como a região do Algarve (Portugal), Ibiza (Espanha) e Côte D´Azur (França) são alguns dos locais onde a bandeira azul tremula.

“Para receber o selo, os candidatos devem cumprir diversos critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, e de qualidade da água e do meio ambiente costeiro”, explica Marinês Scherer, do Instituto Ambiental Ratones (IAR), coordenadora do programa Bandeira Azul no Brasil.

No Brasil, que se agregou à FEE há dois anos, o projeto Bandeira Azul funciona em fase experimental. Inicialmente foram selecionadas 10 praias e depois da avaliação apenas 5 continuaram no páreo. Duas em Santa Catarina, 2 em São Paulo e 1 no Espírito Santo. Os principais motivos de eliminação do processo, segundo Scherer, dizem respeito à qualidade da água, devido ao lançamento de esgotos, e ocupações irregulares na orla.

O selo tem validade de um ano. Pode ser renovado depois de nova avaliação e aprovação do júri nacional e internacional, do qual faz parte o Ministério do Turismo.


Turismo 100% promove curso de auditor em Ouro Preto (MG)




Programa estimula a certificação e o controle de qualidade no Turismo

Brasília (30/11/09) Com a proposta de transformar o Brasil em um destino mais seguro, confiável e competitivo no mercado internacional, o programa Turismo 100%, promove, nesta semana (30/11 a 04/12), em Ouro Preto (MG), o curso de Auditor de Sistema de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem – Região Sudeste. O objetivo é incentivar o monitoramento e controle de qualidade no Turismo conforme as normas brasileiras (NBR). O curso é voltado para profissionais com experiência em sistemas de gestão e do setor turístico.

Segundo o coordenador-geral de Qualificação e Certificação do MTur, Luciano Paixão, o Turismo 100% faz parte da estratégia nacional para preparar o país para grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e Olimpíadas, por meio ao estímulo à certificação e à elaboração de normas que garantam mais qualidade, credibilidade e segurança nos serviços turísticos.

O Turismo 100% é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), sob gestão do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Durante o curso, que terá 40 horas, serão apresentadas técnicas e práticas de auditoria, bem como o ciclo da auditoria e as competências do auditor (norma ABNT NBR 15333) e a norma ABNT NBR 15401 sobre certificação de sistemas de gestão da sustentabilidade em meios de hospedagem. Além do curso de auditor em meios de hospedagem, o programa oferece o curso de Auditor de Sistema de Gestão da Segurança no Turismo de Aventura.

Na primeira fase do projeto, em 2008, foram ministrados cinco cursos, dois para a formação de auditores na Norma de Turismo Sustentável nas regiões Sul e Sudeste, e três para a formação de auditores na Norma de Segurança para Turismo de Aventura, também nessas regiões. Nesta segunda fase, os mesmos cursos serão ministrados nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

Turismo 100%

Para incentivar a certificação de empreendimentos, ocupações, profissionais e produtos turísticos e, assim, estimular a formação de uma rede nacional de organizações e serviços de alto padrão, o programa prevê, além dos cursos de auditores, a realização de 20 seminários até 2011 nas 12 nas cidades-sede da Copa de 2014 e em oito destinos prioritários para o MTur. O objetivo é reforçar a importância da aplicação das normas técnicas brasileiras do Turismo. Atualmente existem 60 normas técnicas para o setor turístico no Brasil, dessas 18 normatizam o segmento de Turismo de Aventura.

Além dos seminários, estão previstos a realização de workshops internacionais, estudos de mercado e a distribuição de cartilhas de sensibilização. O primeiro workshop internacional sobre normalização e certificação no Turismo acontecerá em abril de 2010, em Foz do Iguaçu (PR), durante à reunião do Comitê Técnico Internacional da ISO. 

Segundo o coordenador do Turismo 100% no IBQP, Rômulo Viel, “com a realização dessas ações pretende-se incentivar a certificação de empreendimentos, pessoas e produtos turísticos, e assim formar uma rede de organizações e serviços com garantia de qualidade, como já existe em muitos produtos e serviços de alto padrão”. 

Para mais informações sobre o Turismo 100%, acesse o www.ibqp.org.br/turismo100.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quem disse que destino não se escolhe?

 

Quem disse que destino não se escolhe?

 

Portal do Turismo oferece mais interatividade e informação ao internauta

 

As belezas dos 65 destinos indutores e dos 87 roteiros do Programa de Regionalização do Turismo ganharam nova roupagem este mês. Já está na página principal do Portal do Turismo a aba de destinos brasileiros. A ferramenta foi remodelada e disponibiliza novos recursos para os internautas, como vídeos, fotos e mapas.

 

Com o canal Destinos, é possível viajar em um mapa interativo do Brasil, em que o usuário tem acesso aos destinos e roteiros apoiados pelo Ministério do Turismo (MTur) em cada estado do País. Se o visitante escolher, por exemplo, a Bahia e clicar no destino Maraú terá acesso às fotos da região incluídas no banco de imagens do MTur, os segmentos turísticos desenvolvidos no município e atrações turísticas imperdíveis.

 

Além disso, há informações importantes para qualquer viagem, como clima, mapas, acessos rodoviários, distâncias e telefones úteis. Ainda tomando Maraú como exemplo, o turista que visitar - ou que já conheça o município - pode inserir comentários, fotos e até um vídeo que mostre sua passagem no local.

 

De acordo com a coordenadora geral de Portais e Marketing Online do MTur, Francesca Tomaselli, a página está alinhada às campanhas de promoção do ministério. "Os textos são bastante leves. Queremos que as pessoas se encantem com os destinos brasileiros", afirma.

 

Segundo ela, a base de conteúdo da página foram os 65 destinos indutores e os 87 roteiros do Programa de Regionalização do Turismo, previstos no Plano Nacional do Turismo 2007-2010. Mas a intenção é que os internautas ajudem a construir o conteúdo do portal. "O objetivo é fazer a promoção do Brasil como destino turístico, mostrando a diversidade do País, sem excluir nenhuma região", explica.

 

O internauta Rodrigo Soares Rodrigues já visitou a página de Ilha Grande (RJ) e deixou seu comentário: "Não deixe de visitar a ilha grande e fazer um passeio em volta da ilha. Nunca imaginei visualizar imagens tão bonitas ao vivo e a cores. Praias lindas e perfeitas para um passeio com a namorada ou com a família. Dica: não deixe de fazer o passeio de lancha em volta de toda a ilha. Em um dia de sol é mais que perfeito!". Rodrigues também aproveitou a oportunidade e inseriu três fotos.

 

Nos próximos dias, a aba 'Destinos' também vai exibir informações sobre pacotes do Vai Brasil, informações sobre os hotéis e pousadas cadastrados no Portal de Hospedagem, além da previsão do tempo para os destinos do portal.

 

OS 65 DESTINOS

 

O Plano Nacional de Turismo 2007/2010 – uma Viagem de Inclusão, lançado pelo Ministério do Turismo tem como objetivos gerais desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando diversidades regionais, culturais e naturais; promover o turismo como um fator de inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda e pela inclusão da atividade na pauta de consumo de todos os brasileiros; e fomentar a competitividade do produto turístico brasileiro nos mercados nacional e internacional e atrair divisas para o País.

 

Este documento estipula como uma de suas metas a estruturação de 65 destinos turísticos e 87 roteiros com padrão de qualidade internacional para servirem de modelos indutores para o desenvolvimento turístico-regional.

 

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Turismo forte no sul de Minas

Sebrae-MG aponta estratégias para atrair mais turistas

A região das Águas, no sul de Minas Gerais, deve aproveitar as principais riquezas naturais, como as águas minerais com propriedades terapêuticas, as montanhas, que chegam a 3 mil metros de altitude, e a produção de café de alta qualidade para atrair mais turistas.

A proposta de criar e divulgar um novo posicionamento de mercado para o turismo na região das Águas faz parte do projeto criado pelo Sebrae-MG para reforçar a competitividade do setor. A intenção é transformar a região, conhecida pelo turismo termal, em destinos que oferecem atrativos relacionadas à natureza e bem-estar.

Para isso, desde o início do ano, analistas do Sebrae-MG e da consultoria espanhola Competitiveness realizaram estudos nas empresas da cadeia produtiva e em destinos turísticos de outras regiões que possuem semelhança com a região das Águas.

Os estudos apontaram que a região das Águas deve criar estratégias para se aproximar do mercado, desenvolver produtos e serviços inovadores, comunicar de forma conjunta, construir e modernizar hospedagens, melhorar a infraestrutura urbana e interurbana, capacitar e formar profissionais.

A secretária de Turismo, Érica Drumond, afirmou que não deve existir concorrência entre as cidades. "O mercado é imenso. Temos que trabalhar em rede. O turista vai optar pela região, por suas belezas e atividades, não pela cidade", afirma.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, "o turismo movimenta toda a economia, gerando desenvolvimento, emprego e renda para toda a região".

Para cada área de melhoria apontada no projeto (veja quadro) foi desenvolvido um cronograma de ações que serão executadas pelos empresários e acompanhadas por técnicos do Sebrae-MG e Secretaria de Estado de Turismo. A participação dos empresários nas ações é espontânea. Informações no site: www.competitividadedasaguas.com.br

Estratégias

Atividades

Criação da identidade da região

Definição dos elementos que serão divulgados como diferencial da região

Aproximação com o mercado

Oferecer produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes

Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores

Criar atividades turísticas relacionadas à natureza. Dar mais opções de lazer ao cliente

Criação e modernização de hospedagens

Apoiar a adequação das hospedagens (design, arquitetura e serviços a serem oferecidos)

Comunicação

Construção do plano de comunicação conjunta

Infraestrutura

Melhorar a infraestrutura da região em parceria com instituições públicas

Capacitação

Capacitação em gestão para empresários e formação de mão de obra.

Assessoria de Imprensa Sebrae-MG: (31) 3379-9278/9276

 
 

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

rio 2016

TURISMO SERÁ UM DOS GRANDES BENEFICIADOS COM OLIMPÍADAS NO RIO DE JANEIRO

Pela primeira vez o COI elege uma cidade da América do Sul para sediar os Jogos Olímpicos. Com cenário exuberante, a Cidade Maravilhosa fará da edição 2016 um evento sensacional e significará um salto para a imagem do país como destino turístico

A cidade do Rio de Janeiro foi eleita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), nessa sexta-feira (02), para sediar os 31º Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016. A previsão é que o aumento no número de turistas estrangeiros no Brasil em 2016 seja de 10% a 15% superior ao que será registrado no ano anterior (2015).

Para se ter uma ideia do montante que isso pode representar em divisas no futuro, basta lembrar que dados atuais do Banco Central revelaram um ingresso recorde de dólares no Brasil no ano de 2008. Os turistas estrangeiros gastaram no país US$ 5,785 bilhões, 133% a mais do que 2003. Mesmo nos anos anteriores, os investimentos e obras gerados com as Olimpíadas devem impulsionar o setor, especialmente com turistas de negócios.

Concorrendo com Madrid, Chicago e Tóquio, o Rio de Janeiro já sinalizava que poderia ganhar o pleito quando, no último relatório de avaliação das quatro cidades concorrentes divulgado pelo COI, seu dossiê foi qualificado como "de muito alta qualidade".

O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, que integrou a delegação brasileira em Copenhague, avaliou os ganhos do país com o evento em 2016. "Parabenizo a todas as pessoas e entidades envolvidas nesse projeto vitorioso. É um dia de muita comemoração para todos nós, brasileiros, que pela primeira vez organizaremos um dos mais importantes eventos de todo o planeta. As Olimpíadas vão proporcionar uma exposição e promoção não só da cidade, mas de todo o Brasil no exterior. Será um ganho incalculável para nosso turismo e a nossa economia no longo prazo", disse Barretto.

Primeira cidade a sediar uma Olimpíada na América do Sul e famosa por possuir algumas das paisagens naturais mais belas do mundo, a Cidade Maravilhosa, como é chamada pelos brasileiros, fará dessa edição dos jogos um evento sensacional. Não apenas por possuir todos os requisitos para sediar um evento de grande porte e importância como uma Olimpíada, mas por oferecer aos atletas a oportunidade de realizar suas provas olímpicas em um cenário exuberante, e atrair turistas que, igualmente, poderão desfrutar da beleza e dos segmentos turísticos do Rio de Janeiro e também de outras cidades do Brasil.

"A realização dos Jogos Olímpicos, antecedidos por uma Copa do Mundo de Futebol, além de um enorme legado de infraestrutura que tem impacto direto no turismo, significará pelo menos quatro anos de uma mega campanha publicitária, que transformará a imagem do país. É uma grande oportunidade de promoção e vamos mostrar o mundo que, além de belas praias, diversidade cultural e natural, temos também infraestrutura para nos consolidarmos como um dos grandes destinos de eventos internacionais do mundo", avalia Jeanine Pires, presidente da Embratur.

A decisão do COI levou em consideração parâmetros como desenvolvimento econômico, infraestrutura, segurança e alojamento, além da beleza do local e a alegria do povo carioca, que apoiou a candidatura do Rio em 85%. Além de vitória para o esporte e para a economia do Rio de Janeiro e do Brasil, sediar uma Olimpíada será, para o turismo brasileiro, uma grande oportunidade para mostrar o forte potencial turístico que possui. Recente pesquisa da empresa ORC Worldwide constatou que a combinação entre custo, efetividade, paixão, hospitalidade, paisagens e clima torna o Rio de Janeiro o local ideal para os turistas que acompanharem os Jogos Olímpicos.

Outros estudos revelam que o Rio de Janeiro é uma cidade que merece sediar eventos como esse e, porque não, ser conhecida por todos. Eleita cidade mais feliz do mundo, segundo pesquisa feita com 10 mil pessoas em 20 países pela revista econômica Forbes, o Rio de Janeiro também recebeu o título de cidade mais cordial do mundo, proferido pelas universidades de Michigan e da Califórnia. Além disso, teve um dos seus principais monumentos, o Cristo Redentor, eleito como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, o destino turístico brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros a lazer é o Rio de Janeiro (30,2%). No segmento de negócios, eventos e convenções, o Rio aparece como segundo destino mais visitado, com 24,7%.

Dados do turismo brasileiro

· O Brasil ocupa o 7º lugar como destino de eventos internacionais no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), a maior entidade internacional do segmento de meetings do mundo.

· O Fórum Econômico Mundial, na terceira edição do Relatório de Competitividade em Viagens & Turismo, divulgada este ano, classifica o Brasil em 45º lugar, dos 133 países analisados. É o primeiro da América do Sul. No item recursos naturais, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking.

· Estudo divulgado também em 2009 pelo World Travel and Tourism Council (WTTC) afirma que o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking da economia do turismo, entre os 181 países pesquisados, e em primeiro lugar entre os países latino-americanos.

Perfil do turista estrangeiro que vai ao Rio de Janeiro

· Dos turistas estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro, 22,5% são dos Estados Unidos; 8,1% são da França; 6,9% da Argentina; 5,8% são da Inglaterra e 4,9% são do Chile.

· A principal motivação do turista estrangeiro que elege a Cidade Maravilhosa para viajar é o lazer (53,1%). A segunda fica por conta de negócios, eventos e convenções (28,5%).

· O segmento de lazer mais procurado pelo turista estrangeiro que escolhe o Rio de Janeiro é Sol & Praia (44,6%), seguido de Cultura (22,1%), Ecoturismo (20,6%) e Esportes (6,0%). A permanência média do turista estrangeiro no Rio de Janeiro é de 15,5 dias e o gasto médio é de US$ 90,1 por dia.

Assessoria de Comunicação

Rio 2016

A ABBTUR - Associação Brasileira de bacharéis de Turismo -  São Paulo congratula a todos os profissionais, gestores públicos e empresários que tornaram a realização das Olimpíadas no Brasil em 2016 um sonho verdadeiro.

Aos bacharéis em turismo, fica a prova de que o sucesso e o alcance de resultados inacreditáveis independe de qualquer regulamentação profissional. Depende de Profissionalismo e Engajamento.

Acredite sempre. Trabalhe muito. Empreenda todos os dias. Crie soluções. Inove seu discurso. Revolucione sua mente. Envolva-se. Participe!

Todos são muito bem vindos a ABBTUR São Paulo.