Da Agência Brasil
Brasília - Para ajudar o turista a não ter problemas durante a viajem, o Ministério do Turismo (MTur) lança a segunda edição do guia de bolso Viaje Legal. A cartilha, disponível na página da campanha na internet, traz dicas sobre como planejar e organizar a viagem; aproveitar melhor o destino escolhido e o que fazer em caso de imprevistos, como cancelamento de voos, overbooking [superlotação] em hotéis e violações do direito do consumidor.
Os temas abordados pelo guia foram baseados nas reclamações e denúncias que o ministério recebe e em informações de outros órgãos, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Infraero e Ministério da Saúde. Outra proposta do guia é deixar mais fácil de entender informações da legislação atual que possam ajudar o turista.
O guia traz recomendações sobre compra de pacotes de viagem, transporte de animais, quebra de contrato de serviços turísticos, ingresso de produtos de origem orgânica no Brasil e cuidados com a documentação exigida para embarque em ônibus e aeronaves. Também auxilia o viajante sobre como proceder diante de situações como extravio de bagagem, contaminação por alimentos e acidentes com animais peçonhentos.
Pela página da campanha Viaje Legal na internet, o viajante também pode acessar o Cadastur, sistema no qual é possível consultar empresas e profissionais do setor regularizados no Ministério do Turismo.
A primeira versão do guia, lançada em janeiro de 2011. Para o MTur, o ideal seria publicar os guias no período que antecede as férias escolares e fazer a distribuição em aeroportos, rodoviárias e centros de atendimento ao turista, mas não há previsão para isso.
Edição: Vinicius Doria
domingo, 10 de julho de 2011
quinta-feira, 7 de julho de 2011
A atividade turística em comunidades: o desenvolvimento do turismo de base comunitária
A atividade turística em comunidades: o desenvolvimento do turismo de base comunitária
O turismo de base comunitária é um modelo novo de turismo, que vem propondo diferentes ideias sobre o modo de viajar, voltado a troca de informação entre o visitante, o visitado e o local. Contrapõem-se ao turismo de massa, que a cada dia vem gerando mais problemas nos destinos e consequentemente aos moradores.
Análise dos processos de armazenagem de alimentos no Thermas e Resort Mabu em Foz do Iguaçu-PR
Análise dos processos de armazenagem de alimentos no Thermas e Resort Mabu em Foz do Iguaçu-PR
Os objetivos do presente estudo são: analisar a estrutura do Departamento de Alimentos e Bebidas (A&B) do Thermas e Resort Mabu de Foz do Iguaçu-Pr e descrever os seus processos de armazenagem de alimentos. Tal pesquisa é de cunho qualitativo e as técnicas abrangeram pesquisas de campo no referido hotel. Como resultados foi perceptível visualizar que o meio de hospedagem possui um planejamento coerente e adequado quanto aos seus procedimentos de manuseio e armazenagem dos alimentos.
Curitiba
Sou paranaense e orgulhosamente curitibana, nascida em plena primavera da década de 1990, século passado, certamente um dos meus filhos assim o dirá um dia - Mamãe, você nasceu no outro século!
Curitiba, nas palavras de Dalton Trevisan, um dos seus célebres moradores é ódio e paixão, pois bem, fico com a paixão. Minha, ou melhor, nossa querida Curitiba que tem o seu tempo muito democrático, as 4 estações do ano são possíveis por aqui em uma única manhã, se revelando assim uma aconchegante e acolhedora capital que está entre as melhores do Brasil para se viver, visto que é referência nacional de planejamento urbano e qualidade de vida. Possuidora de um exemplar sistema da transporte público Curitiba inclusive já foi inspiradora para outros países.
Convido os leitores a tomar um café na rua XV de novembro em uma belíssima manhã de inverno e desfrutar dos pequenos detalhes que fazem de Curitiba colecionadora de renomados títulos que inflam o ego dos curit ibanos. No cenário da rua XV vários registros históricos de manifestações, protestos, mobilizações, onde a cidade toma corpo, se une e clama em uma única voz.
Outro local muito visitado e apreciado é o famoso parque Barigui, que é um ponto de encontro de diferentes tribos, dos que andam, dos que correm, dos que pedalam ou dos que apenas sentam na grama e contemplam o céu e a natureza.
A beleza das praças, vastos parques, e de uma população preocupada com o meio ambiente, fazem desta metrópole a famosa capital ecológica, a capital dos que separam o lixo que não é lixo.
Deixo aqui o meu sentir que está distante de ser ufanista e cego. Enxergo os problemas da minha cidade, porém tenho a certeza que estamos muito a frente de farta parcela nacional, com avanços que estão visivelmente mais frequentes.
(Thaise Mattar Assad é Acadêmica de Direito)
Assinar:
Postagens (Atom)