segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Centros de Convenções ampliam espaços em Curitiba

De acordo com dados do Curitiba Convention & Visitors Bureau, entidade privada sem fins lucrativos mantida para incentivar o desenvolvimento turístico de Curitiba, em 2010 foram captados 20 novos eventos técnico científicos que acontecerão entre 2011 e 2014. Somente estes eventos devem injetar cerca de R$ 87 milhões na economia local. De olho neste crescente mercado dois centros de convenções de Curitiba entregarão já em 2011, reformas, ampliações e adaptações que favorecerão um crescimento ainda maior do setor.

O centro de convenções multifuncional do Grupo Positivo, Expo Unimed Curitiba, está sendo ampliado para oferecer, a partir de maio de 2011, mais uma área de 2.725 m². Atualmente, o Expo Unimed dispõe de mais de 8.300 m² de área construída e paredes modulares para possibilitar a realização de eventos de pequeno, médio e grande portes. O novo espaço, chamado de Asa 3, contará com dois pisos, sendo a área inferior com paredes removíveis e a superior com cinco salas fixas e com equipamentos multimídia, ideal para reuniões, palestras e workshops. De acordo com o diretor-geral do Expo Unimed Curitiba, Marcelo Franco, o projeto de ampliação do espaço busca atender novos eventos, ainda maiores dos que já são realizados no centro. "A ampliação nos capacitou a fechar contratos de grandes eventos que não poderiam ser realizados aqui se não houvesse esse novo espaço", conta o diretor, fazendo menção aos congressos brasileiros de Análises Clínicas, de Nutrição Parenteral e Enteral, e de Manutenção, todos a serem realizados em 2011.Com a reforma, o Expo Unimed Curitiba aumentará sua área total de 8.365 m² para 11.535 m² e área para exposições de 6.508 m² para 7.633 m².

Já o Centro de Eventos da FIEP (CIETEP), além da instalação de ar condicionado no complexo já existente e a retirada de paredes que fragmentavam o espaço, também oferecerá, à partir de julho do ano que vem, um novo bloco com 2.000 m². Também está em andamento a adequação do piso superior do atual complexo onde serão implantadas várias salas, adaptação que atende principalmente eventos da área médica que em geral promovem debates, fóruns e apresentação de trabalhos como eventos paralelos. Um terreno vizinho já foi adquirido e abrigará um estacionamento, complementando o que já existe. Somadas as metragens serão 10.000 m² voltados a exposições e feiras e outros 2.500 m² para mostras e congressos.

Para Moacir Moura, gerente de eventos e alimentação do CIETEP, o mercado de eventos só tende a melhorar daqui para frente. "É difícil apontar um setor que não irá crescer e este desenvolvimento automaticamente gera eventos, a necessidade de encontros, discussões e qualificação profissional", declarou. "Em 2010 realizamos 450 eventos e esperamos um aumento de no mínimo 20% para ano que vem", projetou Moacir. 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Turismo se mobiliza contra exploração sexual de crianças e adolescentes

 Campanha foi lançada com sucesso nas cidades-sede dos jogos da Copa de 2014

Com a realização de debates e seminários e a distribuição de materiais em aeroportos e pontos turísticos das 12 cidades-sede dos jogos da Copa de 2014 e de João Pessoa, foi lançada no dia 09/12, quinta-feira, a campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes. Exploração sexual não é turismo, é crime”. A ação integra o projeto Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, do Ministério do Turismo e Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, visando conscientizar para prevenir contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e garantir uma Copa do Mundo com sustentabilidade para o turismo brasileiro, em todos os sentidos.

O lançamento da Campanha aconteceu após intenso período de preparação, voltada especialmente a profissionais do setor público e privado do turismo, nas cidades-sede. Foram realizados Cursos de Formação de Multiplicadores que resultaram em Planos de Ação Estaduais, assinatura da carta de compromisso e também oficinas, que deram origem às responsabilidades do setor em cada cidade-sede.

Redes sociais e novo portal - A Campanha foi lançada também nas redes sociais com sucesso. Em apenas cinco dias, 6.500 seguidores já estão no twitter. As redes espalham informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo. O coordenador de comunicação e marketing do Projeto no CET/UnB, Davi Bimbatti, ressalta que o Projeto trabalha dentro de uma perspectiva de marketing social, buscando levar o indivíduo a refletir e adotar uma nova postura quanto ao problema. “A campanha mostrou que o Brasil está fazendo a lição de casa muito bem feita”, enfatiza Bimbatti.

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domingo, 28 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS


Podemos definir uma agência de viagens como uma empresa privada que trabalha como intermediária entre seus clientes e determinados prestadores de serviços turísticos, ou seja, empresas aéreas, hotéis, empresas marítimas, tendo como atividade fim vender produtos e serviços relacionados com essas viagens, mas com um diferencial atrativo para seus clientes, fazendo tudo se tornar mais fácil e agradavel.

Dentro desta concepção o Agente de Viagens é aquele que exerce uma função dentro da agência de viagem, sendo incumbido de esclarecer aos interessados tudo sobre viagens comerciais, turismo, roteiros especificos, congressos, informando aos interessados tudo o que é pertinente para a satisfação do cliente. Uma das agências de viagens mais antiga é a Britânica Cox & Kings, criada em 1758 quando foi organizada uma excurção para transportar pessoas para um congresso.

 As agências de viagem se desenvolveram em meados de 1920 com o desenvolvimento da aviação comercial. Aqui no Brasil surgiram no início do seculo XX com a comercialização das passagens marítimas e passagens férreas. Tem-se notícia que a primeira agência no Brasil foi criada no Rio de Janeiro pela famíilia Cinelli em 1901, e em São Paulo, a Casa Aliança em 1911. Diante do surgimento das empresas, naturalmente surgiu a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, criada no ano de 1953, com o fim de representar os interesses destas empresas e difundir o turismo em nosso país.

Podemos definir as agências de viagens como as emissivas que atuam com o turismo emissivo, emitindo passagens para várias partes do território nacional ou internacional, podendo atuar também como receptiva. A agência receptiva atua no mercado interno e/ou externo, dependendo da região, recepcionando turistas que vêm de várias partes do território nacional ou internacional. As agências consolidadoras fornecem às agências, tanto pequenas como médias, os preços e voos de diversas companhias aéreas credenciadas e as Agências Escola que geralmente estão localizadas nas faculdades com o objetivo formar alunos para trabalhar na área de turismo. Estes agentes de viagens na maioria estão registradas na Associação Internacional de Transportes Aéreos, IATA, que por sua vez, são registrados, no caso do Brasil, no Ministerio do Turismo.

Não sendo diferente dos outros segmentos da economia de nosso país, com a chegada da internet  mudou o cenário das agências. Neste compasso, as empresas aéreas começaram a comercializar suas passagens diretamente aos seus clientes com o intuito de aumentar suas vendas e consequentemente deixaram de comissionar os agentes de viagens pelas vendas. Neste aspecto é muito importante deixar claro a importância das agências de viagens ou dos agentes de viagens, pois, para leigos na área, a informação vinda de pessoas ou empresas que se dedicam a matéria passam aos viajantes toda a informação e segurança necessária, o que na maioria das vezes não se consegue ao adquirir bilhetes através da internet.

 As agencias de viagens têm cada vez mais investido nos seus sites disponibilizando roteiros turísticos, viagens de negócios, congressos, sempre com objetivo de prestar informação aos seus clientes. Sabemos que através de uma consulta on line podemos comparar preços de passagens, aluguel de automóveis, mas é bom lembrar que o serviço prestado pelos agentes de viagens é de suma importância, trata-se de uma consulta como se fosse um médico. A tranquilidade passada pelas agências de viagens lhe permitirá desfrutar de sua viagem sem o transtorno de estar preocupado em reservas, horários, etc.

Quando tratamos de nossa viagem através de uma agência de viagem, sabemos da responsabilidade que esta tem, principalmente quando fundamentada no nosso Código de Defesa do Consumidor e Legislação Civil. Esta responsabilidade da agência de viagem podemos comprovar com as respostas de reservas imediatas, atendimento pessoal eficaz, diferentemente de quando realizamos compra on line. Acredito que toda pessoa que pretenda viajar, seja a negócios ou a passeio, deve consultar o site da ABAV para obter informações para evitar transtornos futuros.

*** Artigo escrito por Fernando Piffer, advogado do escritório Fernando Quercia Advogados Associados

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Turismo Rural e Ecológico é opção de lazer para este feriado


Turismo rural e ecológico é opção para este feriado

Programação cultural oferece aos brasilienses atividades para sair da rotina

Amanda Viviele

Ar puro, comida caseira e tranquilidade. É isso que a programação do Festival do Turismo Rural – Cultura e Diversidade, que continua até 9 de novembro, tem como sugestão para as famílias brasilienses neste feriado. Para aquelas que querem inovar e torná-lo inesquecível, os hotéis fazenda, restaurantes rurais, sítios pedagógicos e pesque-pagues do DF e Entorno oferecem várias atividades, que ajudarão os brasilienses a sair da rotina e aproveitar a natureza.

Com festa tradicional e folclórica, o Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande quer colocar toda a família para entrar na dança e eleger um casal para ser o Rei e a Rainha da celebração. Antigo quilombo goiano, o Distrito de Santa Rosa (GO) deu origem à festa que hoje é tradição no estado. Trata-se de uma brincadeira em que todos dançam músicas caipiras e os melhores são coroados reis e rainhas do baile. Começa assim a caça à rainha: o primeiro que a encontrar ganhará hospedagem completa, incluindo alimentação e estadia no hotel. Seguindo em cortejo até a sede, a cerimônia será concluída e os sanfoneiros e violeiros locais alegrarão o restante da noite.

"Com a programação do festival, além de desfrutarem do contato com a natureza, os brasilienses poderão conhecer um pouco mais da cultura do campo", ressalta a presidente do Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do DF - RuralTur, Maria Inês Ávila.  Ao som de MPB e de música sertaneja, com direito a histórias em volta da fogueira e exposição de artesanatos locais, o Rancho Aguilhada e o Araras Hotel Fazenda prepararam uma programação que pretende agradar a todos, disponibilizando guias para trilhas, cavalgadas e visitas ao Buraco das Araras.

 

Para os apreciadores da culinária goiana e mineira, a Fazenda Velha aguçará o paladar com o circuito da mandioca, no qual os participantes poderão degustar quitutes feitos com o alimento e aprender a produzir bolos, biscoitos e tapiocas. Além disso, durante a oficina de gastronomia rural os visitantes poderão levar receitas antigas para incluí-las no Espaço da Memória, um pequeno museu montando dentro da própria fazenda.

 

Descontos especiais

Além das atrações preparadas especialmente para o festival, algumas propriedades participantes oferecem descontos para as atividades realizadas aos sábados durante o evento. Na Fazenda Recreio Dinizlândia, por exemplo, o passaporte para o Parque Mundo Radical estará com 50% de desconto. Lá, as crianças podem brincar em muro de escalada, tirolesa, kart cross, passeio a cavalo, entre outros. De R$ 15, por R$ 7,50.

 

No Hotel Fazenda Vale do Arco Íris o desconto é de 20% na hospedagem de sábado para domingo. O valor, que normalmente é R$ 198, será R$ 158, incluindo café da manhã, almoço, jantar e as atividades de lazer da fazenda.

 

O festival é realizado em 16 propriedades do DF e Entorno e tem o apoio da Administração Regional de Sobradinho e do Sebrae no DF. A programação completa está disponível no site www.turismoruraldf.com.br.

 

 

Serviço:

 

Festival do Turismo Rural e Ecológico – Cultura e Diversidade

Data: Até 9 de novembro

Programação completa: www.turismoruraldf.com.br



 


 

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Um passo importante

 

Catorze estados já inscreveram propostas de prevenção à exploração sexual no Portal de Convênios do Governo Federal

 

Brasília (08/10/2010) – A primeira fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo já tem bons resultados. Dois meses após o fim dos cursos de multiplicadores na temática, 14 estados já inseriram propostas de ações de prevenção dos casos no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv).

 

A primeira etapa do projeto consistiu na formação de 163 agentes multiplicadores das 27 unidades da Federação. Durante os cursos, representantes de entidades públicas e da sociedade civil foram capacitados para sensibilizar donos de hotéis, restaurantes, agências de viagens e demais atores do setor sobre a importância de não permitir a prática do crime em seus estabelecimentos.

 

Além disso, os participantes elaboraram planos de ação estaduais. O Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou recursos para que os documentos se tornassem ações práticas. De acordo com a coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância, Elisabeth Bahia, o valor inicial para cada proposta foi de R$ 120 mil.

 

"Cada estado tem uma realidade. São necessidades, distâncias e prioridades diferentes. Por isso, vamos analisar e discutir as propostas separadamente", explicou. Ela conta que um dos projetos apresentados ao MTur já foi aprovado – o de Recife, que prevê a sensibilização dos prestadores de serviços das 11 rotas turísticas do estado.

 

Os outros estados que inseriram propostas foram: Amazonas, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Alguns deles, como o Rio de Janeiro, inseriram mais de uma proposta no Siconv. No total, 21 projetos foram apresentados.

 

Parque Nacional do Iguaçu deve receber 25 mil no feriado de Nossa Senhora

O Parque Nacional do Iguaçu prepara uma operação especial para atender os turistas no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. De 9 a 12 de outubro o atrativo deve receber 25 mil turistas. A expectativa é baseada nos dados estatísticos e num aumento de demanda dos países vizinhos, como Argentina e Paraguai, que também comemoram a data.

Para agilizar o atendimento aos visitantes, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. preparam uma recepção com reforço de monitores e funcionários nas bilheterias, aumento na frota de ônibus e ampliação do horário de visitas. A medida visa garantir aos turistas mais tempo para desfrutarem o passeio na unidade de conservação.

O dia de maior movimentação deve ser o domingo, 10, quando o Parque Nacional do Iguaçu abrirá às 8 horas — uma hora mais cedo em relação ao horário normal. O atendimento das bilheterias será das 8h às 17 horas; do estacionamento, das 7h30 às 20 horas; e o retorno do último ônibus, saindo de Porto Canoas, com previsão para as 19h30.

 

Serviço:
Atendimento no Parque Nacional do Iguaçu

Data: 9, 11 e 12 de outubro
Horário:  9h às 17 horas

Domingo

Data: 10 de outubro

Horário: 8h às 17 horas