terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Rafting: opção para turismo de aventura e contato com a natureza a 85 km de Curitiba


Estar em contato com a natureza, energizando-se nas águas correntes de um rio em meio a uma paisagem contagiante. Estes são alguns dos benefícios de um esporte que tem se consolidado cada vez mais como produto turístico: o Rafting.


No Paraná um dos locais mais conhecidos para a prática do Rafting é o Rio Ribeira. Localizado em Cerro Azul, a cerca de 85 km de Curitiba, o rio oferece aproximadamente 10 km de corredeiras onde é possível praticar o esporte em graus de dificuldade diferentes que variam do nível I ao III, favorecendo não só a participação de pessoas à procura de emoção, mas também de toda a família, uma vez que permite crianças a partir de oito anos. "Atualmente existe uma série de normas que regulamentam o turismo de aventura no Brasil. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável por esta regulamentação, o que torna o Rafting bastante seguro reduzindo o risco de acidentes para praticamente zero", explica Daniel Spinelli diretor da Praia Secreta Expedições, empresa que organiza grupos para praticar Rafting no Rio Ribeira. A empresa opera na região desde 2005 e aten de cerca de 1.500 pessoas por temporada. "Desde o mês passado tem aumentado a procura pelo passeio que chega a seu ápice no verão devido ao calor e às férias", relata.



Sobre - O rafting é a descida de rios com corredeiras em botes infláveis onde um condutor coordena a equipe que rema e aprecia as paisagens durante o passeio. As empresas que operam os percursos devem oferecer ao participante todos os equipamentos necessários como bote, remo, capacete, colete salva vidas, além de seguro atividade e condutores especializados de acordo com normas ABNT. Para aproveitar bem o passeio é indicado usar roupas leves e simples como shorts, camiseta e tênis. Não é permitido entrar nos botes descalço. Na mochila não deixe faltar repelente e protetor solar.



Pacote - Para praticar rafting como atividade turística não é preciso grande investimento. Os pacotes custam de R$ 62 a R$ 139 por pessoa e incluem todos os equipamentos necessários, o acompanhamento de condutores e seguro atividade. O que diferencia o valor são os níveis de dificuldade do trajeto e itens opcionais como alimentação e imagens do praticante durante a descida. A Praia Secreta Expedições oferece várias modalidades para o passeio. O Rafting Expedição é um percurso de cinco horas realizado na parte mais agitada do rio indicado para pessoas com alguma experiência e que buscam mais emoção. O Rafting Classe II é ideal para iniciantes e tem duas horas de duração. Tem ainda um pacote especial para crianças acima de quatro anos e o Rafting Noturno, realizado em noites de lua cheia. Mais informações no site www.praiasecreta.com.br ou (41) 3256-3333.

Nenhum comentário:

Postar um comentário