quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Roteiro Primavera no Rio de Janeiro (O que fazer)

 

 

 

 

Rio de flores, cores e sabores 

Parques e jardins da capital fluminense são um convite para celebrar a Primavera

 

parque

 

Famoso pelas praias que vão do Leme ao Pontal, o Rio de Janeiro abriga também uma diversidade de parques e jardins que brotam aos olhos dos visitantes durante a primavera.  

 

jardim 02

 

Entre os atrativos mais ilustres está o Jardim Botânico, que reúne centenas de coleções raras de bromélias e orquídeas, além de árvores centenárias e plantas exóticas. Isso tudo sem falar no belo caminho envolto de palmeiras imperiais, que já virou cartão postal da cidade (foto). Fundado em 1808 por Dom João VI, o Jardim Botânico também guarda obras de artes, como as estátuas de Eco e Narciso de mestre Valentim e o Portal da Academia de Belas Artes, projetado por Grandjean de Montigny. 

 

museu

 

Já no bairro de Santa Teresa está o Museu Chácara do Céu, lugar perfeito para curtir cultura, natureza e uma belíssima vista de 360 graus da cidade. O museu conta com exposições fixas e temporárias, e mantêm dois cômodos originalmente mobiliados, preservando a antiga residência do colecionador Raymundo Castro Maya. Seu acervo tem quadros da época modernista, como Guignard, Di Cavalcanti e Portinari, além de pinturas da capital fluminense no século 19. 

 

escadaria

 

Vizinho dali, está o boêmio bairro da Lapa. Um bom caminho para chegar até lá é descer os 215 degraus da colorida Escadaria Selarón, do pintor e ceramista chileno Jorge Selarón. Com 125 metros, a escadaria mais famosa do Rio de Janeiro é composta de 2 mil azulejos provenientes de mais de 60 países. 

 

feira

 

Mas chegando lá em baixo, o que fazer? Além daquela foto nos tradicionais Arcos da Lapa, vale a pena dar uma esticada até a Rua do Lavradio e imediações, onde acontece, todo primeiro sábado do mês, a Feira Rio Antigo. Entre os dias 18 e 28 de outubro, a região estará enfeitada para o Oktoberfest Rio Festival. Com 10 dias de programação, a versão carioca da festa alemã vai contar com circuitos gastronômico e cervejeiro, com a participação de bares e restaurantes da Lapa, Cinelândia, Lavradio, Tiradentes e Carioca. As casas terão pelo menos três pratos alemães no cardápio e uma variedade de chopes e cervejas artesanais. Nos dias 21 e 28 de outubro, será a vez da Oktoberfest Rio Parade, com programação nas ruas, desfiles de carros de grupos folclóricos e bandas.  

 

jardim

 

Saindo do Centro em direção à Zona Sul, a dica é passear pelo Parque do Flamengo, uma das mais completas aéreas de lazer da cidade. No local, espaços para futebol, caminhada, tênis, vôlei, bicicleta, skate, patins, entre outros. Para quem curte corrida, o parque será o ponto de partida da etapa Primavera do Circuito das Estações Caixa, no dia 1º de outubro. Outro importante destaque do parque é o belo paisagismo dos seus jardins projetado por Burle Marx, que, aliás, conta com um sítio aberto para visitação na Zona Oeste do Rio. 

 

vista arena

 

Antes de seguir até a região, vale a pena apreciar as belezas naturais do Arpoador, trecho compreendido entre as praias de Copacabana e Ipanema. E por que não curtir o incrível visual em um rooftop acompanhado de drinks, música e um mergulho na piscina? O hotel Arena Ipanema oferece essa comodidade em seus pacotes de day use, onde é possível desfrutar das áreas sociais do empreendimento, incluindo a piscina, sem precisar estar hospedado.  

 

lagoa

 

Já na Zona Oeste, o visitante tem a oportunidade de apreciar uma variedade de parques, sítios e até pantanal. É na Barra da Tijuca que acontece o tour pelo 'Pantanal Carioca', uma opção de lazer que agrega consciência ambiental e turismo durante um passeio de balsa pela Lagoa de Marapendi. O trajeto é acompanhado de biólogos que apresentam a fauna e flora nativa, entre eles jacarés, diferentes espécies de aves e peixes, flores e plantas. 

 

sitio

     

Não muito distante dali está o Sítio Burle Marx, situado em Barra de Guaratiba. Segundo o paisagista Alexandre Monteiro, além do sítio, a região é um prato cheio para quem gosta de paisagismo. 

 

"O bairro concentra centenas de produtores de plantas ornamentais. A produção desta área tem origem na década de 50, por influência do Roberto Burle Marx que viveu em seu sítio. Referência mundial em termos de pesquisa no tema, o local traz uma oportunidade para se aproximar um pouco mais da flora brasileira e conhecer a vida do mestre do paisagismo", explica. Mas atenção: toda visita precisa ser agendada previamente. 

 

Inserido em uma extensão de vegetação nativa, o Sítio Roberto Burle Marx detém uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Reconhecido como patrimônio cultural brasileiro desde 1985, o Museu-Casa Burle Marx realiza diversas atividades culturais e funciona como uma escola de paisagismo, botânica e artes em geral. 

 

Arredores 

 

pousada

 

Para quem tiver mais tempo no Rio de Janeiro, vale a pena dar uma esticadinha até a histórica Paraty. Durante a primavera, o charmoso munícipio vai receber o Festival Mimo, entre os dias 06 a 08 de outubro. O maior festival gratuito de música instrumental do país desembarca na cidade ocupando igrejas, museus e parques. Durante o período, a Pousada Porto Imperial, que faz parte da Associação Roteiros de Charme, oferece pacote de duas diárias, para casal, a partir de R$ 1.320,00, com direito a café da manhã. 

 

Serviço:

 

O que fazer: 

 

Jardim Botânico

 

Museu Chácara do Céu

 

Escadaria Selarón 

R. Joaquim Silva, s/n - Centro

 

Sítio Roberto Burle Marx

 

Passeio pelo Pantanal Carioca (empresas que fazem)

 

Onde ficar: 

 

Arena Hotéis 

 

Pousada Porto Imperial 

Rua Ten. Francisco Antônio, s/nº - Paraty 

 

Onde comer: 

 

Coordenadas Bar

 

Novidade no badalado bairro Botafogo, na Zona Sul da cidade, o bar tem uma programação com shows ao vivo às terças-feiras e pista de dança com DJs de quinta à sábado.