sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Turismo forte no sul de Minas

Sebrae-MG aponta estratégias para atrair mais turistas

A região das Águas, no sul de Minas Gerais, deve aproveitar as principais riquezas naturais, como as águas minerais com propriedades terapêuticas, as montanhas, que chegam a 3 mil metros de altitude, e a produção de café de alta qualidade para atrair mais turistas.

A proposta de criar e divulgar um novo posicionamento de mercado para o turismo na região das Águas faz parte do projeto criado pelo Sebrae-MG para reforçar a competitividade do setor. A intenção é transformar a região, conhecida pelo turismo termal, em destinos que oferecem atrativos relacionadas à natureza e bem-estar.

Para isso, desde o início do ano, analistas do Sebrae-MG e da consultoria espanhola Competitiveness realizaram estudos nas empresas da cadeia produtiva e em destinos turísticos de outras regiões que possuem semelhança com a região das Águas.

Os estudos apontaram que a região das Águas deve criar estratégias para se aproximar do mercado, desenvolver produtos e serviços inovadores, comunicar de forma conjunta, construir e modernizar hospedagens, melhorar a infraestrutura urbana e interurbana, capacitar e formar profissionais.

A secretária de Turismo, Érica Drumond, afirmou que não deve existir concorrência entre as cidades. "O mercado é imenso. Temos que trabalhar em rede. O turista vai optar pela região, por suas belezas e atividades, não pela cidade", afirma.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, "o turismo movimenta toda a economia, gerando desenvolvimento, emprego e renda para toda a região".

Para cada área de melhoria apontada no projeto (veja quadro) foi desenvolvido um cronograma de ações que serão executadas pelos empresários e acompanhadas por técnicos do Sebrae-MG e Secretaria de Estado de Turismo. A participação dos empresários nas ações é espontânea. Informações no site: www.competitividadedasaguas.com.br

Estratégias

Atividades

Criação da identidade da região

Definição dos elementos que serão divulgados como diferencial da região

Aproximação com o mercado

Oferecer produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes

Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores

Criar atividades turísticas relacionadas à natureza. Dar mais opções de lazer ao cliente

Criação e modernização de hospedagens

Apoiar a adequação das hospedagens (design, arquitetura e serviços a serem oferecidos)

Comunicação

Construção do plano de comunicação conjunta

Infraestrutura

Melhorar a infraestrutura da região em parceria com instituições públicas

Capacitação

Capacitação em gestão para empresários e formação de mão de obra.

Assessoria de Imprensa Sebrae-MG: (31) 3379-9278/9276

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário