sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O verde e as águas do Espírito Santo

Roteiro capixaba reúne história, dunas, praias, lagoas e forró


Brasília (07/01/11) – Já tem destino para a próxima viagem? A Rota do Verde e das Águas, no Espírito Santo, permite ao turista desfrutar a história da região, a gastronomia de fechar os olhos, o ambiente paradisíaco das praias e a badalação ao ritmo do forró. O roteiro compreende os municípios de Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.



Em Aracruz, distante 50 km da capital, Vitória, o turista pode vivenciar o dia a dia e o artesanato das tribos Tupiniquim e Guarani.



Já Linhares – Paraíso das Águas – encanta por abrigar 25 % das reservas de Mata Atlântica do estado e 64 lagoas, entre as quais se destaca a Lagoa Juparanã. Ela é conhecida por suas praias de águas transparentes e calmas, boa pedida para a prática de esportes náuticos e um entardecer de cartão-postal.



Próximo a Linhares, em Regência, o turista pode aprender mais sobre o Projeto Tamar, voltado para preservação de tartarugas-marinhas.



E que tal embarcar no passado da região pelo seu patrimônio histórico-cultural? Em São Mateus, ao norte do estado, o porto e os casarões dos séculos XVIII e XIX são as atrações. Se o objetivo é badalação, a ilha Guriri, ligada ao continente por ponte sobre o Rio Mariricu, é o destino ideal.



Já no extremo norte, em Conceição da Barra – capital capixaba do forró e ponto final do roteiro –, o cenário que impressiona são as dunas e praias do Parque Nacional de Itaúnas, reconhecido como Patrimônio da Humanidade.





94 motivos para viajar pelo Brasil



As atrações fazem parte do roteiro Rota do Verde e das Águas, estruturado pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional.



Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na revista Roteiros do Brasil 2010.

Para acessá-la, clique em:

www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/05revista_roteiros.html

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FÉRIAS PROGRAMADAS - STELLA BARROS

 

 

STELLA BARROS LANÇA “FÉRIAS PROGRAMADAS”

Baixa do dólar e pagamento prévio parcelado facilita viagem para o exterior

 

 

Quando se fala em férias, geralmente, o maior vilão é o dinheiro. Mas com a Stella Barros viajar está cada vez mais fácil. E com o lançamento do “férias programadas” não é preciso mais esquentar a cabeça para realizar a tão desejada viagem para o exterior.

- O programa proporciona ao cliente a chance de planejar e pagar com antecedência produtos e pacotes oferecidos pela operadora, mediante pagamento prévio mensal, no valor mínimo de R$ 300,00 (trezentos reais), por um período máximo de 24 meses – explica Marcello Neves, gerente comercial da Stella Barros (SP).

Depois de contratar o serviço, o participante poderá acompanhar sua movimentação através de extrato online, protegido por senha. Os valores dos pacotes de viagem internacional são fixados em dólar. Porém, o pagamento deverá ser feito somente em real.

- A diferença (para crédito ou débito) é acertada no ato da compra do pacote – diz Marcello.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Férias online

Vai Brasil entrega ferramenta completa para operadores.

Em breve, campanha na web entrará no ar

 

São Paulo (20/12) – A equipe do Vai Brasil entregou, na última semana, a ferramenta completa de uso do sistema para os 25 operadores associados. Trata-se de uma plataforma de comércio eletrônico, desenvolvida com recursos do MTur e de operadoras de turismo. ”A ousadia do projeto está em conciliar os interesses e peculiaridades dos negócios de 25 diferentes operadoras”, disse o presidente da Braztoa, Eduardo Barbosa. A partir de agora, os operadores deverão cadastrar produtos que ainda não estão no sistema e iniciar a comercialização. Ajustes eventuais poderão ser feitos.

 

 

“O VB era uma vitrine de vendas, quando surgiu, anos atrás”, diz Enzo Arns, coordenador do projeto. “Hoje ele é um grande banco de dados, o que o faz único.” Estão cadastrados, neste momento, 36 operadores no total, 1.328 receptivos, 5.462 agências, nove companhias aéreas, 2.331 meios de hospedagem, 20 redes de hospedagem, 285 locadoras, 31 parques e nove seguradoras de viagem.

 

 

Essa nova plataforma de comércio eletrônico disponibiliza, de forma totalmente online, a montagem e reserva de pacotes turísticos. Isso permite a compra de pacotes dinâmicos, nos quais os usuários podem montar sua viagem da forma que quiser – ou em um pacote tradicional ou no modelo que ele desejar.

 

 

A ferramenta integrada permite a cada elo da cadeia cadastrar seu próprio produto, o que dá mais agilidade e assegura a localização da melhor tarifa. Uma das novidades é que toda a transação realizada conta com o acompanhamento de uma agência de viagem, como forma de garantir a segurança da compra e entrega do produto. Essa iniciativa é única em um portal de vendas on-line, comissionando o agente em até 10%, valor superior inclusive ao de vários produtos com que o agente trabalha hoje no mercado “off-line”.

 

 

Desde novembro, a equipe do VB já realizou 30 treinamentos em todo o Brasil capacitando profissionais de companhias aéreas, meios de hospedagem, locadoras de veículos, parques, turismo receptivo, seguradoras de viagem e empresas de transporte rodoviário. Dos 500 empresários participantes, 92% se consideram aptos a usar a nova ferramenta.

 

 

Juliana Saraiva Lima, gerente de contas do Beach Park Suítes, em Fortaleza (CE), participou do treinamento e gostou muito do VB: “É mais uma forma de comercializar, de divulgar nossos produtos”. Para Juliana, “não tem porque não participar”. Já para Rodrigo Gonzáles, gerente do Cassinotour Receptivo, de Foz do Iguaçu (PR), a ferramenta pode abrir “novas oportunidades de negócios”.

 

 

A partir de janeiro, mais 30 treinamentos estão previstos. Também começará a ser veiculada, na mídia eletrônica, uma campanha de divulgação da nova plataforma. Confira a ferramenta no www.vaibrasil.com.br.

Parques associados à Adibra são ótimas opções de lazer

 

Parques associados à Adibra são ótimas opções de lazer

Nas férias de verão tem atração para todos os gostos

Programar as férias de verão para a criançada é um tarefa tão divertida quanto brincar. Para dar uma refrescada na estação mais quente do ano, os parques aquáticos geralmente são os primeiros da lista. Mas também quem preferir não sair da sua cidade tem sempre um parque itinerante por perto.

Esse setor é muito amplo e é uma ótima opção para aproveitar a estação mais quente do ano. Os entretenimentos parceiros da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) têm espetáculos, brinquedos, filmes e muitas novidades que garantem a diversão de toda a família.

Confira algumas sugestões imperdíveis! 

Alpen Park (RS): o parque conta com uma nova frota de quadriciclos para os passeios pela mata nativa que o envolve. É possível filmar essa aventura que tem a duração de aproximadamente 40 minutos através de uma câmera acoplada ao capacete. O filme custa R$ 40 e ficará gravado em um CD. O passeio individual custa R$ 90,00 e o duplo R$ 120,00. Crianças de até 10 anos acompanhadas por um adulto no quadriciclo não pagam.

O Alpen Park também tem outra novidade para a temporada de verão: a o filme “Pânico no Museu”. Com vinte minutos de duração, o filme conta a história de um guarda noturno de um museu onde as antiguidades subitamente ganham vida. Além da visão em três dimensões com óculos especiais, a projeção simula movimentos nas poltronas, rajadas de vento e respingos d’água, de modo que o público interage diretamente com a história vista na tela. “Pânico no Museu” ficará em cartaz por um ano, já o “Quem mexeu no meu chocolate”, exibido nos últimos meses, continuará em cartaz. O ingresso para o Alpen 4D custa R$ 17,00. Para a temporada de verão está prevista a estreia de novos filmes. O parque funciona das 9h00 às 18h00, diariamente, até o dia 16 de janeiro. Depois, de terças a domingos no mesmo horário. (Mais informações: www.alpenpark.com.br)

AlpenPark_quadriciclos 02.JPG

 

Beto Carrero World (SC): No dia 28/12 o parque completa 19 anos de atividades sem parar de crescer e se aprimorar. Algumas atrações e novidades imperdíveis: espetáculo O Sonho do Cowboy – Um musical Beto Carrero World, estreado em dezembro. Trata-se da história de um menino pobre e sonhador que envolve o público com sua fantasia. Inspirado no sonho de infância de João Batista Murad, de ser um grande herói, a obra é um tributo à figura de Beto Carrero. Esse espetáculo está incluso no valor do passaporte e é apresentado diariamente ao final das tardes.

A mais radical montanha-russa da América Latina, o Fire Whip tem 40 metros de altura, cinco loopings, 700 metros de extensão e atinge uma velocidade de quase 100 km/h. Com uma capacidade de atendimento de até 1.100 passageiros por hora, proporciona um sobrevôo por lagos e cachoeiras, em área cenográfica construída especialmente para a nova atração.

Já o Extreme Show é pura adrenalina. A emocionante perseguição entre carros e motos, além da coragem e habilidade dos pilotos, faz de Extreme um espetáculo ímpar no Brasil e no mundo. O espetáculo também está incluso no passaporte e pode ser visto todos os dias de funcionamento do Parque, sem custo adicional. A bilheteria do parque abre as 8h30, dando início das suas atividades às 9h00. O encerramento do funcionamento dos brinquedos acontece às 18h00 e o encerramento geral às 19h00 (Mais informações  www.betocarrero.com.br).

Beto Carrero_FireWhip5.jpg

 

Cidade das Abelhas (SP): Localizada em uma grande área de preservação ambiental de 150 mil metros2 - entre os municípios de Embu, Cotia e Itapecerica da Serra. Neste Parque Ecológico é possível encontrar atrações para todos os gostos e idades como o “Arbelhismo” (trilhas aéreas protegidas por telas de segurança, com mais de três metros de altura no meio da Mata Atlântica), pula-pula com a entrada em formato de abelha gigante e o Tobogã Abelha, além do novo brinquedo infantil Sweet Bee. O Parque funcionará nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, estando fechado dias 24 e 25.  Abre no domingo, dia 26, bem como nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, fechando dias 31 e 1º de janeiro. Abre dia 2 e retorna às suas atividades normais dia 4 de janeiro de 2011. (Mais informações www.cidadedasabelhas.com.br).

Cidade das Abelhas f em alta.JPG

Hop Hari (SP): A temporada de Verão 2011 vai de 2 de janeiro a 20 de março. O tema do evento é “Alice no país mais divertido do mundo” e conta com uma programação cheia de novidades: shows de rua, sessão de fotos com os personagens, autógrafos e um inesquecível desfile com diversos cenários no final do dia. Neste período, o parque funcionará das 10h às 20h.

No final de tarde, um momento de magia tomará conta da rua principal de Kaminda Mundi, quando será realizada a Parada Mágica de Verão, reunindo todos os personagens para um incrível desfile ao som de uma trilha sonora desenvolvida exclusivamente para a temporada de Verão de Hopi Hari. Em 2011, a grande novidade são carros cenográficos que deixarão o desfile ainda mais imperdível e encantador. Consulte os dias de abertura do parque no site www.hopihari.com.br).

HopiHariDSC01404.jpg

 

Nicolândia (DF): o parque tem com novas atrações: o Mini Enteprise, um brinquedo infantil (helicópteros) para crianças de 1,10 a 1,40 metros de altura. Consiste em helicópteros para os pequenos. Em janeiro, chega ao parque o famoso e radical Samba, comprado do parque de diversões do Michael Jackson (EUA). O parque oferece aos seus frequentadores uma estrutura completa com diversas atrações, entre brinquedos, jogos e praça de alimentação. Hoje são 32 brinquedos - entre os emocionantes, Super Friesbee, Ranger, Crazy Dance e Colossu’s Loop (montanha russa com looping) e aos convencionais, autopista, carrossel, tobogã, minhocão, rally, entre outros -, que o tornam um parque de diversões completo, para todos os gostos e idades. O parque funciona de terça a sexta-feira, das 14h às 21h. Sábados e domingos, das 10h às 21h. (Mais informações: www.nicolandiacenterpark.com.br).

Nicolandia_SuperFriesbee2.jpg

 

Park do Gorilão (Ribeirão Preto - SP): durante as férias de verão, o parque abrirá também às segundas-feiras de janeiro e fevereiro. Além disso, de segunda a quarta-feira, durante os meses de férias, o passaporte terá 50% de desconto, com direito a uma bola de brinde.  A grande novidade das férias no Park do Gorilão é a “Casa Maluca do Mr. Chaplin”, onde é possível caminhar por um labirinto em que os pisos se movem e objetos tentam fazer você cair ou desviar do caminho. O brinquedo, fabricado na Itália, com um percurso de 400 m, é indicado também para crianças (menores de um metro de altura devem estar acompanhados de um adulto pagante), mas são os jovens e adultos que mais procuram o Mr. Chaplin. (Mais informações www.gorilao.com.br).

ParkGorilao_Foto Chaplin 2.jpg

 

Playcenter (SP): o parque faz uma ação especial de outubro a março de 2011. É o Cartão PlayVerão, que será vendido no Parque durante a estação. Com esse cartão, pessoal e intransferível, o visitante poderá retornar ao Playcenter quantas vezes quiser até o dia 27 de março de 2011 sem pagar nada. Os visitantes poderão adquirir o cartão no dia da visita ao Playcenter, na bilheteria do Parque ou no ponto de venda localizado na praça de alimentação. O PlayVerão custa R$15 (para portadores de passaportes comprados através das  bilheterias ou pontos de vendas do Playcenter) ou R$36 (para portadores de cortesias, replay escolar, ou qualquer outra gratuidade). A promoção é válida até o dia 6 de março de 2011, exceto para dias de eventos exclusivos.

O Playcenter também oferece um pacote especial para as férias. Quem visitar o parque nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro, ganha um desconto de 50% no valor do passaporte da alegria adulto. O passaporte de R$ 49,90 fica pelo preço de R$ 24,95. Lembrando que esta promoção é válida somente para quem comprar nas bilheterias do Parque. O Playcenter funciona aos sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 19h00. (Mais informações www.playcenter.com.br).

Show Play (SP): é um Grupo dedicado às atividades de entretenimento que possui 26 parques de diversões, com identidades diferentes, em vários Shopping Centers distribuídos pelo Brasil. A empresa tem parceria com o Itaú, através da ação intitulada Hoje é dia de desconto cujo benefício é que o banco paga 50% do ingresso. Essa promoção está presente em todas as lojas da Show Play por todo o período de férias. Mais informações sobre a promoção é só acessar o site www.ingressocomdesconto.com.br. Já no site www.showplay.com.br/parques é possível localizar todas as lojas com as informações necessárias para contato direto, saber das suas promoções, atrações e horários de funcionamento.

 

Wet’n Wild (Itupeva-SP): Nos dias 24 e 25 de dezembro, das 10h00 às 18h00, o parque aquático realiza a quarta edição do Natal Oriental com shows, exposições e comida típica. Com programação especial para imigrantes, descendentes dos países orientais e para todos que admiram essa tradição. Para o evento, o parque trabalha com a venda de ingresso promocional. Os visitantes poderão comprar pela internet por R$ 39,90 somente na Wetshop (www.wetnwild.com.br). Mais informações pelo site pelo telefone: (11) 4496-8000.

 

 

Wet_Orienal_24122008_011.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Centros de Convenções ampliam espaços em Curitiba

De acordo com dados do Curitiba Convention & Visitors Bureau, entidade privada sem fins lucrativos mantida para incentivar o desenvolvimento turístico de Curitiba, em 2010 foram captados 20 novos eventos técnico científicos que acontecerão entre 2011 e 2014. Somente estes eventos devem injetar cerca de R$ 87 milhões na economia local. De olho neste crescente mercado dois centros de convenções de Curitiba entregarão já em 2011, reformas, ampliações e adaptações que favorecerão um crescimento ainda maior do setor.

O centro de convenções multifuncional do Grupo Positivo, Expo Unimed Curitiba, está sendo ampliado para oferecer, a partir de maio de 2011, mais uma área de 2.725 m². Atualmente, o Expo Unimed dispõe de mais de 8.300 m² de área construída e paredes modulares para possibilitar a realização de eventos de pequeno, médio e grande portes. O novo espaço, chamado de Asa 3, contará com dois pisos, sendo a área inferior com paredes removíveis e a superior com cinco salas fixas e com equipamentos multimídia, ideal para reuniões, palestras e workshops. De acordo com o diretor-geral do Expo Unimed Curitiba, Marcelo Franco, o projeto de ampliação do espaço busca atender novos eventos, ainda maiores dos que já são realizados no centro. "A ampliação nos capacitou a fechar contratos de grandes eventos que não poderiam ser realizados aqui se não houvesse esse novo espaço", conta o diretor, fazendo menção aos congressos brasileiros de Análises Clínicas, de Nutrição Parenteral e Enteral, e de Manutenção, todos a serem realizados em 2011.Com a reforma, o Expo Unimed Curitiba aumentará sua área total de 8.365 m² para 11.535 m² e área para exposições de 6.508 m² para 7.633 m².

Já o Centro de Eventos da FIEP (CIETEP), além da instalação de ar condicionado no complexo já existente e a retirada de paredes que fragmentavam o espaço, também oferecerá, à partir de julho do ano que vem, um novo bloco com 2.000 m². Também está em andamento a adequação do piso superior do atual complexo onde serão implantadas várias salas, adaptação que atende principalmente eventos da área médica que em geral promovem debates, fóruns e apresentação de trabalhos como eventos paralelos. Um terreno vizinho já foi adquirido e abrigará um estacionamento, complementando o que já existe. Somadas as metragens serão 10.000 m² voltados a exposições e feiras e outros 2.500 m² para mostras e congressos.

Para Moacir Moura, gerente de eventos e alimentação do CIETEP, o mercado de eventos só tende a melhorar daqui para frente. "É difícil apontar um setor que não irá crescer e este desenvolvimento automaticamente gera eventos, a necessidade de encontros, discussões e qualificação profissional", declarou. "Em 2010 realizamos 450 eventos e esperamos um aumento de no mínimo 20% para ano que vem", projetou Moacir. 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Turismo se mobiliza contra exploração sexual de crianças e adolescentes

 Campanha foi lançada com sucesso nas cidades-sede dos jogos da Copa de 2014

Com a realização de debates e seminários e a distribuição de materiais em aeroportos e pontos turísticos das 12 cidades-sede dos jogos da Copa de 2014 e de João Pessoa, foi lançada no dia 09/12, quinta-feira, a campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes. Exploração sexual não é turismo, é crime”. A ação integra o projeto Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, do Ministério do Turismo e Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, visando conscientizar para prevenir contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e garantir uma Copa do Mundo com sustentabilidade para o turismo brasileiro, em todos os sentidos.

O lançamento da Campanha aconteceu após intenso período de preparação, voltada especialmente a profissionais do setor público e privado do turismo, nas cidades-sede. Foram realizados Cursos de Formação de Multiplicadores que resultaram em Planos de Ação Estaduais, assinatura da carta de compromisso e também oficinas, que deram origem às responsabilidades do setor em cada cidade-sede.

Redes sociais e novo portal - A Campanha foi lançada também nas redes sociais com sucesso. Em apenas cinco dias, 6.500 seguidores já estão no twitter. As redes espalham informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo. O coordenador de comunicação e marketing do Projeto no CET/UnB, Davi Bimbatti, ressalta que o Projeto trabalha dentro de uma perspectiva de marketing social, buscando levar o indivíduo a refletir e adotar uma nova postura quanto ao problema. “A campanha mostrou que o Brasil está fazendo a lição de casa muito bem feita”, enfatiza Bimbatti.

Siga a Campanha nas redes sociais:
Twitter: http://twitter.com/golpelavida
Facebook: Perfil: http://www.facebook.com/golpelavida
Fã Page: http://on.fb.me/golpelavida
Orkut: Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17077471123094204426
Flickr: http://www.flickr.com/golpelavida